O Luxemburgo tornou-se, esta tarde, o primeiro país a confirmar a não participação no Eurovision Song Contest 2016. A RTL, emissora do país, desistiu do evento há 22 anos.
Fora da competição europeia desde 1993, o Grão-Ducado do Luxemburgo não participará no Eurovision Song Contest 2016. O anúncio oficial foi efetuado, esta tarde, pela emissora estatal do país, RTL, tendo-se tornado o primeiro país a confirmar que não participaria na competição.
Participante na primeira edição do Eurovision Song Contest em 1956, o país participou por 37 ocasiões na competição europeia, tendo vencido em 5 ocasiões (1961, 1965, 1972, 1973 e 1983), sendo o terceiro país com maior número de vitórias. Em 1993, o país conquistou a 20.ª posição no evento, o que culminou no seu afastamento da edição seguinte, pelas novas regras da EBU/UER. No entanto, a RTL antecipou-se ao afastamento forçado e anunciou a retirada do evento, algo que ainda permanece.
Nos últimos anos têm existido alguns rumores sobre o potencial regresso do país, especialmente em 2004, 2005 e 2008, mas tal nunca aconteceu, tendo a emissora afirmando, por diversas ocasiões, que não existe intenção de participar na competição.
Recorde, seguidamente, as participações do Luxemburgo no Eurovision Song Contest entre 1956 e 1993:
Esta e outras informações também no nosso Facebook. Visite já!
Fonte: eurovoix / Imagem: RTL
UMA PALHAÇADA, LUXEMBURGO E ANDORRA TEM QUE VOLTAR ...
ResponderEliminarHouve um site a dizer que a Andorra não iria participar mais uma vez, mas ninguém acreditou, esse site é pouco confiável.
Eliminarluxemburgo conseguiu 5 vitorias!! 5! e mesmo assim nao participa...
ResponderEliminarTenho pena que este pequeno Paìs continue fora da Eurovisão porque tinha sempre canções muitos agradaveis e levou grandes nomes ao festival tal como Nana Mouskouri, Lara Fabien, Vicky Leandros , France Gall, Michele Torr, Hugues Aufrey , Baccara entre outros que ainda hoje estão no ativo como os nomes atras mencionados, Viva o LUXEMBURGO pelas suas 5 vitorias.
ResponderEliminarLuxemburgo e Andorra voltem!
ResponderEliminare daqui o televoto dava-nos pontos garantidamente!
ResponderEliminarLuxemburgo e Andorra, por favor voltem, mas foram os únicos até ao momento que não iriam estar presentes na Suécia, Eslováquia, Bulgária e Croácia devem de regressar, a Ucrânia e a Turquia estão de volta !!!!
ResponderEliminar