Conhece George Campey? Se não fosse ele, teríamos assistido, na semana passado, ao Continental Television Exchange Song Contest! Saiba mais sobre o homem que criou o termo 'Eurovision'!
Aproveitando a semana de comemoração do 60.º aniversário do Eurovision Song Contest, a emissora britânica BBC revelou uma entrevista nunca antes vista com George Campey, o criador do termo 'Eurovision'. A entrevista fazia parte do arquivo da BBC, em BBC Oral History Collection, sendo que a coletânea de entrevistas com antigos funcionários da emissora pode ser acedida AQUI.
George Campy era jornalista do London Evening Standard, quando em novembro de 1951, num artigo sobre a televisão europeia, escreveu, de forma abreviada, o termo 'Eurovision'. Dois anos depois atingiu um dos auges da sua carreira jornalista, ao ser o responsável pelos planos da transmissão televisiva da coroação da Rainha Isabel II, evento que transformou a televisão britânica. Em 1954, juntou-se à BBC como chefe de publicidade televisiva, tendo sido encorajado pelos seus superiores em não empregar o termo 'Eurovision', mas sim 'Continental Television Exchange'. No entanto, o jornalista continuo a usar o termo que hoje é uma imagem de marca a nível mundial. George Campey recebeu a medalha da Ordem do Império Britânico em 1963, tendo vivido até aos 94 anos, falecendo em junho de 2010.
Aceda, de seguida, à entrevista de George Campey:
Esta e outras informações também no nosso Facebook. Visite já!
Fonte e Imagem: eurovision.tv
Adoro este artigo! Bom trabalho ESC Portugal
ResponderEliminarAh grande velhadas! Assim é que é, obrigado por teres cunhado este termo que tantas alegrias nos dá hoje em dia!
ResponderEliminar