No dia que antecede ao fecho das inscrições, a Eslovénia confirmou a sua participação em Estocolmo, enquanto que a emissora espanhola oficializou a entrega da inscrição junto da EBU.
A emissora estatal da Eslovénia, RTVSLO, confirmou, esta tarde, a participação na próxima edição do Eurovision Song Contest. Os problemas financeiros têm feito com que, ano após ano, haja grande especulação sobre a participação da Eslovénia no certame, sendo habitualmente um dos últimos países a confirmar a presença. No entanto, os últimos resultados no evento têm feito com que a emissora tenha mais facilidade na obtenção de patrocínios tendo, desde já, confirmado a pré-inscrição para o Festival da Eurovisão 2016.
Além disso, a emissora espanhola RTVE oficializou a sua participação em Estocolmo. Federico Llano, chefe de co-produções da TVE e da delegação espanhola na Eurovisão, entregou, hoje, a documentação necessária para a inscrição do país ao Supervisor Executivo do certame, Jon Ola Sand. Questionado pela imprensa sobre os planos para a próxima participação, Federico anunciou que a emissora começará a busca pelo representante espanhol em Estocolmo, sendo que nos próximos meses a cadeia pública irá desvendar o método de seleção do candidato e do tema, bem como todos os detalhes da próxima temporada.
Até ao momento, 30 países demonstraram interesse em participar na próxima edição do Festival da Eurovisão, sendo eles, Alemanha, Áustria, ARJ da Macedónia, Azerbaijão, Bielorrússia, Bélgica, Chipre, Dinamarca, Eslovénia, Espanha, Estónia, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Hungria, Irlanda, Islândia, Israel, Letónia, Lituânia, Malta, Noruega, Polónia, Reino Unido, República Checa, Suécia, Suíça, Turquia e Ucrânia. Os países deverão enviar as suas pré-candidaturas para a EBU/UER até amanhã, 15 de setembro, sendo que poderão desistir sem qualquer penalização até 10 de outubro.
A Eslovénia e a Espanha marcaram presença na Grande Final da última edição do Eurovision Song Contest: o duo Maraaya representou o país balcânico com o tema 'Here for You', conquistando a 14.ª posição; por outro lado, Edurne representou a Espanha com o tema 'Amanecer' não indo além do 21.º posto. Recorde, de seguida, as duas participações:
Entao e Portugal nao se decide?
ResponderEliminarNão estou nada confiante quanto à nossa confirmação... Rezamos para que sim!..
ResponderEliminar(c) o meu café já está gelado, só o bebo quando a RTP confirmar a presença no espétaculo eurovisivo...
ResponderEliminarSó quero que a RTP confirme. E se for um "Sim", só quero dizer que não vale a pena a RTP insistir na Língua Portuguesa, porque mesmo que se cante em Inglês vai ser sempre uma música "made in Portugal". Isso já é o suficiente para me deixar com orgulho e claro se a música em si e tudo em palco for perfeito, melhor!
ResponderEliminarComeço a achar que a RTP não gosta de Suecos :-?
ResponderEliminarJá estão 30. Agora o que falta mesmo é Portugal. Nem sei se vamos confirmar participação este ano. ;((
ResponderEliminarodeio a rtp, pior emissora da europa! é que nao faz nada bem! nada mesmo
ResponderEliminarSinceramente duvido que participemos em 2016....
ResponderEliminar