A 13.ª edição do Junior Eurovision Song Contest acontecerá a 21 de novembro em Sófia, na Bulgária, tendo a confirmação de dez países. Conheça os países que já anunciaram que não participarão na competição infantil e aqueles que ainda estão indecisos.
Albânia, Arménia, Bielorrússia, Bulgária, Eslovénia, Geórgia, Holanda, Irlanda, Malta e Suécia são os dez países já confirmados no Junior Eurovision Song Contest 2015 que acontecerá a 21 de novembro em Sófia. Apesar de 36 países já terem participado na competição e mais duas dezenas estarem aptos para o fazerem, as últimas edições da competição têm sido marcadas pelo reduzido número de participantes (exceptuando a edição de 2014 que contou com 16 participantes, o maior número desde 2007). Conheça, seguidamente, os países que já anunciaram que não farão parte do alinhamento do Junior Eurovision Song Contest 2015:
Andorra
Citando problemas financeiros, a emissora de Andorra RTVA continuará fora das competições eurovisivas.
Áustria
Durante o mesmo de janeiro, a emissora austríaca ORF revelou que não estava nos seus planos a entrada no Junior Eurovision Song Contest.
Islândia
A emissora RÙV revelou que não está a pensar estrear-se na próxima edição do Junior Eurovision Song Contest.
Letónia
Gunga Sloga, representante da emissora LTV, revelou que o país não se fará representar no Junior Eurovision Song Contest 2015. Participante em 5 edições (03,04,05,10,11), o país ficou por duas ocasiões na última posição (2004 e 2011), sendo que o melhor resultado foi alcançado na estreia da competição - Dzintars Cica e 'Tu esi vasara' conquistaram a 9.ª posição com 37 pontos.
Lituânia
Audrius Girzadas, representante da LRT, avançou que não há planos para um regresso à competição infantil por parte da emissora lituana. A Lituânia participou em 4 edições (07,08,10,11), tendo conquistado a terceira posição em 2008, quando representada por Eglé Jurgaityté e 'Laiminga diena'.
Lituânia
Audrius Girzadas, representante da LRT, avançou que não há planos para um regresso à competição infantil por parte da emissora lituana. A Lituânia participou em 4 edições (07,08,10,11), tendo conquistado a terceira posição em 2008, quando representada por Eglé Jurgaityté e 'Laiminga diena'.
Reino Unido
A emissora britânica ITV anunciou, em março, que não regressará ao Junior Eurovision Song Contest. O país participou nas três primeiras edições (2003-2005), tendo conquistado o melhor resultado em 2004, quando Cory Spedding e o tema 'The Best is Yet to Come' alcançou a 2.ª posição com 140 pontos.
República Checa
Apesar do regresso ao ESC, a emissora checa CT anunciou que não participariam na competição infantil.
Roménia
Através de uma nota de imprensa, a emissora TVR avançou não ter qualquer interesse na participação no concurso nos últimos anos, sendo muito improvável a sua participação em 2015. Participante de 2003 a 2009, a Roménia sediou a competição em 2006. O melhor resultado foi alcançado em 2004 quando Noni Razvan Ene e o tema 'Iti Multumesc' conquistaram a 4.ª posição.
Suíça
A emissora do cantão italiano da Suíça, RSI, anunciou que não regressará ao evento infantil. O país apenas se fez representar na edição de 2004, tendo conquistado a 16.ª posição com 4 pontos, sendo representada por Demis Mirarchi e 'Birichino'. A emissora ainda confirmou a participação em 2005, mas devido a problemas financeiros e depois das recusas de parcerias por parte das outras emissoras do país, acabou por se retirar da competição.
Ainda há quem não tenha a decisão final tomada!
Por outro lado, alguns países ainda estão indecisos sobre a sua participação e poderão ainda marcar presença no Junior Eurovision Song Contest 2015:
Alemanha
A possível estreia da Alemanha no Junior Eurovision Song Contest 2015 tem dado muito que falar nas últimas semanas. Depois de ter demonstrado interesse nas últimas edições, enviando uma comitiva para observar o evento (e, segundo rumores, ter feito a inscrição para a participar, mas tendo-a retirado antes da data limite), a emissora alemã NDR descartou a possibilidade de competir este ano. No entanto, dias seguintes, um comunicado revelou que a emissora ainda não tomou nenhuma decisão. Por outro lado, a emissora ZDF, que está apta para participar no certame em caso do declínio da NDR, ainda não teceu qualquer comentário.
Espanha
Com o registo da marca Eurovisión Junior, a emissora estatal espanhola RTVE poderá estar a preparar o seu regresso ao Junior Eurovision Song Contest, dez anos depois da última participação. A RTVE participou na competição infantil em 4 edições (2003-2006), sendo que na última participação, Javier Pons, diretor da TVE na altura, decidiu retirar-se da competição por esta 'fomentar estereótipos que não compartilhamos' e por considerar que com esse tipo de formatos era fácil 'cruzar caminhos perigoso'. Em agosto de 2014, Vladislav Yakovlev, Supervisor Executivo do JESC, confirmou as negociações com algumas emissoras privadas espanholas para o regresso de Espanha à competição, depois da recusa da RTVÉ.
Grécia
Depois de ter sido substituída pela NERIT em 2013, a emissora ERT foi reestabelecida como emissora nacional grega, tendo readquirido os direitos de membro da EBU/UER. Um dos responsáveis pelas participações nos eventos eurovisivos revelou que a emissora está 'disposta a examinar propostas' para um possível regresso à competição. A Grécia participou entre 2003 e 2008, sendo que o melhor resultado foi alcançado em 2005 quando Alexandros & Kalli conquistaram a sexta posição com 'Tora einai i seira mas'.
Itália
Desde a vitória de Vincenzo Cantiello que a emissora italiana RAI não se pronuncia sobre o Junior Eurovision Song Contest, não tendo feito qualquer comunicado sobre a recusa em sediar a competição. Deste modo, muitos são os media que apontam para uma possível retirada italiana após uma única participação (e vitória).
Sérvia
No início do mês de maio, o portal oficial da emissora estatal da Sérvia anunciou que a participação no Junior Eurovision Song Contest 2015 começaria a ser discutida após o Eurovision Song Contest 2015. Depois de três anos de interregno, o país regressou à competição em 2014, conquistando a 10.ª posição com Emilija Donin e 'Svet u mojim ocima'.
São Marino
Presente nas últimas duas edições da competição, a emissora SMRTV ainda não tomou qualquer decisão sobre a participação no Junior Eurovision Song Contest 2015, tendo sido anunciado que a participação iria ser discutida nas próximas semanas.
Ucrânia
Apesar do anterior anúncio em que dava conta que o país ficaria de fora do JESC2015 por motivos económicos e políticos, a emissora NTU revelou, recentemente, estar a trabalhar para participar na edição deste ano, apesar de não avançar com a confirmação oficial. A Ucrânia participou em 9 edições (2006-2014), tendo sediado a competição em 2009 e 2013. Em 2012, venceu a competição com o tema 'Nebo' interpretado por Anastasiya Petryk, detendo o título de vencedor com a maior margem da história da competição: 35 pontos.
Chipre, Croácia, Montenegro e Rússia, participantes na última edição do evento, ainda não teceram qualquer informação sobre a sua permanência (ou não) na competição infantil.
Esta e outras informações também no nosso Facebook. Visite já!
Fonte: wiwiblogs/escplus/Oikotimes/ESCPortugal/ Imagem: junioreurovision
gostava tanto que Portugal participasse mas não sei porque a RTP recusa-se a participar, houve um the voice kids para que mesmo?
ResponderEliminarAinda estou à espera de Portugal confirmar a sua participação no Júnior... sentando... :d
ResponderEliminareu adorava imenso representar o meu país no JESC15
ResponderEliminarSabes cantar ao menos??? LOLOLOL
EliminarNão tens perfil para isto!
Eliminarcom 30 e tal anos? eles não iam aceitar!
EliminarQual quer coisa serve, desde que Portugal participe e a canção sei e boa pelo menos para ficar melhor classificado do que naqueles 2 anos em que participou
EliminarQual o género de canção tens? Nos temos ir com algo dançante animado orelhudo!
EliminarE qualquer coisa não serve!! O top não é feito com qualquer coisa! Tens um pensamento muito á RTP! Pensamentos tem que ser " dá para o top5"
EliminarQue falta de educação! "Qual quer coisa serve"?!?!? Estamos a falar de uma pessoa humana, do André Pereira!!!! Mais respeito seus malcriadões!
EliminarE tu quem és? A juíza de serviço?
EliminarQuando disse "qualquer coisa serve foi só para participarmos, e... temos de admitir que o nosso pensamento para o ESC, sim é um top 5, mas para o JESC qualquer coisa serve, desde que eles gostem :D
EliminarQuando é que isto acaba?! Que flop!!! Qualquer dia só 5 países é que confirmam e depois nenhum dos 5 vai querer sediar o concurso!!!
ResponderEliminarA Ucrânia tem de voltar! Adoro sempre as suas canções :)
ResponderEliminarse estas a falar sobre o jesc, a Ucrânia sempre participou e a Ucrânia já confirmou o regresso ao ESC
Eliminarportugal nao participa, o que é pena... este concurso nao e dificil de ganhar.
ResponderEliminarÉ hoje que saem os resultados do inquerito?
ResponderEliminarnão, deve de ser amanha, hoje é que termina o prazo
Eliminarobrigada ESC Portugal, excelente exemplo do não-jornalismo, belissimo não-artigo. Em vez de espetar na cara dos leitores a informação afirmativa, é subtil e elegante meter-nos a ler o lado que não vai acontecer da mesma informação.
ResponderEliminarCaro Anónimo
EliminarComo poderá observar nas restantes notícias sobre o JESC2014, têm sido dadas, sucessivamente, informações sobre os países informados, bem como os seus processos seletivos! Desta vez, e com o intuito de compilar alguma informação dispersa pelos meios informativos, resolvemos elucidar os nossos leitores sobre os países que estarão fora da competição e os seus motivos! No entanto, agradeço a sua mensagem!
Cumprimentos, NC