Slider

Noruega: Bispo de Oslo e NRK reagem ao novo single de Tooji

O novo single de Tooji está a causar grande polémica na Noruega: o bispo de Oslo afirma que as cenas do videoclip não correspondem às descritas no projeto e a emissora NRK retirou o convite para o cantor apresentar a próxima edição do Melodi Grand Prix Junior.


Lançado há dois dias, o novo single de Tooji, Father, está a causar grande polémica na Noruega. O videoclip do tema tem chocado muitas parcelas da sociedade norueguesa devido a uma cena íntima entre dois homens na frente de um altar de uma igreja, contando com mais de 300 mil visualizações no Youtube.

Através de um comunicado no site oficial da Diocese de Oslo (AQUI), o Bispo mostrou a sua indignação com as imagens gravadas na nave da Igreja de Frogner, independentemente do sexo dos intervenientes: 'Algumas cenas presentes no videoclip, não correspondem às descritas no projeto que deu entrada para a cedência da Igreja de Frogner para as gravações. A nave da igreja nunca deve ser utilizada como pano de fundo para cenas sexuais numa produção comercial. Uma cena semelhante entre um homem e uma mulher seria igualmente inaceitável' escreveu o assessor de imprensa do Bispo de Oslo.

Também a emissora estatal norueguesa NRK reagiu ao polémico vídeo. Depois de apresentar as últimas três edições do Melodi Grand Prix Junior, o cantor foi afastado da apresentação da edição deste ano, na passada segunda-feira, apesar de já ter iniciado as gravações. Charlo Halvorsen, representante do departamento de Entretenimento da NRK, confirmou a notícia, afirmando que 'Tooji decidiu prosseguir a sua carreira musical e infelizmente não será o apresentador do MGPJ. Mas temos toda consideração por ele e desejamos-lhe muita sorte', mas avançando que a decisão estava tomada há algumas semanas. O cantor já reagiu às declarações, afirmando que 'o anulamento do contrato foi feita de forma bastante indelicada' e revelando que um dos responsáveis pela competição justificou a mudança pois 'o meu mais recente vídeo não era compatível com o programa'. Lembramos que o cantor ocupou a vaga deixada por Vegard Olsen na apresentação do MGPJ, quando este foi demitido da apresentação por ter organizado uma festa de 'teor sexual'.

Entretanto, o cantor revelou um vídeo onde descreve as razões que o levaram à gravação do videoclip, que poderá encontrar também de seguida:





Tooji representou a Noruega no Eurovision Song Contest 2012, em Baku, com o tema Stay. O cantor terminou na 26.ª (e última) posição com apenas 7 pontos, cuja prestação pode recordar seguidamente:



Esta e outras informações também no nosso Facebook. Visite já!
Fonte: wiwiblogs/bd.kirken/VG / Imagem: Tooji
56
( Hide )
  1. Anónimo21:14

    Uma pergunta (eu não sou contra os homosexuais) mas eles estavam a fazer sexo??? que videoclip, tenho que afirmar que gosto da música...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo07:45

      Claro que não estavam a fazer sexo.
      É um videoclipe, foi tudo simulado.
      Também eu gosto da música

      Eliminar
  2. É incrível: tudo se faz, hoje em dia, para "andar nas bocas do mundo" e ganhar o tão desejado protagonismo. Não se respeita nada nem ninguém - com a bandeira dos direitos humanos bem arvorada, dizem-se e fazem-se as mais completas barbaridades... quando não se tem talento, há que recorrer a outros subterfúgios para ganhar notoriedade!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nuno,isto nada tem a ver com direitos humanos.Seria o mesmo se fosse um homem e uma mulher a praticar sexo no altar duma igreja!!! Ha coisas ,que nao sao para practicar num templo - estou a lembrar-me das Pussy Riot ha uns anos na Russia. Tambem inaceitavel.

      Eliminar
    2. Bobby22:21

      Não sejas mal-educado. O Tooji pode ser excêntrico, mas é muito talentoso e perfeccionista.

      Eliminar
    3. Bobby- Concordo totalmente contigo.Alem disso e fantastico em imitaçoes.Ah e tambem como homem e muito...hauuutsch!!!huuuh...giro!(haveria mil e uma palavras mais,mas fiquemos por aqui)

      Eliminar
    4. RG, o Tooji é que avançou com os direitos humanos para justificar o videoclip de extremo mau-gosto... Para mim, é fundamental respeitar os outros, não ofendendo de forma gratuita; só assim, poderemos ser respeitados. Estou contigo quanto ao CharlieHebdo - a liberdade de expressão jamais poderá ser sinónimo de ofensa gratuita...

      Eliminar
    5. Bobby, lamento que tenha passado essa imagem de mal-educado. Contudo, considero que mal-educado foi o Tooji ao fazer (e do modo) o que fez.

      Eliminar
    6. Nuno, Tens razao.Eu nao tinha visto o video em que ele explica o porque deste trabalho.Arvorou a bandeira dos direitos de cidadania e humanos.Comparo muito Tooji em 2015 a Madonna ha 20 anos (mais ou menos) atras.Creio que vemos este caso dum angulo bastante similar.

      Eliminar
    7. Sim, sem dúvida, RG; aqui estamos em sintonia.

      Eliminar
  3. Ja tinha visto este video-clip e considero INACEITAVEL que se faça, ou simule-se fazer, sexo dentro duma igreja,ou qualquer outro templo de toda e qualquer confissao.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bobby22:02

      Tu nunca fizeste? :))

      Eliminar
    2. Nao,nunca fiz.

      Eliminar
    3. Anónimo22:41

      RG, se a arte não se pode exprimir desta forma numa igreja então também é inaceitável que a religião se exprima fora das paredes dos seus templos. Não se pode dizer que a religião pode existir em todo o lado e depois impedir a sociedade de se exprimir artisticamente utilizando como pano de fundo os templos religiosos. A mim isso parece-me beatice e intolerância.

      TACV

      Eliminar
    4. TACV, beato nao posso ser,porque nem me considero cristao,alias nao pertenço a nenhuma religiao,mas creio na Divindade em multiplas formas.Nao se trata de intolerancia,trata-se de respeito pelo proximo.Sem ofensa,o que escreveste soa-me a demagogia artesanal.Para que nao haja duvidas: Sou gay.

      Eliminar
    5. Anónimo01:36

      RG, eu entendo perfeitamente a tua posição, mas o meu comentário queria apenas ilustrar como o teu argumento é perigoso e leva à intolerância. O argumento "por respeito" não tem qualquer validade. Esse é exactamente o argumento utilizado pelos fundamentalistas muçulmanos relativamente à sociedade ocidental e à sua arte.

      A nossa sociedade preza-se pela sua liberdade de expressão, e desde que dentro dos parâmetros da lei, a arte deve-se exprimir livremente.

      Existe por lei a separação entre estado e igreja, e a liberdade de expressão de um estado (e seus cidadãos) está a cima de qualquer religião. Simular sexo entre dois homens para um vídeo de música numa igreja não é ilegal nem imoral. Só o é pela lei religiosa que defende que o sexo e a homossexualidade são actos vergonhosos.

      Eu não compactuo com essa visão, que vai contra os princípios de liberdade. O sexo e a homossexualidade são expressões humanas naturais e saudáveis. Achar que expressar artisticamente o acto sexual entre dois homens como "falta de respeito" é sublinhar que tais actos são perversos e decadentes.

      O problema subjacente aqui é o facto da estação de televisão e tantos outros cidadãos se revoltarem e cortarem "laços" com um artista porque artisticamente expressou uma mensagem de igualdade de direitos na identidade sexual. Isto é colocar a lei religiosa sobre a lei de estado ... e eu estarei sempre do lado da liberdade. A beatice resume-se a mente tacanha e intolerante e isso não cabe na sociedade que eu defendo.

      TACV

      Eliminar
    6. TACV,Eu compreendo o que queres dizer,mas nao penso da mesma maneira que tu,tenho uma visao diferente do respeito pelo proximo e pelo sagrado.Alias aquando do caso Charlie,eu fui e sou daqueles que disseram"je ne suis pas Charlie".Liberdade sem limites e respeito pelo proximo,para mim e anarquia.

      Eliminar
    7. TACV,continuo a gostar de Tooji como artista e como homem.Este video nao veio alterar em nada a minha atitude em relaçao a Tooji.Creio que Tooji olhou 20 anos para tras e viu o exemplo de Madonna.Motivo: DINHEIRO.Compreendo a atitude da igreja e da NRK.

      Eliminar
    8. Nao tenho a certeza se ainda e assim,mas ainda ha poucos anos a Igreja (Evangelista Luterana) e o Estado nao estavam separados entre si na Noruega,portanto a lei religiosa estava equiparada a restante legislaçao.Havia a chamada Igreja oficial da Noruega,tal como ainda existe por ex.na Finlandia.

      Eliminar
    9. TACV, em resultado duma pesquisa rapidissima,posso assegurar-te que na Noruega a Igreja Evangelista Luterana e o Estado Noruegues continuam ligados entre si,portanto a Igreja na Noruega tem uma posiçao diferente da que tem por ex.em Portugal ou França.Acho bem?Nao,acho mal.

      Eliminar
    10. TACV, e desde quando é que a lei religiosa defende que o sexo é um acto vergonhoso?... Sou protestante/evangélico e o sexo é encarado com naturalidade na vivência de um casal (não somente para procriação mas como expressão de amor e fonte de prazer)

      Eliminar
    11. Anónimo08:33

      NUNO, depende de que religião estamos a falar. Todas as religiões criaram normativos à volta da sexualidade, uns mais liberais e outros mais conservadores.

      O meu comentário referiu que se uma igreja ou pessoa considera que simular artisticamente sexo numa igreja é ofensivo, é porque considera o acto sexual como algo sujo e vergonhoso. Se assim não fosse não o consideraria ofensivo.

      Considerar um acto natural e de expressão de amor como ofensivo é porque essa pessoa ou instituição seguem crenças onde colocam o sexo como algo perverso.

      Se o problema não foi o simular sexo, mas sim simular sexo entre dois homens, o argumento é o mesmo: igreja segue um normativo onde considera imoral um acto natural e saudável.

      TACV

      TACV

      Eliminar
    12. TACV, creio que a reacçao tanto do bispo de Oslo como da NRK teriam sido identicas caso se tratasse de de uma cena de sexo/simulacro de sexo hetero.

      Eliminar
    13. TACV,nem todas as religioes tomaram posiçao normativa em relaçao ao sexo.O budismo nao expressa normas de conduta sexual.A normatividade sexual tem sido uma caracteristica base,essencialmente das religioes nascidas no medio-oriente: Judaismo,Cristianismo,Islao.

      Eliminar
    14. RG, o budismo não é uma religião.

      Eliminar
    15. Olhar Profano - Entao elucide-me e diga-me o que e o budismo,ou melhor diga-me porque e que nao e religiao,mas tem templos!?!?

      Eliminar
    16. Corrijo meu comentario das 15:25. O Budismo contem algumas normas de conduta sexual,se bem que pelo menos algumas sejam mais derivadas de habitos locais.

      Eliminar
    17. Porque religião por definição é o culto prestado a uma ou mais divindades, ou seja, religião está associada ao teísmo.

      O Budismo não é teísta, é uma doutrina religiosa e não uma religião. O Budismo não venera nem segue nenhum Deus, no fundo é um conjunto de ensinamentos de auto realização.

      Os Budistas podem incorporar nas suas filosofias, estilos de vida religiosos associados a religiões distintas como o Hinduísmo ou mesmo o Cristianismo, ou seja, uma pessoa pode perfeitamente acreditar no Deus da tradição judaico-cristã e ser budista. Muitas pessoas definem-se como Cristãs-Budistas porque incorporar a filosofia de vida budista não invalida a crença de alguém num determinado Deus.

      Eliminar
    18. Olhar Profano - Budismo encontra-se definidi como sendo uma religiao NAO-TEISTA,bem como um sistema etico e filosofico.Chega-se ao ponto fulcral:Pode uma religiao ser NAO-TEISTA?Na practica nos templos budistas presta-se culto de cariz nitidamente religioso,frente a estatuas de Budha.Certo?

      Eliminar
    19. É definida como uma religião não teísta por quem? Isso não faz qualquer sentido porque basta ir a um dicionário de língua Portuguesa para ver que religião é definida como a crença e o culto a uma ou mais divindades. Assim, religião é sempre teísta.

      O Budismo não é fé, crenças ou cultos por divindades, logo não é uma religião. Neste caso, podemos utilizar a palavra religião apenas no seu sentido figurado, no mesmo sentido como alguém que diz que futebol é religião.

      O Budismo será mais corretamente definido como sendo uma doutrina, assim como o Ateísmo é uma doutrina, o Panteísmo é uma doutrina ou o Agnosticismo é uma doutrina.

      Eliminar
    20. Olhar Profano - Na Wikipedia e em mais 2 sites,cujo nome nao fixei.Fui,pelo sim pelo nao,verificar.Como queiras; contudo basta entrar num templo budista em Bangkok ou Rangoon para ver que a maneira como o culto e executado,tem a ver com religiao.Mas,como queiras!..

      Eliminar
  4. Bobby22:04

    Posso fazer uma pergunta?

    Se neste videoclip houvesse uma cena de agressão a um gay (ou a um casal gay), o Bispo de Oslo também mostraria a sua indignação?

    ResponderEliminar
  5. Anónimo22:31

    Se a igreja invade o espaço social fora das paredes dos seus templos, então a sociedade também pode exprimir-se no interior dos templos religiosos. A expressão sexual não é um desrespeito perante o divino ... não posso entender como algo tão humano e tão natural possa ser considerado um desrespeito.

    Já vi muitos filmes onde pessoas são assassinadas dentro de templos religiosos e nunca ninguém se choca com isso. A expressão física de quem se ama já choca! O sexo ainda é tabu para muitas pessoas infelizmente.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A mim a morte por mao alheia,excepto em legitima defesa,choca-me sempre,seja onde for.Nao aceito pena de morte em circunstancia alguma. Sexo e amor sao 2 conceitos distinctos- para um nao e necessario o outro,mas juntos sao do melhor que ha.Nao acho ser necessario praticar-se sexo no altar dum templo.Ha mais sitios para o fazer.

      Eliminar
    2. Bobby08:49

      Então não há? O parque de estacionamento! :)

      Eliminar
    3. Bobby-De preferencia em casa dentro de 4 paredes.A janela pode estar aberta desde que se resida pelo menos num 2º andar,os cortinados podem estar arredados para os lados.Em meio rural: Em cima do telhado numa noite de Verao! :-)

      Eliminar
  6. Anónimo22:43

    É um bocado ofensivo, e não digo por serem gays mas por estarem a fazer aquilo numa igreja... esta gente põe-se a jeito e depois lixa-se

    ResponderEliminar
  7. Anónimo22:43

    Abençoados Bispo e NRK! O bom senso levanta a questão sobre se a falta de aulas de civismo e de cidadania desde a infância não é a causa da deformação mental de certos indivíduos com falta de auto-estima. O cantor-bicha precisa de ir a uma psiquiatra... para umas conversinhas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. 22:43- Nao creio q Tooji necessite psicoterapia.Ele sabe q o q fez iria dar q falar e esse era exactamente o seu objectivo.Ele agora ira tentar converter isso em dinheiro.Portanto ele esta no seu perfeito juizo e mais nao e q um de muitos q nao olham a meios para chegar a um fim: DINHEIRO.

      Eliminar
    2. Admiro a "coragem" de Tooji,sendo ele de origem iraniana.Os chamados crimes de honra nas comunidades iranianas,turcas,curdas na Europa,Escandinavia incluida,nao sao raros.Ele sabe ao que se arriscou e mesmo assim fe-lo.Boa sorte ,Tooji!

      Eliminar
    3. Bobby08:53

      22:43 - já cá faltavam estes pseudo-machos-latinos a apregoar o heterossexismo. E ainda usam o argumento da suposta falta de auto-estima dos outros, é preciso cobardia!

      Enfim, uma seca!

      Eliminar
    4. Anónimo20:48

      @ anónimo das 8:53 - São os psiquiatras que consideram que a necessidade de "like" nas fotos constantes das redes sociais são expressão de falta de auto-estima. As cenas deste cantor são do mesmo gabarito e os comentários por aqui vão na mesma direcção. Não me queixo se a capacidade de estabelecer ligações intelectuais for uma prova de inteligência...

      Eliminar
    5. Bobby21:55

      Menin@ das 20:48, em primeiro eu de anónimo não tenho nada.

      Em segundo, o teu comentário foi tão intelectualoidezeco que nem tu próprio o deves ter percebido.

      Enfim, fala-se de homossexualidade e as beatice começa.

      Moral da história: fazer bom sexo incomoda muita gente! :))

      Eliminar
  8. Anónimo08:46

    Ele usou este vídeo para se assumir... mas todo o mundo já não sabia que ele era gay? A voz dele nunca me soou bem e neste videoclip então... ele que arranje outra coisa para fazer...

    ResponderEliminar
  9. Anónimo13:28

    A musica e fixe

    ResponderEliminar
  10. Se confirmar-se o que o bispo de Oslo afirma(que parte das cenas filmadas na igreja nao correspondem ao projecto cedido para uso da igreja no clip),isso e bastante grave e trata-se de um caso de fraude e de grande desonestidade por parte de Tooji e da sua equipa.Acredito mais na palavra do bispo.

    ResponderEliminar
  11. Anónimo17:40

    Já estou farto destes artistas usarem a sua orientação sexual em deterimento da sua qualidade vocal e musical, então no ESC .... já enjoa, Ó pá a gente já sabe que em estúdio é esse circo e no palco desafinanços pegados Não há necessidade!!

    ResponderEliminar
  12. Anónimo18:30

    Por vezes a única forma de chamar atenção para alguma causa mais sensível .. obriga a provocação ... só assim temos reacções .. boas e más ... mas temos o debate lançado e não a indiferença ao assunto ... e esse sim era o maior objetivo do Tooji.
    Por muito errado, ofensivo e desadequado que seja simular sexo no altar de uma igreja .. a abordagem de seguir esse caminho punitivo no video... foi o necessário para falar da hipocrisia religiosa e moralista face à sexualidade humana ... algo também inaceitável. Agora cada um reaja como bem entender ... mas ao reagir está a falar do assunto e não a fingir que não existe.

    ResponderEliminar
  13. Anónimo21:52

    Que horrror. detesto gajos efeminados

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu detesto caracois,polvo,carneiro,arroz de cabidela,intolerancia,despotismo, etc...Tanto os efeminados como as machonas bombeiras e camionistas TIR tem direito a ser e a viver como sao sem serem discriminados ou alvo de manifestaçoes de "horror"ou de desgosto.Somos todos seres humanos,certo?

      Eliminar
    2. Bobby23:04

      E eu detesto comentários anónimos. :))

      Eliminar
  14. Isto é o que se chama tentar aproveitar a boa onda do Conchita. Quando este acabar por se meter dentro da concha de onde nunca devia ter saído tudo melhora outra vez em matéria de relações humanas dentro dos parâmetros normais.Este vídeo é tão nojento que nem consegui vê-lo até ao fim. Isto é matar a religião e mais propriamente a religião católica.Fiquei atónito quando este intragável foi apurado para a final de 2012, sem ter voz, sem ter uma cantiga minimamente decente.Não querendo ferir susceptibilidades esta é a minha opinião muito própria e sentida.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nao,isto nao mata nenhuma religiao,nem a crista,nem a catolica,nem a evangelista luterana (atençao! Estamos na Noruega! O catolicismo la e uma religiao minoritaria!). Pessoalmente, penso mais em termos de fe e credo vindos da alma e do coraçao de cada um/a,do que em termos de religiao formalizada.

      Eliminar
    2. Bobby23:06

      Estes pseudo-heterossexuais acham-se os maiores. Uma seca!

      Eliminar
    3. Bobby23:07

      Estes pseudo-heterossexuais acham-se os maiores. Uma seca!

      Eliminar
    4. Bobby23:07

      Estes homofóbicos acham-se os maiores. Uma seca!

      Eliminar

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.