Suzy esteve à conversa com o ESCPortugal após o fim do Festival da Canção 2015. Em entrevista, revelou-nos o que acha do tema vencedor da edição deste ano e a sua visão para a seletiva portuguesa.
Suzy passou o testemunho de vencedora do Festival da Canção a Leonor Andrade. Nos bastidores, depois do fim da gala, revelou ao ESCPortugal que gosta da sua sucessora: "Acho que é uma canção bastante válida e fidedigna para representar Portugal na Eurovisão. A Leonor é uma querida, tem uma personalidade excecional, humildade, simpatia... gosto do pop/rock da canção!"
A vencedora da final nacional portuguesa em 2014, mostrou-se disponível para aconselhar a sua sucessora, não só na Eurovisão mas também no período pós-Eurovisão, tendo defendido que "o Festival da Canção e a Eurovisão são uma janela para o mundo". Para a cantora, a realização do Festival da Canção faz todo o sentido e "devia existir para o sempre" com "cantores, autores e compositores portugueses, letras em português. Porque estamos a contribuir para a cultura, não são programas de imitação".
Veja a entrevista de Suzy ao ESCPortugal:
Esta e outras informações também no nosso Facebook. Visite já!
Fonte, Imagem e Vídeo: ESCPortugal
Suzy ES LINDAAAAAA!!!
ResponderEliminarsuzy tiveste num concurso internacional e ainda continuas com tradicionalismos... o que os compositores portugueses fazem de bom no festival? festival deste ano foi uma vergonha... prefiro mil vezes quando é com compositores estrangeiros, sempre salvam o festival, o andrej babic e carlos coelho voltem por favor!
ResponderEliminarComo?!?
EliminarSera que li bem?!!? Ah,pois... os catarinenses de vez em quando voltam a "atacar"!
Eliminarsuecia ganhou em 2012 sem cantar na sua lingua, isso quer dizer que a suecia tem vergonha da sua lingua? claro que não!
ResponderEliminarok... compositores e cantores até que podem ser portugueses... mas a RTP nao abre o concurso a todos... convidam sempre os mesmos, sempre apostam no mesmo.. não inovam!
Deviam abrir candidaturas em ingles/portugues... tal como outros paises! porque portugal nunca passa da semi final.
Este ano acho que não temos musica para passar a final, nao tinhamos musica nenhuma no festival boa para passar à final...
E este ano não temos a espanha nem a frança nem a belgica... só temos a suiça... e alemanha...
A Islândia também tem votado em Portugal com frequência nos últimos anos
EliminarPortugal so nao passa a final nos últimos 3 anos. Isso é nunca?
Eliminarfestival da canção se deve existir ninguem tem duvidas, problema do festival é estar parado no tempo, ter musicas do seculo passado, não inovarem e sempre convidarem os mesmos e não darem as chances a novas caras!
ResponderEliminarEu tenho 17 anos... acham mesmo que eu vou ouvir alguma destas musicas no meu mp3? é que são musicas tão antiquadas.. tão chatas...
RTP tem que entender que jovens não tem interesse pelo festival devido às proprias musicas!
Eu nao sou pessoa que apoia o metodo de copiar outros paises, mas acho que se RTP devia se inspirar no melodifestivalen com musicas pop atuais... as audiencias iam subir, pq jovens querem musicas atuais, e não fado da terrinha.
Nem mais, disseste tudo
EliminarAte as musicas na Romenia sao mais modernas e bem produzidas, num pais que supostamente tem menos recursos financeiros... ta tudo dito
Por acaso não estou de acordo. Se há música que podemos ouvir na rádio esta é uma delas. É uma música tão comercial como qualquer outra do Gameiro. Mas se isto é verdade, também é verdade que para o ESC é uma música banalíssima.
Eliminarsuzy estás enganada... na italia o sanremo tem 10 milhoes de espetadores!
ResponderEliminaragora eu percebi, poiares é que não deixava os cantores cantar em ingles, imponha muitas regras! ainda bem que esse homem foi embora
ResponderEliminar00:51 - Um pouco de historia do FC e de Portugal no ESC. Ja em 1974 esteve-se ate ao ultimo momento a espera que de Lisboa a RTP autorizasse Paulo de Carvalho a cantar "E depois do adeus" em Ingles no ESC em Brighton,UK. Va,vamos a nao culpar o Poiares!A questao ja vem de longe...
Eliminardesculpe RG mas a regra de o pais nao cantar no seu idioma só começou em 1999.
EliminarDesculpe, anónimo da 01:38, mas a regra da liberdade de idioma existiu no ano de 1965, entre 1973 e 1977 e, como bem diz, a partir de 1999. O caso que o comentador da 01.26, RG, refere é verídico, havendo até jornalistas que diziam que Paulo de Carvalho no palco poderia ir contra a ordem da RTP e cantar em inglês, falando-se de um paralelismo com um toureiro famoso, Manuel dos Santos, que, contra as proibições, tinha morto um touro na arena uns anos antes. Claro que o ESC só tinha tido uma "tourada" no ano anterior e diferente das que têm lugar numa arena...
EliminarAnónimo da 01:38: na realidade entre 1973 e 1976 (por exemplo), não esteve em vigor a regra do idioma oficial do país, pelo que à semelhança do que acontece atualmente, qualquer país poderia interpretar a sua canção na língua que lhe apetecesse. Basta pensar que, no ano a que nos estamos a referir (1974), foram os Abba que ganharam o festival, a cantar "Waterloo" em... inglês ;)
Eliminar01:38 - Nao tem obrigaçao d conhecer a historia do ESC. Mas antes d ripostar,valeria a pena documentar-se/informar-se,ou pelo menos dizer"eu creio/julgo"em vez de afirmar com absoluta certeza.Estas migalhas de conhecimento dao perspectiva sobre o ESC
EliminarGostaria ainda de referir que Paulo de Carvalho,no inicio da sua carreira a solo depois dos Sheiks,apostou muito (para a epoca) na lingua inglesa. Oseu 1º single em 70,tinha 2 optimas cançes em ingles "Walk on the grass" e "Waiting for the bus",esta SOUL a 200%!
EliminarNao tenho a certeza se o 1º single de Paulo de Carvalho foi o que mencionei na minha msg anterior ou se foi "Corre Nina" do FC 1970. De qqr modo esta"fussanga" pela lingua inglesa a abrir portas para o Paraiso da musica nao e de agora...ja tem bem uns 50 anos.
Eliminaralguem sabe se a RTP vai divulgar os resultados? ou vao esconder como no ano passado^? ainda me custa a acreditar que a yola nao foi na finalissima
ResponderEliminarNão tenha dúvidas anónimo que não há qualquer ilegalidade, só cá em casa votámos umas dez vezes na Leonor.
EliminarMas as dúvidas, a existirem, devem ser tiradas pela RTP, anónimo das 10:31, não por si. A diferença é que, enquanto o anónimo das 10:31 nos diz quantas vezes votou, a RTP, cumprindo o serviço o público com o respeito a que nos tem habituado, vai omiti-nos os resultados. Ou será que alguém pensa que desde sábado - no caso dos resultados da final - até hoje se estarão a debater com falta de tempo? Eram assim tantos os temas a concurso?
Eliminaras vezes em que portugal cantou em inglês na eurovisão e que felizmente foram poucas não trouxeram bons resultados aliás foram piores classificações de sempre de portugal na eurovisão. por isso não entendo essa mania do inglês na eurovisão. a serbia ganhou em 2007 e cantou na sua lingua, onde o tele voto valia 100%. quando a canção é boa e bem intrepretada essa questão da lingua não se coloca
ResponderEliminar15:29 - Essas vezes, 2003 e 2005,com as cançoes parcialmente cantadas em ingles (nao tomo em conta as frasezinhas enfiadas a martelo em ingles ,frances e espanhol em 2007)nao foram os piores resultados de sempre,mas foram dos mais fraquitos. De resto concordo totalmente contigo.
Eliminaranónimo das 15.29: não falaste nas muitas vezes que cantámos em português e que ficámos mal classificados.
EliminarNunca levámos POP/ROCK em inglês nem em português, por isso não há termo de comparação.
Eliminar16:41 - Levamos JA ANTERIORMENTE pop/rock ao ESC : em 1968,1978,1981,1986,1989,2005 pelo menos,pois a definiçao pop/rock e muito ampla e subjectiva.Em 2005 cantou-se mais ou menos 50% em ingles e 50% em portugues.
EliminarEs linda Suzy :)
ResponderEliminarTanto está descredibilizado, que o ganhou no ano passado.
ResponderEliminaras vezes que portugal cantou em ingles eram musicas más! unica que não era era a da sara! agora a de 2005... cruzes!
ResponderEliminar04:47 - Se te referes a Sara Tavares em 1994 com "Chamar a musica",estas equivocado.Sara Tavares cantou no ESC em portugues.
EliminarTanto está descredibilizado que este ano nem se sabe quem ficou em segundo lugar - adivinha-se! Se já no ano passado tive dúvidas em relação ao resultado final, este ano ainda fiquei com mais. Nada, claro, contra as intérpretes que venceram, mas que fiquei com dúvidas, fiquei, e ainda maiores do que no ano passado. Mesmo na Casa dos Segredos põem as percentagens de votos para expulsão. Quando se chega a poder comparar com a Casa dos Segredos, mal vão as coisas...
ResponderEliminar