A emissora estatal da Estónia ERR revelou as regras e os detalhes do Eesti Laul 2016, cuja grande final acontecerá a 5 de março.
Depois de ter início a recepção de candidaturas para a próxima edição do Eesti Laul, a emissora estatal da Estónia revelou, esta manhã, as regras e os detalhes da sua final nacional. A cadeia televisiva estará a receber temas até ao próximo dia 2 de novembro, pelas 15h, sendo que um júri profissional irá analisar todas as candidaturas e revelar os 20 escolhidos a 11 de dezembro. Todos os intervenientes na competição, letristas, compositores e intérpretes, terão de ter nacionalidade estónia e residir no país.
A competição, como nos anos anteriores, será composta por duas semifinais, a realizar a 13 e 20 de fevereiro, e por uma Grande Final marcada para 5 de março. Cada semifinal terá dez concorrentes, sendo que os cinco mais votados pela votação do júri e do televoto conquistarão o apuramento. Na Grande Final a votação será igual à das semifinais, sendo que os três candidatos mais votados pelo júri e pelo televoto serão submetidos a uma votação exclusivamente do público, onde o candidato mais votado será o representante do país no Festival da Eurovisão 2016.
A Estónia participa na competição desde 1994, tendo conquistado a vitória em 2001 e o terceiro lugar em 2002. Elina Born & Stig Rästa, com o tema 'Goodbye to Yesterday', representaram o país em Viena, tendo conquistado a 7.ª posição com 106 pontos, cuja prestação pode recordar de seguida:
e é isto... todos os anos a mesma coisa... sempre vemos todos os paises com finais nacionais a abrir candidaturas, a falar a data da final... enquanto que a RTP está de férias.
ResponderEliminarLá para inicio de fevereiro a rtp avisa que vai convidar a gentalha do costume e uma semana depois revela as datas...
isto irrita-me profundamente...
De acordo
EliminarA estonia esta a trabalhar bem. em 2015 foram um dos meus favoritos
ResponderEliminarA Estonia leva muito a serio a sua participaçao no ESC. Alem disso sao metodicos,de mentalidade rectilinea(ver a simplicidade das regras para o Euro Laul!) e pouco propensos a corrupçao e compadrios.E tem uma cultura musical,para mim,deliciosamente original e a puxar muito para o alternativo.
ResponderEliminar