Em entrevista ao ESCPORTUGAL, Gonçalo Tavares falou das últimas participações no Festival da Canção, do seu papel de júri do Festival da Eurovisão e do futuro: 'Não estou a fazer planos para um regresso ao Festival da Canção'.
Membro da banda de José Cid, Gonçalo Tavares, participante da última edição do Festival da Canção, esteve à conversa com o ESCPORTUGAL, após o concerto em Nisa (AQUI). Questionado sobre qual a participação no certame nacional que guarda com mais sentimento, Gonçalo respondeu que 'guardo todas com muito carinho', realçando que o tema que levou em 2010, 'Rios', interpretado ao vivo nesse concerto, 'é uma grande canção e provoca grandes reações no público presente, como o ESCPORTUGAL teve oportunidade de assistir'. Sobre 'Tu Tens uma mágica', o cantor avança que 'a música foi incompreendida porque estávamos a tocar com uma banda ao vivo, que não conseguiu refletir o que a música era', reiterando que é 'também uma grande canção'.
'Grandes amigos e uma enorme aprendizagem' foram, segundo o músico, os melhores prémios que ganhou na competição.
'Grandes amigos e uma enorme aprendizagem' foram, segundo o músico, os melhores prémios que ganhou na competição.
Posteriormente, Gonçalo Tavares foi convidado pela RTP para integrar o painel de jurados da emissora no Festival da Eurovisão 2015 que, segundo o próprio, 'foi uma grande experiência', orgulhando-se que 'se forem ver as votações, eu fui o único que acertei no resultado final'. No entanto, avança que a tarefa não foi nada fácil: 'Para ser júri da Eurovisão só é preciso ser músico, pois o critério é bastante elevado. Não podes ser um ouvinte normal: tens de analisar várias coisas e apenas um músico o consegue fazer dessa forma'.
Os próximos meses serão de árduo trabalho para o cantor que lançará um novo álbum: 'Em outubro/novembro o álbum estará cá fora e terá algumas músicas novas. «Só me lembro de ti» fará parte do álbum, pois é uma música maravilhosa que toda a gente canta, devido à sua presença na novela Jardins Proibidos. O que posso mesmo garantir é que é um grande álbum e estará cá fora este ano'.
Sobre uma nova participação no Festival da Canção, o cantor respondeu prontamente: 'Não sei... não sei se fica bem aparecer novamente'. No entanto, garante que 'tenho uma grande balada, estrondosa mesmo, apenas voz e piano, o que é muito arriscado' e que 'quando chegar a altura logo se vê, mas não estou a fazer planos a esse nível'.
Fonte/Imagem/Video: ESCPortugal
Concordo! A versão estúdio é muito melhor do que o se ouviu no direto!
ResponderEliminarA banda "deu cabo" da maioria das canções, porque na realidade tinha pouquissimos instrumentos e o tempo de ensaios deve ter sido diminuto
ResponderEliminarum senhor que meteu a italia em 14 na sua votaçao na eurovisao, diz ser musico?
ResponderEliminarEpá, deixem-se de tretas. A música italiana é um ENORME cliché de estereótipos italianos e totalmente comercial no mau sentido, já para não dizer antiquada. Acho que colocá-la em 14º foi até generoso demais.
Eliminarera musica antiquada, mas ficou em primeiro no televoto, com grande diferença de votos, enquanto que o mans ficou em 3 , com uma musica que dizem ser moderna.
EliminarA música italiana era antiquada? DISCORDO!! O amor nunca é antiquado
EliminarConcordo com a parte em que afirma que só músicos devem fazer parte do júri do ESC. Se há televoto através do publico e um júri especializado, este deve apenas ser constituído por músicos. Não concordo quando alguns dizem que os júris deviam conter fãs do ESC e membros das OGAEs
ResponderEliminarA música foi incompreendida e... antiquada!
ResponderEliminar"Vamos gritar até ficar afónicos"... "canta" ele... Ele que está quase lá... Pois onde está a voz dele?... Tss tss... Esta entrevista deixou-me a impressão de que é um pouco convencido. Mas ao menos não é antipático. Gosto do sorriso dele mas o sorriso não canta.
ResponderEliminarExcelente cantor e músico. A banda estragou-lhe a canção
ResponderEliminarbanda estragou as atuaçoes de todos, nao foi só a dele.
ResponderEliminaruma pessoa que mete a italia em 14 na votaçao do juri, diz-se musico? graças a deus que a votaçao dele nao impediu de Portugal dar 12 pontos aos il volo <3
ResponderEliminarAinda bem. Os Il Volo deviam estar em 25º
Eliminarganha juizo! a italia tinha a melhor musica a concurso, enfim haters.
EliminarSim,a musica de Gonçalo Tavares no FC 2015 foi incompreendida, so assim se explica,que tenha sido uma das finalistas. 8-)
ResponderEliminarClaro que foi incompreendida! Afinal de contas ninguém tem uma mágica
EliminarItalia devia ter ficado em 25?
ResponderEliminarLOL?
mas esta gente tem ouvidos?
Não concordo que se tenha de ser músico para fazer parte de um júri eurovisivo, essencialmente é preciso ter bom ouvido. Eu não me considero duro de ouvido e praticamente todos os anos a canção vencedora integra o meu top 10. Nas últimas 4 edições, a vencedora de 2012, Suécia, estava em 4º, a de 2013, Dinamarca, em 1º, a de 2014, Áustria, em 2º e este ano os 4 primeiros estavam todos no meu top 10, sendo o vencedor, Suécia outra vez, o 3º da lista. Isto quer dizer que não sendo músico não envergonharia quem me escolhesse para fazer parte de um júri para este festival da treta.
ResponderEliminarDanny SENIOR - Concordo,para se ser parte de um juri eurovisivo nao deveria ser condiçao necessaria estar-se ligado ao meio musical.Mas segundo o que conheço do regulamento,existe essa clausula.Deveria escolher-se pessoas de areas musicais e idades diversas,o que nao acontece(parece-me) na RTP.
EliminarO regulamento do esc refere que tem de estar ligado a música, nao necessariamente ser musico. (letrista, cantor musico jornalista radialista etc). O publico em geral vota através do televoto. E esta muito bem
EliminarO júri chama se júri especializado.
EliminarDanny SENIOR - Um dos aspectos possiveis,derivado de os jurados estarem ligados ao meio musical,e a possibilidade de suborno,compra e troca de votos etc. entre jurados de determinados paises,visto ate alguns deles conhecerem-se pessoalmente e/ou estarem entre si ligados a editoras.
Eliminar16:10 - Em certas linguas,traduzindo "a letra", denomina-se"juri profissional",estando subentendido,que se trata da area profissional musical,em qualquer das suas multiplas vertentes.
Eliminarse fosse pessoas que entendessem minimamente de musica, nao tinham dado a vitoria a um plagio descarado, e posto a italia em sexto lugar, com aquela maravilha.
ResponderEliminar