Slider

[VÍDEO] Sílvia Alberto: "Viver o festival na Europa é como viver o Euro ou o Mundial"

Sílvia Alberto, em entrevista, proferiu algumas palavras sobre o Festival Eurovisão da Canção. Para a apresentadora o festival pode ser apresentado por todas as pessoas desta casa, e por quem vier. 


Sílvia Alberto deu uma entrevista ao aTelevisão, site parceiro do ESCPortugal. Nesta entrevista, a apresentadora disse que não se sente como o rosto do Festival da Canção, ou pelo menos não tanto quanto Eládio Clímaco. Não me sinto o rosto do festival, o festival é de todos nós, é dos portugueses e pode ser apresentado por todas as pessoas, e por quem vier.

Questionada sobre a perda de importância do Festival da Canção, Sílvia Alberto disse que Portugal não é caso único: de certa forma também perdeu noutros países, talvez não nos países de origem, a terra dos ABBA, eles são os organizadores acaba por gerar uma maior proximidade e afeto com o festival. Mas se pensarmos em Espanha, em Itália e na própria Áustria o festival é visto da mesma forma como é visto em Portugal.

No entanto, a apresentadora da RTP acredita que pode vir a ganhar outra dimensão, é um grande espetáculo. Quem esteve lá fora sabe isso. Acho que se calhar não comunicamos muito bem aquilo que se vive lá aqui. E digo toda a preparação, a estrutura do evento, a dimensão do evento é assombrosa. Viver o festival na Europa, é como viver o Euro ou o Mundial só que nos sítios ou nas cidades que estão a receber o espetáculo. Mas isto não é relevante para Portugal ganhar.

Veja a entrevista:

Esta e outras notícias também no nosso Facebook. Visite já!
Fonte: aTelevisão / Imagem: RTP
13
( Hide )
  1. Anónimo16:16

    tudo culpa da RTP.
    Se festival não tem a dimensão que tem, é a culpa da propria RTP que faz por isso todos os anos, convidando compositores com musicas antiquadas que nada agradam aos jovens de hoje em dia.
    Quem quer ouvir fado, ou musica que fala do povo portugues? só mesmo pessoas de mais idade, porque os jovens preferem ver o masterchef na tvi, ou a novela na sic.

    ResponderEliminar
  2. Anónimo16:22

    até a propria silvia nao acredita na vitoria de Portugal...
    Uma coisa que me irrita é dizerem que não ganhamos por não termos vizinhos, epá poupem-me, a islandia tem vizinhos? não! e ficou em 2 lugar em 2009!
    PROBLEMA É MESMO AS MUSICAS QUE RTP METE NO FESTIVAL! CLARO QUE NUNCA GANHAREMOS COM MUSICAS DO POVO E DA CULTURA, TEM QUE SER MUSICAS INTERNACIONAIS.

    ResponderEliminar
  3. Anónimo17:18

    porque toda a gente diz que não ganhamos por não ter vizinhos? isso é um disparate enorme!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. 17:18- Concordo totalmente contigo.Disparate e conformismo,como desculpa para nem sequer se tentar fazer mais e melhor(porque nao vale a pena,esta destinado ser assim....WUUF!!!).

      Eliminar
    2. Anónimo18:17

      É dos argumentos que mais me aborrecem neste evento. Ah, não votam em nós porque não temos vizinhos. Sim, a Islândia tem vizinhos a dar com um pau. Chateia-me isso e a malta que chora muito pelas votações em bloco, mas são os primeiros a atirar a pedra quando Espanha não pontua Portugal ou vice-versa. Façam uma boa música (os intérpretes portugueses são sempre melhores que a música que levam) e vão ver que de repente estamos cheios de "vizinhos". Odeio vitimizações e desculpas de mau pagador.
      VS

      Eliminar
    3. 18:17-A Islandia nao tem vizinhos geograficos,mas tem fortes laços historico-culturais com toda a Escandinavia,sobretudo com a Dinamarca e Noruega(laços historicos concretos).Melhor exemplo de pais sem vizinhos,culturalmente isolado e nada mal no ESC,talvez Malta.Mas so usaram Maltes 2 vezes,71 e 72

      Eliminar
  4. Silvia Alberto anda"ligeiramente"confusa em relaçao ao ESC(ou seria o FC?Fala de Festivais da cançao sem especificar).Dimensao/implantaçao da cultura portuguesa na Europa...As culturas finlandesa,estoniana,norueguesa,azeri etc. sao muito mais conhecidas que a nossa,nao e? Falou sem pensar nem saber.

    ResponderEliminar
  5. Anónimo21:31

    "talvez não nos países de origem, a terra dos ABBA, eles são os organizadores acaba por gerar uma maior proximidade e afeto com o festival. " - A Sílvia aqui está a falar de quem e de quê? A França e a Suíça (países de origem) não ligam pívia ao festival. A Suécia (dos ABBA) só entrou mais tarde mas lá o Melodifestivalen é mais importante que a Eurovisão. Eu asseguro que não entendi esse seu pensamento dito. Concordo com ela sobre a influência nos compositores nacionais se soubessem que o ESC se está a tornar num Mundial da Música. Mas fico na dúvida se devo concordar com ela que isso seria irrelevante. Vejamos, se em vez de dizer o dislate da falta de vizinhos dissesse que em Portugal não há bons compositores? Porque bem lá no fundo estes apresentadores devem ter consciência de que a música nacional é música de chacha e não de chachachá, bastando compararem anualmente que preferem esta ou aquela e que é sempre estrangeira (fora a do bom tom de serviço público dizendo que amam a canção nacional). E de que vamos perder eternamente...

    Portugal nunca foi país de grandes compositores! Abram o compêndio da História Universal da Música. E a indústria musical nacional é fraquinha. Resultados à medida. Oh, o Fado... o prémio ao Fado foi um chupa-chupa... de consolação.

    Ponham-se ao trabalho sério de conquistar o 1° lugar porque esse trabalho começa pelo Festival da Canção, e como ele está mal estruturado não podemos vencer deste modo as tais estruturas da Eurovisão. Porque já com as antigas estruturas o problema foi sempre a vitimação. Agora é a falta de vizinhos!...

    :d

    ResponderEliminar
  6. Anónimo23:29

    abrem concurso a todos com musicas em ingles e depois falamos.

    ResponderEliminar
  7. 03:05-Patrimonio cultural da humanidade,atribuido pela UNESCO, se nao estou equivocado em 2012.

    ResponderEliminar
  8. Anónimo16:39

    Ha 30 e tal supostos jornalistas portugueses em Viena. Tirando as notícias do escportugal alguém le alguma coisa? A RTP tem de começar por ai acabando com os falsos presses e motivando presses verdadeiros para acompanhar o evento como dazem no europeu de futebol

    ResponderEliminar
  9. Pedro Carvalho09:56

    So quem viveu um ESC ao vivo é que constata a diferença abismal entre Portugal e a maioria dos paises. Enquanto a RTP passeia, a maioria das delegações desdobra-se em contactos e em promoção. Mesmo as pessoas acreditadas por algumas estações de televisão (AZrrbaijão, Arménia, Russia, para dar alguns exemplos que constatei ao vivo) têm obrigações perante a estação de televisão que lhe entrega a acreditação.

    ResponderEliminar

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.