Slider

[ESPECIAL] Cantores que falharam, este ano, o regresso à Eurovisão (Parte I)


Apesar de, este ano, todos os 'repetentes' terem sido escolhidos internamente pelas emissoras, muitos foram os artistas que tentaram repetir a experiência eurovisiva, submetendo-se às finais nacionais. Recorde estas participações em dois artigos especiais preparados exclusivamente para si!


Todos os anos, são muitos os artistas que voltam a participar no Eurovision Song Contest. Este ano não é excepção: o azeri Elnur Hüseynov regressa depois da participação em 2008 e Inga Arshakyan repetirá a experiência de 2009, agora integrada no grupo Genealogy. Mesmo tendo em conta os dois jovens oriundos de São Marino, que transitam do JESC para o ESC, todos os concorrentes repetentes foram escolhidos internamente. Porém, muitos outros tentaram a sua sorte nas finais nacionais dos respetivos países sem conseguir a vitória.

De modo a assinalar a época festiva que vivemos, o ESCPORTUGAL preparou dois artigos especiais para si, onde poderá recordar todos os artistas que falharam o regresso à Eurovisão, em 2015. 

Adelaide Ferreira (Portugal 1985) - semifinalista do Festival da Canção 2015
Trinta anos após a sua participação no ESC, Adelaide Ferreira regressou ao Festival da Canção com o tema Paz, sendo intérprete, letrista e compositora do mesmo. No entanto, apesar de ser um dos grandes destaques da competição, a cantora acabou por ficar fora dos apurados para a Grande Final da competição. 




Elisabeth Andreassen (Suécia 1982 / Noruega 1985, 1994, 1996) - 4.º classificada no Melodi Grand Prix
Juntamente com Tor Endresen, a 'Senhora Eurovisão', como é conhecida devido as suas quatro participações no certame europeu e as inúmeras tentativas em finais nacionais, regressou ao Melodi Grand Prix, no ano em que se comemoravam os 30 anos da sua vitória na Eurovisão, sendo a primeira vitória norueguesa. A cantora defendeu 'All Over the World' tento alcançado o quarto posto na Gold Final do certame norueguês.





Eric Saade (Suécia 2011) - 5.º classificado no Melodifestivalen 2015
Terceiro classificado no Eurovision 2011, Eric Saade regressou ao Melodifestivalen 2015 com o desejo de vencer o certame europeu. Com uma das mais inovadoras apresentações em palco da história da competição, o jovem cantor venceu, pela terceira vez, a semifinal em que concorreu, sendo que na Grande Final terminou em 5.º lugar na geral, depois de ser quarto classificado na votação do público e do júri.





Gianluca Bezzina (Malta 2013) - 13.º classificado no Malta Eurovision Song Contest 2015
Depois do sucesso feito em Malmö, Gianluca Bezzina regressou à final nacional de Malta, desta vez em conjunto com os seus irmãos, formando o grupo L-Aħwa. No entanto, o sucesso de Beautiful to Me ficou aquém das expetativas. O grupo terminou a competição com apenas 13 pontos, partilhando o 13.º posto e penúltimo lugar da Final da competição.




Glen Vella (Malta 2011) - 3.º classificado no Malta Eurovision Song Contest 2015
Quatro anos depois de representar o arquipélago em Dusseldörf e de falhar a final por apenas um ponto, Glen Vella voltou a competir na final nacional de Malta, com o tema Breakaway. Apesar de ter sido dos menos votados pelo público, o jovem cantor foi um dos mais pontuados pelo júri (que tinha a supremacia dos votos) e acabou por conquistar a terceira posição no certame.






Jessica Andersson (Suécia 2003) - 11.º classificada no Melodifestivalen 2015
Naquela que foi a sua sexta participação no Melodifestivalen, depois de duas participações integrada no duo Fame, no qual representou a Suécia no ESC2003, Jessica Andersson conseguiu o primeiro apuramento direto nas suas participações a solo com o tema 'Can't Hurt Me Now'. No entanto, as mazelas das infeções vocais que a afligiram no ano passado e o peso do vestido (4kgs) levaram a que a cantora se enganasse na letra na atuação da semifinal, tendo depois confessado que pensou em desistir. No final de contas conquistou 23 pontos na Grande Final, o que lhe conferiu a 11.º posição na geral.





Kati Wolf (Hungria 2011) - 5.ª classificada no A Dal 2015
Uma das favoritas à vitória no Eurovision Song Contest 2011 (que se tornou no maior flop da edição ao conquistar a 22.ª posição), Kati Wolf concorreu, este ano, pela primeira vez à final nacional da Hungria. Com o tema Ne engedj el, a cantora conquistou o 2.º posto nas eliminatórias (atrás da vencedora Boggie) e a vitória na semifinal. No entanto, na Grande Final, os 16 pontos conquistados na votação dos jurados foram insuficientes para disputar a segunda ronda de votação, onde o público escolheu os representantes para Viena.




Lara Fabian (Luxemburgo 1988) - 20.ª classificada no Sanremo 2015
Um dos grandes nomes que já passou pelo Festival da Eurovisão, Lara Fabian, participou no Sanremo 2015, mas a sua ida a Viena esteve sempre fora dos seus planos: 'Se ganhar o Sanremo recuso ir ao ESC' foram palavras da cantora antes da competição. No entanto, a quarta classificada no ESC1988 ficou muito longe da vitória: Lara Fabian e o tema Voce terminaram em 20.º (e último) lugar no Festival de Sanremo.






Ludwig Galea (Malta 2004) - 10.º classificado no Malta Eurovision Song Contest 2015
Juntamente com Julie Zahra, Ludwig Galea representou Malta no ESC2004, com o tema On Again & Off Again, que conquistou o 12.º posto na final, o que garantiu o apuramento direto no ano seguinte. O cantor regressou, este ano, à final nacional do país integrado no grupo Trilogy, tendo defendido o tema Chasing a Dream, que terminou em 10.º lugar na geral.




Luminița Anghel (Roménia 2005) - 2.ª classificada no Selecția Națională 2015
Depois da polémica participação na final nacional de 2013, Luminita Anghel regressou ao certame seletivo da Roménia com o tema 'A Million Stars'. No entanto, a cantora, detentora de um dos melhores resultados de sempre do país, ficou na 2.ª posição da geral, sendo que voltou a repetir a marca atingida na final nacional de 2010.






Marie Bergman (Suécia 1971, 1972, 1994) - 7.ª classificada na Semifinal 2 do Melodifestivalen 2015
Juntamente com Carola, Marie Bergman é a mulher que mais vezes representou a Suécia no certame europeu, sendo que o melhor resultado obtido foi o 6.º em 1971, integrada no grupo Family Four. No entanto, depois da participação do interval act da anterior edição, a cantora resolveu regressar ao Melodifestivalen juntamente com Sanne Salomonsen e o tema Nonetheless. Porém, a sua sétima participação foi tudo menos gratificante: a dupla terminou em último lugar na semifinal.






A segunda parte do artigo estará disponível no próximo domingo, 5 de abril.


Esta e outras informações também no nosso Facebook. Visite já!
Fonte e Imagem: ESCPortugal
15
( Hide )
  1. Anónimo20:29

    todos grandes regressos menos a adelaide ferreira...
    Realmente a RTP este ano deu prioridade a nomes e não a musicas... eu oiço a musica da adelaide e pergunto-me, como uma musica assim chegou num festival da canção?
    Não tenho duvidas, metodo de convidar compositores é mediocre e a RTP não percebe isso, O FC perdeu qualidade pelo método de escolha do publico e não pela falta de interesse do publico.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo20:36

      metodo de escolha das cançoes**

      Eliminar
  2. Anónimo21:01

    amei a balada da jessica andersson este ano no melodifestivalen, quem me dera a mim ver meu pais representado por uma balada tão linda como esta.

    ResponderEliminar
  3. Anónimo21:02

    jessica se enganou aonde na musica? não consigo reparar...

    ResponderEliminar
  4. Anónimo21:02

    Tou a espera do dia 5 para ver os sunstroke project

    ResponderEliminar
  5. Anónimo22:03

    pq razao ngm coloca no youtube os videos do fc?

    ResponderEliminar
  6. Rita Martins10:26

    ha aqui algumas injustiças: A Adelaide merecia ter ido à final e algum dia a Lara Fabian merecia o ultimo lugar em Italia??!!?? @-)

    ResponderEliminar
  7. Rita Martins10:27

    A RTP bloqueia todos os videos, e quem nao foi bloqueado será

    ResponderEliminar
  8. Anónimo11:34

    rtp não bloqueia videos pois yola ja tem la video faz tempo e nao bloquearam, so bloquearam na epoca do FC.

    ResponderEliminar
  9. Em Portugal, Adelaide nao me surpreendeu como interprete,foi a ma utilizaçao da voz que eu ja esperava;a cançao,sim,surpreendeu-me por ser tao fraca.Simone surpreendeu-me pela positiva,nao esperava dela aquela voz toda;interpretou sem arrebatamentos,como deve ser.Cançao:Boa para ouvir em casa,nao para ESC.

    ResponderEliminar
  10. Gonden rain11:46

    Bom recordar, Excelent article

    ResponderEliminar
  11. Anónimo10:47

    Quando sai a segunda parte?

    ResponderEliminar
  12. Anónimo12:44

    uma duvida: quem ganha o festival da cancão pode participar no ano seguinte?

    ResponderEliminar

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.