Michael Fannon venceu o 'Svensktoppen Nästa 2015' mas ficará de fora do 'Melodifestivalen 2016': os jurados entregaram a vaga na final nacional ao grupo Smajling Swedes, o que tem levantado muita contestação.
A cidade de Gotemburgo recebeu, esta tarde, a grande final do Svensktoppen Nästa 2015, evento organizado pela rádio sueca P4 e que opõem representantes dos 25 distritos do país. Depois de serem escolhidos internamente as oito melhores candidaturas, os escolhidos subiram ao palco do certame, instalado no parque de diversões Liseberg, estando a apresentação a cargo de Lasse Kronér e Carolina Norén. Fredrik Rönnkvst e Pernilla Andersson foram os convidados especiais, enquanto que o júri foi constituido por Maths Broborg, Carolina Norén, Christer Björkman, Kaj Kindvall, Kerstin Behrendtz e Rita Jersnquist.
Michael Fannon e o tema 'Kommer tid, kommer råd' venceram as duas rondas de votação e tornaram-se os vencedores da competição de rádio, enquanto que o segundo posto foi entregue a Jawone com o tema 'Främling'. No entanto, ao contrário dos últimos anos, o cantor não conquistou a vaga na final nacional sueca do próximo ano: o painel de jurados resolveu atribuir a vaga no Melodifestivalen 2016 ao grupo Smajling Swedes, desprezando a votação do público.
Louis Alfredsson, editor de Poplight, reagiu severamente à notícia: 'Eu entendo que Christer Björkman queira fazer os melhores programas de TV possíveis, mas esta era a única chance de o público escolher um cantor para o Melodifestivalen. Agora, a SVT fechou esta possibilidade! Ele começa a soar a uma pessoa rídicula'. Por outro lado, o cantor afasta-se da polémica: 'Não estou preocupado! Estou contente por ter vencido a competição e feliz por ter alguma esperança que a música singre nas paradas suecas. Eu gostava muito de ir ao MF, mas não é tarde ainda. Tenho planos de apresentar uns temas de minha autoria e espero um dia lá chegar'.
O Svensktoppen Nästa realiza-se desde 2008, sendo que o vencedor tem acesso à final nacional sueca desde 2012. Até ao momento, nenhum dos vencedores do certame conseguiu ultrapassar as semifinais do Melodifestivalen: em 2013, Terese Fredenwall com o tema 'Breaking the Silence' conquistou a 5.ª posição na 4.ª semifinal; em 2014, o grupo EKO com o tema 'Red' ficaram em 8.º (e último) lugar na 3.ª semifinal; em 2015, Kalle Johansson conquistou a 6.ª posição na semifinal com o tema 'För din skull'.
Aceda, de seguida, aos resultados do 'Svensktoppen Nästa 2015':
Sem Classificação:
Jens Sporron - Make a Mistake
Fonte:ESCPLUS/P4 / Imagem: sverigesradio / Vídeo: YOUTUBE
Que palhaçada... é mesmo à Björkman lol
ResponderEliminarAí este e o Jon devem de ser os the best friends forever... E foi por isso que a Suécia ganhou a Eurovisão em 2015 por culpa do júri... Muito triste, vindo do país que é... E vamos a ver se o ESC16 não vai ser como em 2013 que foi uma tristeza a nível de design, palco, etc... Já começou mal pela escolha da Arena.... Espero vir-me a supreender...
ResponderEliminarPior ESC que o de 2013, que eu acho que não foi assim tão mau, foi o deste ano. Que horror... deram tanto protagonismo à Conchita que tornou-se ridículo.
EliminarDesculpe mas tenho de concordar com o anónimo das 21:19, o ESC 2013 foi simplesmente horrível eu nem sei se aquilo pode sequer ser chamado de ESC
EliminarPrefiro mil vezes o esc de 2013 ao do 2015 que teve um palco horrível e um trabalho de camaras péssimo.
EliminarCONCORDO!!! O ESC 2013 foi o pior dos últimos anos!! O público parecia sardinha em lata!! Foi tudo péssimo!!
EliminarFalam da RTP que não faz nada e com toda a razão!! Mas mais vale do que andar aí em palhaçadas
ResponderEliminarChrister Bjoerkman tem um ego desproporcionado,julga ser o czar da euromusica na Suecia. Deixam-no fazer o que quer? Saudades da Suecia democratica,equitativa e anti-elitista.Depois da morte de Olof Palme nunca mais foi o pais que era,mas mesmo assim e melhor que muitos outros na UE.
ResponderEliminarConcorde-o-do! O bjorkman é muita controlador
Eliminarnao gosto nada desse bjoerkman , mas uma coisa digo e afirmo, este homem sabe o que faz, e com ele, a suecia ja conquistou 2 vitorias em 3 anos.
ResponderEliminarMesmo ja nao posso dizer da nossa carla bugalho.
Pra mim pouco me importa que o Christer Björkman seja controlador, boa ou má pessoa. A mim o que me interessa é o resultado do sei trabalho de produtor e chefe de delegação. E nesse ponto poucos o batem na Europa
ResponderEliminaro ganhador e muito bom mas imagino que tenha dado preferencia aos smajling swedes por serem de um gênero bastante diferente do que se ve no Melodifestivalen
ResponderEliminarFinalmente os países de Leste estão a ensinar alguma coisa aos Países do ocidente a serem corruptos a não respeitarem as votações e a levarem quem eles querem , então não façam concursos convidem diretamente pelo menos as pessoas não se sentem enganadas quanto a esse Christer será que a Suecia não tem mais ninguem já se torna aborrecido.
ResponderEliminar11:48 - Concordo contigo.A comparaçao que fazes com os paises de Leste e muito relevante. Alias o comportamento deste Bjoerkman e despotico,muito ao estilo dos pequenos ditadores e czares.
EliminarA principal questao e a de uma ou varias pessoas julgarem-se omnipotentes,de modo a desrespeitar resultados de uma votaçao,escolherem quem querem,e desse modo irem prejudicar alguem.Tal tipo de comportamento atinge os limites do patologico,a nivel de Ego insuflado e desrespeito pelos outros.
ResponderEliminar