Lara Fabian anunciou na passada quinta-feira um concerto a realizar a 9 de julho na República Turca de Chipre do Norte, país que apenas é reconhecido internacionalmente pela Turquia. A polémica incendiou as redes sociais e a comunicação social.
Lara Fabian anunciou um concerto para Famagusta, antigo porto localizado na parte leste da ilha de Chipre e atualmente sob o domínio da República Turca Norte de Chipre - a Turquia é o único país que a reconhece; todos os demais governos e as Nações Unidas reconhecem a soberania da República de Chipre sobre toda a ilha.
As críticas nas redes sociais e na imprensa não tardaram, considerando que eventos desta natureza legitimam a ocupação turca. Artistas como Júlio Iglésias, Jennifer Lopez, Justin Timberlake e Rihanna estiveram envolvidos em polémicas semelhantes, tendo depois cancelado os respetivos concertos.
Para além das reações negativas de muitos fãs da cantora e de cidadãos anónimos, também há outros artistas que reagiram mal a este anúncio. É o caso da cantora Evridiki, representante da ilha de Chipre na Eurovisão em 1991, 1994 e 2007, que escreveu no facebook: "Quando os direitos humanos são infringidos há décadas, quando um país é dividido e, 41 anos depois, continua a viver o terror... alguém que explique à D. Fabian que Chipre vive sob ocupação e que cantar ali significa apoiar os invasores e os assassinos, reconhecendo esse pseudo-Estado. Esta cantora faz parte do plano do turco para que a comunidade internacional reconheça esse pseudo-Estado. Contudo, penso que até neste caso, o mais importante é a carteira... que vergonha!"
Aguardemos as cenas dos próximos episódios.
Recordamos que Lara Fabian participou este ano no Festival de SanRemo, não tendo tido contudo muita sorte na classificação. Já em 1988 representou o Luxemburgo na Eurovisão em 1988, terminando em 4.º lugar.
Fonte: EUROVISIONARY / Imagem: GOOGLE / Video: YOUTUBE
A politica devia estar fora da música. As pessoas dessa zona tambem têm o direito de ouvir a Lara Fabian, ou não?
ResponderEliminarDisparate enorme as declaraçoes de Evridiki. Uma coisa e tratar-se duma ocupaçao legal ou ilegal de parte da ilha,outra e falar de direitos humanos,atrocidades e da"carteira" de Lara Fabian...Mediterraneo oriental a ferver em pouca agua e muito odio antigo.Heranças bizantinas.
ResponderEliminarsim, esses bizantinos não acertam uma na caixa.
Eliminar14:28,Os "bizantinos" ate acertam em muita coisa,mas a herança de desconfiança,odio,vingança herdada de geraçao para geraçao e ate uma certa mentalidade paranoica,sobretudo por parte dos gregos em relaçao aos turcos,sao evidentes e reais.
EliminarHá certos pseudo-intelectuais que precisam de viver na pele o que os cipriotas vivem e sentem antes de vir para cá falar de boca cheia! Tenham juízo!
Eliminar
EliminarA ignorancia e ma conselheira e inimiga do intelecto. Quais cipriotas? So os cipriotas gregos ou tambem os cipriotas turcos? A intolerancia na ilha de Chipre tem raizes profundas de parte a parte.
Um artista nao deve cantar em qualquer sitio só porque lhe pagam o cachet. Bem dito Evridiki
ResponderEliminarElucidativo o facto de a WORLD HAPPINESS REPORT 2015 elaborada pelas Naçoes Unidas ter classificado em 66º lugar a Republica Turca do Norte de Chipre,enquanto a Republica de Chipre ficou um lugar abaixo,em 67º. Portanto parece que o despeito de Evridiki baseia-se essencialmente em argumentos subjectivos.
ResponderEliminarUma invasão é uma invasão.
EliminarA zona norte da Turquia foi bastante "povoada" pelos turcos, é natural que se sintam felizes
Invasao e invasao,sem duvida.Outra coisa e o terror e repressao referidos por Evridiki.Sao do mesmo calibre que o "terror e repressao" exercidos na Republica de Chipre sobre as populaçoes de etnia turca na sua area(a maioria fugiram para o Norte da ilha).A paranoia continua...
EliminarInvadiram a terra que não é deles. Contra factos não há argumentos.
EliminarÉ fácil falar quando se vive num cantinho do céu, não é?
EliminarEm Chipre devia ir-se para uma republica federal,mas falta vontade de parte a parte.Vivem de costas voltadas.Os cipriotas turcos foram forçados a reagir,a fugir,mas invadir parte da ilha foi mal feito por parte da Turquia em 74.Dialogo,precisa-se em Chipre.
Eliminare ninguém ainda reparou neste grande erro:
Eliminar"A zona norte da Turquia foi bastante "povoada" pelos turcos, é natural que se sintam felizes"
no contexto desta noticia.
Obvio que eu queria dizer zona norte de chipre. 😊
EliminarTalvez ajude um pouco a compreender porque estamos como estamos em Chipre,se se for nem que seja a wiki investigar a historia de Chipre no sec.XX, as tentativas de ENOSIS (uniao/junçao com a Grecia) e tendo em conta a posiçao geografica da ilha,ser-se mais neutro,apartidario nesta questao"bizantina"
Eliminar15:54-A que cantinho do ceu te referes tu? Pelo menos desde 2011 ate agora eu nao tenho vivido em nenhum cantinho do ceu,tenho vivido num Portugal cheio de desempregados e gente a trabalhar no duro por 500 euros por mes e ate menos.Mas gosto muito do
EliminarPM e do PR.. :((
Isto é muito mais complicado do que se julga. Os cipriotas gregos queriam unir-se à Grécia sem terem em consideração a opinião dos cipriotas turcos que há séculos já viviam em Chipre. A Turquia invadiu o Norte de Chipre como forma de defender os interesses dos cipriotas turcos, já que esses foram otracizados pela maioria grega. De certa forma, se Chipre é hoje um país independente foi também graças a essa invasão, caso contrário Chipre seria mais uma ilha grega.
EliminarA Lara só vai ao norte do Chipre porque tem aquela nova canção com o PÃOZÃO turco, o Mustafa Ceceli, yummy yummy!
ResponderEliminarhttps://www.youtube.com/watch?v=pToXFqpqqNQ
Anabela,desta vez nao concordo contigo.O Mustafa Ceceli como cantor TURCO e muito mediano e como produto de padaria,sorry nem por isso. A Lara ofusca-o assim so a passar de lado.Prefiro o Sinan Akçil,tanto como voz como artigo de padaria/confeitaria. :d
Eliminarnem um nem outro, Anabela e RG... mais fresco, saido do forno e bom todo bezuntado com manteiga, é o Emin Agalarov... não é turco mas é quase lol
EliminarZepedrooo, Objectivamente o Emin e giro,mas...ha nele qualquer coisa forçadamente yankee. Nao me da pika. Obrigado pela dica!
EliminarLara Fabian tem o direito de atuar onde quiser.A Evridiki que tenha mais juizo e menos preconceitos.
ResponderEliminarA Lara pode cantar a onde quiser mas não nos podemos esquecer que o publico para quem vai cantar está numa terra que foi roubada aos cipriotas gregos já que antes da invasão turca Famagusta era de expressão grega e os turcos tomaram a cidade e os gregos foram obrigados a sair (porque eram bem tratados pelos turcos) durante anos Famagusta foi uma cidade fantasma mas os turcos democraticamente lá se instalaram e os cipriotas gregos que durmam debaixo da ponte, a Evridiki não tem preconceito mas sabe o que é sofrer na pela uma invasão selvagem do seu país e os turcos a quererem a ilha só para eles como fizeram com a Grecia durante 400 anos se os portugueses não gostaram dos espanhois durante 60 anos imagem 400 anos , alem disso a Lara que vá cantar para outro lado tem voz para ganhar a vida em qualquer parte não precisa cantar para quem não sabe ficar no seu lugar .
ResponderEliminarEsqueces q Chipre ha seculos q tem populaçao grega e turca.Geograficamente esta mt mais perto da Turquia q da Grecia. Em 74,se a Turquia nao tivesse intervindo Chipre seria hoje mais uma ilha grega,pois os gregos queriam a ENOSIS,ideia ja muito antiga entre os cipriotas gregos.Informa-te melhor!
EliminarOs turcos nao quiseram,nem querem,toda a ilha de Chipre para eles,pois se assim fosse em 74 eles,com facilidade,teriam tomado a ilha toda.Limitaram-se a sa-lvaguardar os interesses da minoria turca.Evridiki tal como Anna Vissi tem a visao dela,que e limitada e muito sectaria,o q nao e de admirar...
EliminarOs turcos nao quiseram,nem querem,toda a ilha de Chipre para eles,pois se assim fosse em 74 eles,com facilidade,teriam tomado a ilha toda.Limitaram-se a sa-lvaguardar os interesses da minoria turca.Evridiki tal como Anna Vissi tem a visao dela,que e limitada e muito sectaria,o q nao e de admirar...
EliminarA Lara tal como tu ou eu,pode ir cantar ou espairecer para onde quiser,sem ter de pedir autorizaçao a Evridikis ou seja quem for.Vamos a ter bom senso e deixar de querer mandar na vida dos outros,certo? Feia,a referencia de Evridiki a carteira de Lara Fabian.Baixo estilo!
EliminarMas por que raio é a Anna Vissi metida aqui no baralho?!?!
Eliminar12:27 - Antes do ESC 2006 em Atenas Anna Vissi fez declaraçoes muito agressivas acerca da questao cipriota e ate da propria participaçao da Turquia no ESC de Atenas. Por isso eu meti Anna Vissi aqui no baralho.Esclarecido? :)
EliminarBem sei que a ilha tem duas comunidades elas que convivam democraticamente entre eles e a turquia que não se meta porque todos sabemos o que os turcos fazem aos curdos era o mesmo que em 1974 queriam fazer aos cipriotas gregos só as Nações Unidas conseguiram que a turquia não fosse avante com a suas ideias de que Chipre è só turco (enfim países tão democraticos) a Lara que vá e fique por lá e ponha a burca para quando se vir ao espelho não se assustar com a velhice.
ResponderEliminarAntes de falar de burqas informa-te sobre a diferença por ex.entre burqa,niqab e hijab. Em Istambul nunca vi nenhuma mulher(ou homem) de burqa; niqab pouco;mas hijab ,sim,muito geral sobretudo na zona de Laleli. Os turcos nao sao tao maus como os pintam por aqui na Europa...
Eliminar11:05,Antes de a Turquia ter intervindo em Chipre,houve o golpe de estado em Chipre,que depos o arcebispo Makaryos e pos no poder um grupo pro-ENOSIS apoiado pela junta dos coroneis de Atenas(uns rapazes muito democraticos,bons na tortura e maus tratos),com objectivo de anexar Chipre para a Grecia.
EliminarAinda sobre a burqa: a meu ver Evridiki,ja para nao falar de Anna Vissi,precisam da burqa mais do que Lara Fabian...Lara continua a ser uma mulher bonita e com classe. Na minha opiniao Evridiki e Anna nem por isso.Mas,agora a serio,burqas deviam ser proibidas,ninguem deve andar de cara tapada!!!
EliminarConheço bem a turquia e a Grecia e sei que existe uma grande diferença entre eles , claro que a burca já não se vê na turquia mas lenços para tapar os cabelos eu vi muitos , os gregos são muito europeus ao contrario da turquia que tem pretensões em selo mas este primeiro ministro não gosta muito da ideia, quanto a Lara sem duvida bonita e boa cantora já está habituada aos países com problemas linguisticos ela nasceu na Belgica e lá as coisas tambem são feias entre as duas comunidades mas o importante é que o tempo vai-se encarregar de por as coisas no lugar certo . VIVA a Lara a Vissi a Evridiki que são todas maravilhosas e VIVA I KIPROS.
ResponderEliminar20:35-Tudo o que dizes e verdade.Era isso que eu queria dizer,o HIJAB que tapa os cabelos,ou seja o lenço islamico,que se ve muito,mesmo em Istanbul.Cuidado com este gang dos Erdoganlar na Turquia...Sim VIVA ,Lara,Evridiki,Anna(Aah,den me agapas),Sertab,Sezen,Ajda e mais divas da zona mediterranica
EliminarMas em certos aspectos os nossos amigos gregos sao complicados,como por ex.na questao da Macedonia,que por imposiçao da Grecia,creio que via parlamento europeu,tem de ser ANTIGA REPUBLICA JUGOSLAVA DA MACEDONIA,porque Macedonia ha so uma,no norte da Grecia :-)) capital Thessaloniki.
EliminarSem duvida que por a Grecia ter uma região que se chama Macedonia aceito que pode haver um País com o mesmo nome aí os gregos pecam sem duvida até porque não existe nada em comum entre as duas começando pelo alfabeto a Belgica talmbem tem uma região chamada Luxembourgo e não é por isso que o Grão - Ducado deixa de se chamar Luxemburgo ,quanto as Divas Turcas sem duvida a Ajda Pekkan é demais para ser verdade a Sertab tambem não está mal e a Sezen de genero musical diferente é muito boa no que faz a Grecia tambem as tem e não passaram pela eurovisão, mou aresi poli stin Ellada.
ResponderEliminar