O fadista Carlos do Carmo vai receber a "Grande Médaille de Vermeil" da cidade de Paris, "a mais alta distinção em termos de medalhas da Câmara", disse à Lusa Hermano Sanches Ruivo, vereador da Câmara de Paris.
A condecoração vai ser atribuída numa cerimónia na próxima sexta-feira, no Hôtel de Ville de Paris, horas antes do início do festival de música lusófona FOLISBOA, que decorre de 26 a 28 de junho na capital francesa e no qual Carlos do Carmo vai atuar no último dia.
"É a mais alta distinção em termos de medalhas da Câmara [Municipal de Paris]. O Carlos do Carmo é, de facto, um parisiense. Para ele a cidade do coração é Lisboa - não fosse ele essa imagem, essa voz e esse rosto de Lisboa - mas ele admite que Paris é a segunda cidade, a cidade de dezenas de viagens e de centenas de encontros. Ele tem realmente um amor a esta cidade. Eu penso que ele conhece melhor Paris do que muitos de nós que vivemos cá", explicou Hermano Sanches Ruivo.
Contactado pela Lusa, por telefone, Carlos do Carmo disse ter recebido a notícia com “muita felicidade e muita surpresa”, lembrando que já vai a Paris desde 1967 e que a cidade se tornou “indispensável” como uma “respiração”.
Hermano Sanches Ruivo sublinhou que “Paris é uma cidade também do fado” graças aos portugueses que trouxeram esta música “nas malas”, lembrando que a Câmara de Paris apoiou a candidatura do Fado a Património Imaterial da UNESCO e que “o fado está a ser descoberto ou redescoberto em França”.
A história da vida de Carlos do Carmo passa também pela Eurovisão. Em 1976, Carlos do Carmo, já então um fadista de renome no panorama musical português, foi a escolha interna e direta da RTP para representar Portugal no Festival Eurovisão. No programa "Uma canção para a Europa", Carmo interpretou 8 temas tendo sido, finalmente, selecionada a canção "Uma flor de verde pinho". Recordamos, de seguida, a sua prestação em Haia, Holanda, em jeito de homenagem:
Esta e outraS INFORMAÇÕES também no nosso Facebook. Visite já!
Fonte: VISÃO, ESCPORTUGAL / Imagem: GOOGLE / Vídeo: YOUTUBE
Excelente noticia para o Carlos do Carmo, para o Fado e para Portugal.
ResponderEliminar