A 16.ª marcha do orgulho lésbico, gay, bissexual e transgénero de Lisboa vai acontecer este sábado, 20 de junho, a partir das 17 horas. Como tem sido tradição nos últimos anos, a manifestação inicia-se junto ao Jardim do Príncipe Real, percorre as ruas do Chiado e terminará na zona do Rossio.
Diversas figuras públicas unem-se num vídeo, muitas das quais ligadas ao Festival da Canção e Eurovisão como Rita Ribeiro (FC1974/1984), Fernando Martins (produtor ESC2010/2015), Alexandra Valentim (coros FC2007/2008) e Paulo Jesus (coreógrafo ESC2008).
Veja o vídeo:
O manifesto da marcha do Orgulho LGBT de Lisboa 2015 recusa “o silenciamento da violência e a violência do silêncio” que afeta as pessoas LGBT. Os coletivos e associações que compõem esta edição da marcha alertam para o crescente número de “registos de crimes de ódio cometidos contra nós, por causa da orientação sexual, identidade e expressão de género. Embora haja cada vez mais denúncias, há também ainda demasiados silêncios: às vezes calamo-nos por sentirmos que vivemos em isolamento ou por medo da discriminação. Outras vezes calam-nos. Aumentam também os registos de suicídios nas nossas comunidades, mas sabemos que também aqui os silêncios imperam. É preciso não só prevenir e combater, mas também apoiar as pessoas que sobrevivem e que continuam a lutar.” pode ler-se no manifesto. O mesmo texto alerta também para o bullying homofóbico, lesbofóbico, bifóbico e transfóbico e para as formas de o combater: educação sexual, educação para a cidadania e a formação.
O direito à saúde das pessoas trans também será reivindicado a 20 de junho: A falta de “acesso a cuidados de saúde competentes” e “ausência de resposta actual no SNS” faz com que os 26 organismos que integram esta marcha exijam do Estado “urgentes soluções alternativas, gratuitas e de qualidade para todas as pessoas trans que aguardam cirurgia”.
Esta e outras informações também no nosso Facebook. Visite já!
Fonte e Imagem: ILGA PORTUGAL ; Vídeo: YOUTUBE
Bonito gesto, bonita mensagem
ResponderEliminarLindo (h)
ResponderEliminarViva o orgulho gay/bisexual/lesbiano e travesti. Juntos vamos vencer a má sociedade!
Eliminar