O Kosovo poderá finalmente estrear-se no Eurovision Song Contest. A possibilidade voltou a ser levantada através de um tweet do ministro dos negócios estrangeiros do país.
Ainda agora o ESC 2015 terminou, mas os rumores sobre possíveis países estreantes já começaram! Foi através de um tweet de Petrit Selimi, político do Kosovo, que a dúvida voltou a pairar. De acordo com as declarações do ministro dos negócios estrangeiros do país, o Kosovo vai participar no ESC2016, não adiantando, ainda assim, mais pormenores sobre o processo.
Lembre-se que já na edição do certame deste ano, o Kosovo tinha enviado uma comitiva com o objectivo de observar todos os acontecimentos em redor do festival. O interesse sistemático do Kosovo em entrar definitivamente como participante na competição tem causado mau estar nas relações diplomáticas entre alguns países da região dos balcãs. Há alguns anos, a Sérvia ameaçou desistir da competição caso a UER permitisse a entrada no Eurovision Song Contest ao Kosovo.
Confira, de seguida, o tweet de Petrit Selimi:
Just so we are clear: I actually KNOW #Kosovo will participate in next years @Eurovision #ESC2016 event. I can't tell you how yet though ;)
— Petrit Selimi (@Petrit) 23 maio 2015
Esta e outras informações também no nosso Facebook. Visite já!
Fonte: Wiwiibloggs/ Imagem: BBC
muito bem! já esta na hora do kosovo finalmente participar!
ResponderEliminarespero que andorra tambem regresse ao certame.
n deve de regressar, já vi um site a dizer que a emissora RTVA não ia participar por razões financeiras.
Eliminarsiiim!!! mais paises (europeus!!)!!!! iupi!!! :) :) :)
ResponderEliminarMelhor do que tentar a vinda de paises nao europeus, como a China, a UER devia tentar captar os demais paises europeus
ResponderEliminar12 from Kosovo to Albania... 12 from Albania to Kosovo...
ResponderEliminarPensei precisamente o mesmo!
EliminarSe algum pais ameaça sair do ESC ,por causa de um outro entrar ,que saia e passe bem! A Servia ja devia ter tido mais que tempo para enterrar as pretensoes de fundar a tal"Grande Servia" de religiao exclusivamente ortodoxa e ideologia xenofoba/racista. Balcans e Caucaso...Que dor de cabeça!
EliminarRG, estás desatualizado... a Sérvia já formou e mantém a "Grande Servia"... a Bojana :-)
EliminarAnabela,obrigado por me elucidares. Temos uma grande Servia muito funky,funky.Gosto! (c)
EliminarA Rússia já deve estar a bater palminhas... Vêm aí mais pontinhos!!!
ResponderEliminarVai ser lindo se a Sérvia sai porque o Kosovo entra na competição. E é esta a paz podre que paira no ESC!
Na disputa entre Kosovo e Servia,a Russia tem-se posicionado sempre ao lado da Servia,solidariedade ortodoxa vs islao(os kosovares sao maioritariamente muçulmanos).Por isso nao creio que,em principio haja muita predisposiçao para Kosovo dar grandes pontuaçoes a Russia.
EliminarSe a Sérvia se sentir incomodada com o Kosovo então façam como o Líbano e saiam... destesto quando esses países começam a fazer chantagens
ResponderEliminarmais um país sem dinheiro para mandar cantar um cego...que vai trocar pontos com os vizinhos e amigos.
ResponderEliminarPois,tal como Albania,Macedonia,Armenia,Georgia,Moldavia,Romenia,Bulgaria,Ucrania,Servia,etc., etc...No entanto a nivel do ESC com mais entusiasmo e vontade de fazer alguma coisa de jeito que certos paises "endinheirados"(UK,França,etc.). Certo?
EliminarO Kosovo não é um país reconhecido pela Servia, Espanha, Bélgica, Chipre....
ResponderEliminartodos os países que não reconhecem o Kosovo, é porque tem interesses ou problemas nacionais de grupos independentistas, Espanha- com os bascos e catalães a exigirem a independência; Bélgica, fraccionada entre o francês e o holandês( em zonas diferentes falam-se línguas diferentes), Chipre (uma parte sob influencia histórica grega, ou sob influencia turca); e servia (porque queriam este território).
Eliminar14:19 - Optimo reparo. Obrigado!
Eliminar