Uma das maiores festas eurovisivas da temporada vai ter lugar no país que não participa no Festival Eurovisão há 22 anos: o Luxemburgo.
O Luxemburgo tem um invejado histórico de 5 vitórias no Festival Eurovisão da Canção, contudo, a última vez que a sua televisão pública se fez representar no maior certame musical na Europa foi em 1993.
Essa ausência de 22 anos não fez apagar a chama da comunidade de fãs, que organiza anualmente uma das maiores festas eurovisivas do ano. A edição de 2015 da Eurovision Gala está agendada para 31 de outubro no Casino 2000 em Mondorf-les-Bains e tem já três artistas de peso confirmados: Ruslana, vencedora da Eurovisão 2004 pela Ucrânia, Gigliola Cinquetti, vencedora da Eurovisão 1964 pela Itália, e András Kállay Saunders, representante da Hungria na Eurovisão 2014.
Outros artistas serão anunciados em breve. Informações quanto à emissão de bilhetes podem ser encontradas neste link. As receitas terão uma componente solidária.
Em 2014, a Gala teve também um elenco de artistas de luxo, como os vencedores da Eurovisão em 1992, 2009 e 2012, respetivamente Linda Martin, Alexander Rybak e Loreen. Veja de seguida uma seleção dos vídeos das atuações:
Esta e outras notícias também no nosso Facebook e Twitter. Visite já!
Fonte: OGAE LUXEMBURGO / Imagem: GOOGLE / Vídeo: YOUTUBE
Excelente programa. Moro na Belgica, bem pertinho da fronteira com o Luxemburgo, e duas vezes foi a esta festa. Adorei. Este ano vou oytra vez. Ja tenho os tickets!
ResponderEliminarMário Saraiva
Em que regiao vives? No Lux ou no Burgo? :-)
EliminarEu moro em Wallonie, perto da fronteira com o Luxemburgo
EliminarMário Saraiva
Excelente programa
ResponderEliminarO Luxemburgo deveria regressar ao ESC porque foi o país que mais vedetas levou como:
ResponderEliminarLara Fabien , Nana Moukouri, Hugues Aufrey, France Gall, Michele Torr, Vicky Leandros (2 vezes) as Baccara, Jean Claude Pascal (2 vezes) Plastic Bertrand entre outros mas estes Já eram vedetas e continuam a ser exeto o J.C.Pascal que já não está entre nós ,não foi por acaso que ganhou 5 vezes . Apesar de conhecer bem o Luxemburgo tenho pena de não morar por aí para ir à GALA .
Esta gala é mais ou menos como o Eurovision Live Concerto que se faz cá e aquele da Espanha que a Suzy está convidada? Se não é igual, quais as diferenças?
ResponderEliminarSão festas diferentes, cada uma com a sua organização e o seu programa
EliminarNa sua estrutura e dimensao,eu tambem os acho bastante similares. Eventos deste tipo nunca sao demais. Para mim destes 3 agora anunciados so o Andras tem interesse.
EliminarSão muito diferentes, mas as duas festas são boas. Me parece que os artistas no Luxemburgo costumam ser menos, mas melhores (digo vencedores do ESC e assim). Estive em setubal ha dois anos e me parece pouca gente em comparação com a festa de cá do Luxemburgo que beneficia por estar perto da Alemanha, Belgica, da França. A maior parte da assistencia nem sequer era do Luxemburgo. O ano passado esteve a Ministra da Cultura. mas é muito bom haver muitas festas destas para que a Eurovisão seja falada e vista. tenho pena que o Luxemburgo não vá ao ESC, pode ser que vá em 2016
EliminarMário saraiva
Ah! No Luxemburgo participam tambem cantores amadores que participam num casting e ganha premios. O ano passado ganhou uma menina a cantar "Senhora do Mar". Outra coisa boa é que parte do dinheiro da bilheteira reverte para associações de caridade
EliminarMário Saraiva
RG13:49
Eliminar"(...)Para mim destes 3 agora anunciados so o Andras tem interesse"
não seria de esperar outra coisa, vindo de você....
11:34 - Como assim? Como e que voce sabia que eu nunca suportei o ar de freira arrependida de Gigliola,nem o estilo pseudo-selvagem de Ruslana? Como mulher/cidada aprecio muito Ruslana ,como artista nem por isso. Voce e bwe de inteligente!!!
EliminarO Luxemburgo,bem como o Monaco e Andorra fazem falta no ESC,tanto por razoes musico-culturais como tambem para equilibrar os pratos da balança entre Leste/Oeste e Norte/Sul.
ResponderEliminarconcordo...
EliminarAdoraria ver a Ruslana ao vivo. É bastante inspiradora para mim. Acredito que se viesse a Portugal a comunidade imensa ucraniana iria querer tb ve-la
ResponderEliminar