Hélder Reis, o comentador da RTP no Festival Eurovisão 2015, esteve esta manhã no programa "Agora nós", poucos dias antes de viajar para Viena.
Convidado do programa "Agora nós" da RTP1, o comentador da Eurovisão 2015 para a RTP Hélder Reis mostrou a sua satisfação por voltar a desempenhar esta tarefa, depois da primeira experiência em 2009. "Aprendi imensas coisas do ponto de vista profissional, televisivo e musical", revelou o também cantor.
Questionado sobre o facto de Portugal nunca ter vencido esta competição, Hélder Reis mostrou-se desagradado por "apenas 7 países cantarem este ano na sua língua materna" e por isso "ninguém vai perceber" o poema "lindíssimo" de Miguel Gameiro. Tânia Ribas de Oliveira ainda perguntou se parte da canção não será interpretada em inglês, ao que Hélder Reis respondeu que "a nossa será integralmente cantada em português". Às voltas das questões da língua, Hélder Reis acabou por confessar a sua opinião: "Não quer dizer que a música de um português cantada em inglês seja menos portuguesa..."
Questionado sobre o facto de Portugal nunca ter vencido esta competição, Hélder Reis mostrou-se desagradado por "apenas 7 países cantarem este ano na sua língua materna" e por isso "ninguém vai perceber" o poema "lindíssimo" de Miguel Gameiro. Tânia Ribas de Oliveira ainda perguntou se parte da canção não será interpretada em inglês, ao que Hélder Reis respondeu que "a nossa será integralmente cantada em português". Às voltas das questões da língua, Hélder Reis acabou por confessar a sua opinião: "Não quer dizer que a música de um português cantada em inglês seja menos portuguesa..."
Esta e outras notícias também no nosso Facebook. Visite já!
Fonte: RTP/ Imagem: RTP
Grande Helder!! Finalmente pôs o dedo na ferida e falou o que deve ser dito. Os The Gift não são menos portugueses por cantarem em inglês por essa Europa fora! Esperemos que vindo de alguem de dentro da RTP seja menos preconceituosa
ResponderEliminarcantar em inglês é retratar mentirosamente o povo português, nós falamos em português, temos que cantar em portugues
EliminarLol não necessariamente
Eliminaro mundo está demasiado pequeno e as distâncias demasiado encurtadas para ainda se ver as fronteiras dos paisezinhos dessa forma tão fechada. Eu levo metade do meu dia a falar inglês com os meus amigos, porque felizmente há intercâmbios culturais, e é deles que a nossa cultura se enriquece também. Falar inglês faz parte de mim.
EliminarÉ óbvio que se a canção for cantada em inglês ficará menos portuguesa! E já agora, será que toda a gente perceberá os "poemas lindíssimos" das canções em inglês? É claro que nalguns casos é melhor nem perceber...
EliminarO Helder Reis esteve na Eurovisão e sabe que Portugal tinha obrigação de cantar uma musica destas em inglês.
ResponderEliminarsimplesmente vergonhoso cantar em ingles, vergonhoso
Eliminarya a eurovisão não percebe que todos os países devem de cantar na sua língua.
Eliminaraleluia alguem capaz de falar as verdades à RTP.
ResponderEliminarnão me venham com historinhas que lingua nao interessa, porque interessa.
SE interessa porque a servia ganhou em 2007 com a sua lingua materna.
Eliminarporque servia tem bué paises ex jugoslavos a concurso.
EliminarPortugal vai cantar em Português e assim é q é!
ResponderEliminarporque voces acham que infor eurovision deu-nos 1 ponto? eles foram claros, eles nao percebem nada da musica.. não tem interesse... ano passado era uma musica animada ainda nos safou, este ano esqueçam não temos chances.
ResponderEliminarE so e somente a opiniao de Helder Reis,nem mais nem menos que isso.Eu discordo substancialmente. A lingua ,em que se canta para mim tem imensa importancia.Na musica nao sou anglofilo.Para mim,Leonor ,curiosamente, deu o melhor de si na versao em Castelhano,"La mar que nos separa".
ResponderEliminarHelder: Gosto de ti ! (k) (h)
ResponderEliminarportugal nunca ganhou porque a RTP não quer.
ResponderEliminarvi a entrevista do helder, e achei ridiculo a atitude dele, aonde portugal nos ultimos anos levou boas musicas? lol
ResponderEliminarlevou em 2007 2008 2009 e 2010 mas isso ja nao e ultimos anos .
EliminarRTP acha mesmo que algum dia ganharemos em portugues, se nao ganhamos com 25 paises, jamais ganharemos com 40.
ResponderEliminarMuitos estrangeiros, num concurso onde quase todos cantam em inglês, chegando à canção de Portugal vão achar uma falta de respeito para com ele mesmo. "Não querem que eu entenda esta canção, por isso não voto!", é o que muitos dizem.
ResponderEliminarPor outro lado, os jurados vão votar em canções em inglês, tal como fazem os seus proprios paises
SE vissemos as coisas desse prisma a servia nunca teria ganho a eurovisão e 2007, com uma lingua que internacionalmente não tem expressão nenhuma
EliminarNunca li tamanha estupidez...cantar na própria língua é falta de respeito...sinceramente...
EliminarEle não disse que devamos cantar em inglês, ele até defendeu que devemos cantar em português (porque ele disse que infelizmente 7 países não cantam em inglês), mas o que ele disse é que as canções em inglês feitas por portugueses eram tão boas quando as feitas em português, agora se eram tão portugueses ele já duvidou.
ResponderEliminarEles andou ali as voltas e entrou ate em contradição pois era interrompido pelas brincadeiras do apresentador. mas a frase que está aqui em titulo resume muitio bem o que ele disse
Eliminaramava ver meu pais ganhar o ESC :(
ResponderEliminarinfelizmente portugal não ganha por causa da lingua, e sim pela RTP que nada investe neste concurso, que se recusa a apostar em grande neste concurso convidando compositores todos anos que nada percebem de eurovisão.
ResponderEliminarSe abrirem o festival da canção ao pais inteiro e contratarem um juri exigente e rigoroso, vao ver como qualidade e os resultados aumentam e muito.
Na grande maioria das edições do FC o concurso foi aberto a compositores, o certo é que nem assim Portugal ganhou ou ficou perto disso
EliminarAnónimo das 15:32
EliminarPlenamente de acordo. Ainda por cima no contexto atual de tanta riqueza de compositores nacionais, incomparavelmente mais moderno e inovador que nas décadas anteriores.
No entanto, o ponto-chave está precisamente na qualidade do júri e no peso da sua decisão.
Não podemos ter o tenor profissional nem o professor de música da escolinha que desconhece a realidade do ESC e até lhe tem preconceito, muito menos o imberbe de 16 anitos que vota numa canção porque sim, sem qualquer capacidade de análise, ou o fã que acha que a cantora é gorda ou o cantor é hot e decide o voto em função desses atributos (ou da falta deles).
Teria a RTP que equacionar muito bem os critérios e o peso que daría combinado com o televoto. Na minha opinião: pré-seleção (júri a 100%) | Festival (júri de sala a 50% até na decisão final).
pedro porque secalhar RTP colocou muitas regras no regulamento que impediam grandes musicas, eu achei festival 2010 muito bom em nivel musical.
EliminarAnglovisão não muito obrigado! Versões em inglês, em russo,etc… Sem problemas. Comece o fado a ouvir-se em inglês e vão ver o fim da carreira internacional dos nossos fadistas. Canção quando é boa melodicamente e interpretação quando transmite emoções não necessita que transmita um texto imediatamente perceptível. Esse passo pode dar-se antes ou depois através de versões ou até em simultâneo por legendagem. Quanto aos jurados do ESC imagino que estejam (antes era assim) TODOS munidos das letras traduzidas das canções. Alguém se souber que é assim que mo confirme.
ResponderEliminarfado? se portugueses quissessem fado no ESC, tinha ganho a yola.
EliminarPercebe-se que não leu o meu comentário ou então não o entendeu. Em nenhum momento defendi o fado como proposta para o ESC. Ele surge a título de exemplo. Já imaginou Edith Piaf cantada em inglês? Imagina os italianos a levar ao ESC canções em inglês (e não me venha com a sonoridade do português que é sobejamente apreciada pelo mundo fora, não faltam exemplos disso pelo youtube, inclusive testemunhos de muitos estrangeiros que decidiram aprender português em função da beleza das canções que escutavam)?
Eliminaryola não levou fado, aquilo não é fado,,,
EliminarEsqueçam de uma vez por todas este tema. A RTP está forçada pelos seus próprios estatutos de entidade de serviço público a defender o património cultural e linguístico nacional. Ponto final.
EliminarUma canção pode transmitir imenso sem o entendimento da língua:
Eliminarhttps://www.youtube.com/watch?v=4Txi5vS_Lwg
https://www.youtube.com/watch?v=ou7RyUqVjZE
https://www.youtube.com/watch?v=VdkEAx59NYA&noredirect=1
ETC ETC Há canções lindíssimas em múltiplas línguas… Russo, Japonês, Árabe…
DF-Tambem eu digo nao a anglovision.Em relaçao ao fado noutras linguas posso assegurar-te que funciona surpreendentemente bem em Finlandes-Kirsi Poutanen canta fados de Amalia tanto em Portugues como em Finlandes,a ver no Youtube.
EliminarRG, gostei, há ali uns toques fadistas. Já tinha ouvida na voz de japonesas e russas, ainda que não tivesse gostado nada.
EliminarQuanto ao que eu afirmei, referia-me ao que os estrangeiros esperam das nossas fadistas, que não é por certo que cantem em outras línguas que não o português.
A eurovisão neste momento é uma mentira, porque não retrata a pluralidade de um continente, ate porque a maioria dos países que catam em inglês, na realidade no seu pais falam outra lingua, a lingua nacional,
ResponderEliminarE qual é a verdade da Eurovision (risos) Uma feira de turismo... patrimonio cultural de linguas? Acorda o mundo muda... Eurovision simplesmente uma festa party celebração anual ente países pra comemorar...
EliminarPois pois... A maioria dos povos nem compreende a música que os representa! É uma grande ironia, de facto. Como me disse a empregada do hotel em Istambul aquando da Eurovisão 2004 sobre a música turca daquele ano: "é uma música para exportação, não corresponde ao que se ouve e gosta no país..." Falta saber qual é o significado da eurovisão para os povos europeus actualmente.
EliminarPara quem se diz tao"internacional" e desempoeirado por defender o uso do Ingles no ESC,aconselho a tomar conhecimento com a musica que se consome NO DIA A DIA por ex. nos paises balcanicos,na escandinavia etc. Um contra-senso irem depois pro esc em ingles pessimo,que ninguem entende!
Eliminarnão cantar em ingles em pleno 2015 é a mesma coisa de participar para não ganhar, se em portugues nem vamos a final, como querem ganhar? enfim RTP anda muito iludida.
ResponderEliminarAcontece o mesmo com a Itália, insistem em levar temas em italiano e depois ficam sempre nos últimos lugares. Provavelmente este ano nem se safam do Null Points...
Eliminaritalia que eu saiba está na final garantidamente.
EliminarNa generalidade a Italia tem obtido,apos o seu regresso ao ESC neste seculo XXI,bons resultados,maioritariamente em Italiano.
EliminarPelo que este ano se ouviu, na versão em inglês do tema em estúdio, ainda bem que não se optou por cantar em português no ESC, caso contrário, choviam críticas sobre a pronúncia (como alguns de vocês já referiram), o que era dupla vergonha, pois o instrumental a canção/interpretação é fraquinha "per si". Pode ser que para o ano Portugal escolha uma canção forte e, aí sim, o inglês pode ser opção.
ResponderEliminarO ESC é um concurso internacional e não um concurso de linguas. Tenho dito.
ResponderEliminarMas então é um concurso internacional de quê? De anglofonia?!
EliminarO ESC é um concurso de canções. Que mania que vocês tem de que os países tem de cantar na língua oficial.
EliminarCada país é livre de cantar em que língua for. O problema de Portugal não é apenas cantar em portugês mas também por causa das canções.
O argumento " a Sérvia ganhou em 2007 a cantar na língua oficial"já cansa. A Sérvia tinha muitos amiginhos que os ajudaram a vencer. Nesse ano, a Ucrânia merecia a vitória. :)
Correspondentemente ja enjoa ler a velha historia de a Servia ter ganho em 2007 devido aos ex-Yugo e/ou ao famoso lobby lesbico :-)) .Porque nao vao ao wiki ver os quadros de votaçao de 2007?Evidentemente,nao estao la as orientaçoes sexuais de quem votou... :-))
EliminarEm 2006 podíamos ter surpreendido a Europa, mas optámos pelo trash musical dos NonStop, deixando uma pérola como esta no 5º lugar.
ResponderEliminarhttps://www.youtube.com/watch?v=tznNu2k6Zjs
E quem acabou a ganhar o ESC? Os monstros Lordi - Hard Rock Hallelujah (Finland).
Isto não vai lá enquanto não houver um júri entendedor do que é o ESC e com visão.
E eles teriam competido com as Nos-Stop nos melhores vestidos do festival... Tretas! A música é simplesmente horrível. O que tinham de melhor eram mesmo os fatos. Os mirandeses têm melodias mais bonitas do que esta singeleza... Bah!
EliminarDF- Está a gozar, certo??? Já nem me lembrava disto. Tenha juízo.
Eliminarem 2006 teriamos grande resultado com a vania isso sim.
Eliminarteriamos ganho um belo ultimo lugar , afinal de conta e o que a RTP GOSTA.
EliminarAutenticidade. Os nossos melhores resultados no ESC conseguiram-se à custa desse fator.
EliminarAinda ninguém percebeu? O verdadeiro problema não é cantar em Português...o problema é mesmo a música que não chama a atenção de ninguém...
ResponderEliminarAPOIADO ! Há um cego a menos por aqui (dois, comigo!). (h)
EliminarNão contesto quem acha que se devia interpretar o tema representante da RTP em inglês, cada um tem os seus motivos, mas eu gosto muito mais da língua portuguesa e se os estrangeiros tiverem interesse em conhecer a letra é muito fácil, basta no mínimo consultarem a versão estrangeira no sítio oficial da Eurovisão. Para além disso há que dizer que a maioria dos portugueses têm uma pronúncia péssima do inglês.
ResponderEliminarPortugal no geral tem das melhores pronuncias em inglês, comparando com espanhois, italianos, franceses e todos os de leste. A Leonor canta mtl bem em inglês basta ur ver os vídeos do the voice
EliminarDanny S.-Concordo parcialmente com a tua opiniao.Cada caso e um caso individual,mas na generalidade,ao ouvir um portugues a falar Ingles nota-se um acento,q nao e espanhol,brasileiro ou frances,mas induvidavelmente tuga.A versao inglesa da nossa cançao,para mim ,bastante ma a nivel de pronuncia.
EliminarCansa os cegos pela língua portuguesa no esc darem apenas o exemplo da sérvia 2007. Mas Portugal tem problemas mais graves que sao as mas classificações no geral. Tentem fazer esta conta simples: desde 2004 quantas canções na língua materna alcançaram o top 5 de entre as cantadas em inglês.
ResponderEliminarAos cegos anglofilos aconselho irem ver nos anos antes da"liberdade linguistica"(78 a 98) a quantidade de paises no top-5 e tambem no top-1,que nao cantaram em ingles.Talvez surpresas para muitos...E evidente,que quando 80% das cançoes sao em ingles a probabilidade de TOP-5 noutras linguas e minima.
ResponderEliminarAHAHAHAH antes da liberdade linguística É OBVIO que muitas canções não cantadas em inglês ficaram no top 5 e até ganharam!! DUHHH Aliás, por causa da necessidade e gosto de se ouvir canções em inglês, a Irlanda ganhou tantas vezes seguidas, mesmo quando as canções não eram DE TODO as melhores a concurso. Estamos no século XXI e Portugal nunca almejou sequer um top 10. Como é que pessoas tão á frentex, que até tiveram de aprender outras linguas para comunicar, não aceitam que Portugal possa cantar em inglês ou parcialmente em inglês para se fazer entender?!? Arre que há pessoas mesmo orgulhosas e de opinião fixa!!!
ResponderEliminarNunca almejou um TOP10, mas não foi pela língua. Foi mesmo pelas canções...
EliminarCaminha Submersa - Em grande parte concordo contigo.Estamos a lidar com algo de subjectivo,mas a excepçao de uns poucos anos(72,80,82,86,94,09,na minha opiniao)as nossas cançoes nao tem sido superiores as que se sagraram vencedoras.O formato continua a ser o nosso ponto mais fraco.
EliminarPedro Carvalho, não diria melhor
EliminarEu acho que a RTP deveria começar a transmitir filmes em russo e sem legendas. Assim iríamos perceber melhor a essência dos filmes e a própria cultura russa. ahahahahah!!!
ResponderEliminarApoio a 200%!!! YAVOT!!!
EliminarAritmetica,matematica e boa educaçao sempre foram de recomendar.De resto o melhor e passar de lado e seguir em frente.
ResponderEliminarRg, as pessoas que pensam diferente de ti tu chamas mal educados. Lol
Eliminar15:41-Onde chamei eu mal-educado a alguem?Isso e uma interpretaçao tua.Aquilo sao so fatores e mais-valias recomendaveis para avaliaçoes e conversaçoes.Mas ,evidentemente ,tens todo o direito de interpretar como quiseres/entenderes.Sem LOL.Muito a serio.
EliminarDesejo ainda acrescentar ao meu comentario anterior mais um factor recomendavel: Raciocinio logico.
ResponderEliminarDesde 2004 houve 12 top-5's em outras linguas para alem de Ingles,das quais 6 parcialmente em Ingles e 6 totalmente noutra lingua ,que nao o Ingles(Servio,Hebreu,Italiano,Bosnio,Ucraniano,Russo,Alemao,Bulgaro,Armenio,Albanes,Udmurt).Mais que os 15-20% expectaveis do total de 55 top-5's.
ResponderEliminarEntendem sim o que cada país canta.Basta ir ao site oficial da Eurovisão.As canções têm tradução em inglês e francês.
ResponderEliminarSo os euro fãs vao a sites. A maioria do povo so vê e ouve no dia
EliminarAlem disso ha paises que durante as apresentaçoes dos videos e as actuaçoes em directo traduzem com legendagem as cançoes,por vezes ate a do seu proprio pais,visto ser cantada em Ingles - caso da Finlandia,todos os anos e,pelo menos alguns anos,a Estonia.
Eliminarclaro que nos anos 60/70/80 top5 era de lingua materna, hello naquela altura eram obrigados a cantar em lingua materna.
ResponderEliminarAliás, por o reino unido e irlanda terem ganho tanta vez que decidiram tirar essa regra, para ser mais justo, pena que Portugal não sabe aproveitar-se disso.
17:04,Sugiro que te informes melhor em relaçao a o UK e Irlanda terem ganho tanta vez.Nos anos 90,sim a Irlanda ganhou varias vezes seguidas(92,93,94+96).Porque a Irlanda e nao o UK ou Malta?Discutivel,numa epoca sem televoto,mas se calhar a Irlanda ate enviava cançoes optimas(92,93,96,para mim).UK,nos anos 90 venceu so em 97.
ResponderEliminarExatamente, mas que eu saiba a regra de linguagem livre foi colocada em 1999 apenas, a irlanda e UK ganharam imensas vezes antes disso.
Eliminar22:48,A regra de lingua livre esteve tambem em vigor de 1973 a 1977. Esporadicamente nos anos 60 houve alguma liberalizaçao linguistica no ESC ,pois pelo menos num ano a Suecia cantou uma balada em Ingles,sem grande sucesso.Justificaçoes para lingua livre ou nao ha muitas.No fim trata-se de gosto pessoal.
Eliminar22:48-Em 1965 a Suecia cantou em Ingles"Absent friend"por Ingvar Wixell,classificando-se em 10º lugar com 6 pontos num total de 18 paises.Logo no ano seguinte a EBU decidiu que cada pais tinha de cantar numa das suas linguas oficiais.Tudo indica,que de 56 a 65 nao tinha havido regras linguisticas.
Eliminar17:04-Nos anos de 78 a 98 a Irlanda venceu em 80, 87,92,93,94,96,para mim esperada e merecidamente,excepto em 94.O UK venceu em 81 e 97.Foi realmente tanto assim?Naquela epoca o estilo sobretudo das composiçoes irlandesas parecia agradar sobremaneira ao juri de + ou - profissionais de musica.
ResponderEliminarEsta história do inglês VS português cansa-me. ;-( Não gosto de pessoas que parece que têm palas: Só podemos levar português ao ESC!!! Credo! Sejam mais abertos e modernos e não tão conservadores! É claro que um fado ou uma canção tradicional não faz sentido em inglês, mas um pop ou um rock não faz porquê? Aprendi desde pequenina que não devemos dizer Não á partida e tambem me ensinaram que devemos desconfiar da nossa opinião quando todos (neste caso 33 paises em 40) têm opinião diferente da nossa! =p~
ResponderEliminarPara mim nao se trata de Ingles vs Portugues,mas sim Ingles vs todas as outras linguas, neste caso no ESC. Eu nao teria nada contra o uso de outras linguas ,incluindo linguas nao-europeias,no ESC.O uso extensivo de uma so lingua,neste caso Ingles, e-me desagradavel.Nao se trata de"Portugiesisch ueber alles".
ResponderEliminarai meu deus, porque razão Portugal é unico pais que critica quem canta em ingles? poupem-me voces são tao pequeninos! voces tem que entender que estamos no seculo 21 , Hello fofos, ingles é a lingua mais internacional de todas, isto é a eurovisão e não lusoeurovisão!
ResponderEliminarEnfim, podem dar exemplo da sérvia, mas a sérvia que eu saiba tem imensos paises da ex Jugoslávia a votar, e Portugal não. Aliás a vitoria da servia foi a mais injusta de sempre, ucrania naquele ano merecia mais ter ganho.
A alemanha não é menos alemã por cantar em ingles no ESC, Portugal devia seguir exemplo e tambem cantar em ingles. Simples! Portugal nao ganha nem nunca ganhará a cantar em ingles! Se nunca ganhou com 19 paises a concurso, jamais ganhara com 40. Aceitem!
Espero bem que a RTP comece a abrir festival da canção para todos com musicas em ingles, só assim portugal tem chance nesse concurso.
16:29- Lusovisao?40 e tal paises todos ou quase todos a cantar em Portugues? Nao,obrigado!Que pesadelo!Ja bastou em tempos a OTI!Tu nao entendes o ponto desta questao,tal como muitos outros.Entendes o que significa monotonia?Trata-se disso+colonialismo linguistico e cultural.Did you get it now?
ResponderEliminarA victoria da Servia foi das mais merecidas de todos os tempos no ESC.Foi a victoria da musica,do profissionalismo,da arte sobre o plastico e o circo das cabrioladas.No topo de tudo,como cereja com chantilly: Cantada na sua propria lingua,not in English.Foi o pacote perfeito em 2007.
ResponderEliminarPerfeito sonhador e conservador. Lobby lésbico pois pela primeira vez tivemos uma assumida no palco do esc com este look. A cancao tb era boa, mas não a melhor
EliminarSonhador?Sim!SEMPRE!Conservador?Nunca!Perfeito?NEM PENSAR!!!A perfeiçao e um estado patologico! Agora virem dizer-me que uma cançao melodicamente e visualmente"infantil"(Ucrania 2007) devia ter ganho...Para mim nao!...em 2007 a par da Servia torci muito(e votei) na Georgia e na Turquia.
EliminarUm festival todo em inglês é matar o que resta da diversidade cultural que este festival oferecia a toda a europa. É muito mais do que isso, é desrespeitar povos e público que não dominam a língua inglesa, mas que dominam a sua língua materna, seja esta o português, o castelhano, o italiano, grego, etc. Os defensores de que se deve cantar em inglês esquecem-se disto e de muito mais: Quem vos garante que se levássemos uma canção em inglês íamos ganhar ou ficar nos primeiros lugares? Nada garante!... Acho isto ridículo e medíocre e é precisamente por menosprezarmos o que é genuinamente nosso que 60% de americanos do norte acham que somos uma província de Espanha ou que ficamos algures em África ou na Ásia. Ignorância a deles, responsabilidade também nossa! Já imaginaram obrigar todos os pintores dos países europeus a pintar com tinta da marca “X” fabricada na Alemanha e em telas da marca “Y” fabricadas nos EUA. Cheira a ditadura económica não é!? Pois com o inglês está a passar-se o mesmo: Ditadura linguística! É possível contornar isto mostrando a diversidade linguística e cultural da Europa por que é isso que a enriquece em termos civilizacionais. Alguém português que cante em inglês pode não ser menos português do que eu, mas se o fizer não estará a representar o seu país na integra e muito menos a língua portuguesa que é o 5º idioma mais falado a nível mundial; enquanto que ao cantar em português transporta-nos a todos para uma coisa que se chama identidade nacional. Sou pela diversidade e pelo respeito pelas línguas e culturas, algo que já acabou em muitas rádios nacionais que só passam música em inglês. Já imaginaram as rádios dos EUA, Reino Unido, Austrália a passarem só música portuguesa, brasileira, cabo-verdiana, italiana, espanhola… era ridículo, não era? Iam matar a música de expressão anglo-saxónica não era? Pois era…. E o contrário é aceitável? Para mim não! Rui Beles Vieira
ResponderEliminarRui,belissimo texto este,que tu escreveste.Obrigado e parabens!Claro,concordo totalmente contigo!
Eliminar