A competirem juntos desde 2008, os dois países vizinhos continuam a evitar-se na votação. Este ano, como em 2014, os jurados e o televoto de um país colocaram o país vizinho... em último lugar.
A Arménia e o Azerbaijão, estreantes em 2006 e 2008, respetivamente, têm-se evitado sucessivamente na votação, mostrando que as relações diplomáticas entre os dois países ainda não estão resolvidas, mesmo passados 20 anos sobre a Guerra de Nagorno-Karabakh, estando os dois países tecnicamente em guerra pela disputa da região que deu nome ao conflito armado. Tal como aconteceu no ano passado, com a revelação de todas as votações dos jurados e a classificação total do televoto, confirmou-se que a relação entre os dois países é praticamente inexistente: a Arménia foi a última classificada em todas as votações do júri e do televoto azeri, enquanto o Azerbaijão foi o último classificado em todas as votações do júri e do televoto arménio.
Em fevereiro passado, as tensões entre as duas emissoras dos países vizinhos aumentaram devido a uma polémica sobre o título do tema da Arménia, como pode recordar AQUI. A EBU/UER foi obrigada a intervir, sendo que após conversações com a delegação da Arménia, existiu uma alteração do título do tema (AQUI). Lembramos que, em 2009, a Arménia atribuiu um ponto à candidatura do Azerbaijão, sendo a primeira vez que tal feito aconteceu. Nesse mesmo ano, a emissora azeri levou a cabo uma onda de investigações e retaliações depois de ter recebido cerca de 30 chamadas a votar no país vizinho. Em 2012, Baku recebeu a competição europeia, mas a Arménia, que havia confirmado presença, desistiu da sua participação, por não ter sido assegurada segurança total à sua comitiva.
Recorde, de seguida, as participações dos dois países em Viena:
Arménia: 'Face the Shadow' - Genealogy (16.º lugar com 34 pontos)
Arménia: 'Face the Shadow' - Genealogy (16.º lugar com 34 pontos)
Azerbaijão: 'Hour of the Wolf' - Elnur Hüseynov (12.º lugar com 49 pontos)
Esta e outras informações também no nosso Facebook. Visite já!
Fonte e Imagem: eurovision.tv
o azerbaijão ficou em 10º na semi final e ficou em 12º lugar na final ? que estranho, a Leonor ficou em 1 lugar num juri da itália, chama-se franco e ficou em 1º lugar no televoto da suíça
ResponderEliminarComparar as pontuação da cançãozinha de portugal com as de Azerbeijão e Arménia é comparar m*rda com fragrâncias ambipur.
EliminarEstas opiniões e mentalidades revelam o que vai na RTP.
E depois?
EliminarA semi e a final sao "baralhos" de cartas diferentes.Os elementos em jogo sao diferentes,logo a começar pelo numero de paises que votam,16 ou 17 e na final 40,bem como certos paises ficam de fora e outros entram no"baralho".Assim os resultados mudam.
EliminarÉ uma pena não saberes que as fragrâncias ambíguo podem provocar cancro de pulmão....... tens que estar mais informado e respeitar as opiniões dos outros
EliminarIgnoraram-se mutuamente? Estou-me nas tintas!
ResponderEliminarAi que horror!!! A Arménia e o Azerbaijão continuam a ignorar-se???? E para mais, num mais, num ano em que nenhum dos dois tinha uma canção de jeito??? É realmente um escândalo, sim senhor!!!!
ResponderEliminarAlguém pode mandar o link onde posso consultar as pontuações dos júris e do televoto?
ResponderEliminarDeviam era ser expulsos!!! Nunca acontece uma canção ficar em último para todos os jurados!! Vê-se logo que é tudo forçado! Eu punia esse 2 países! Carissímos voces em 2016 não participam ficam a ver em casa para ver se conseguem assimilar o conceito do Eurovision Song Contest
ResponderEliminarRidículo. A Arménia e o Azerbaijão deviam ligar ás canções e não aos seus conflitos. Os cantores e cantoras não tem culpa nenhuma de esses dois países estarem com relações curtadas. A votação da Eurovisão é para ser avaliadas as músicas e não países.
ResponderEliminarIsto é para todas as almas inteligentes que vêm para aquii dizer que o ESC não é um concurso político...
ResponderEliminarAinda bem que continuam a evitar- se pois arménia já não é a mesma coisa..
ResponderEliminar