Diversos media internacionais estiveram com os olhos na final do Festival da Canção 2015, que decorreu no passado sábado. Pedimos a opinião de 5 editores de sites estrangeiros para darem a sua opinião sobre a canção representante de Portugal.
Em parceria com o ESCPORTUGAL, sites estrangeiros estiveram representados na final do Festival da Canção 2015, realizada no passado sábado. No fechar do pano, e em pequenas entrevistas realizadas em pleno cenário, ouvimos os representantes destes orgãos especializados no Festival Eurovisão da Canção. Numa coisa todos estão de acordo: Leonor Andrade com a canção "Há um mar que nos separa" tem fortes possibilidades de passar à final do Festival Eurovisão da Canção.
"Num ano de muitas baladas, a canção portuguesa pode destacar-se", afirmou Juergen Boernig, da Radio International sediada na Holanda. Contudo, este responsável sugere a introdução de algumas frases em inglês "para que as pessoas compreendam a canção e a sua mensagem". Luke Fisher, do Reino Unido e colaborando para os sites oficiais da Eurovisão, confessou que esta canção era a sua favorita de entre as três finalistas. "Pelo menos Portugal vai levar uma canção um pouco mais moderna do que algumas que levou nos anos mais recentes", opinou. Ao ouvir o recap, Luke ficou com algumas dúvidas sobre algumas notas interpretadas por Leonor. "Mas Leonor tem algum tempo para ensaiar, para articular a performance com o coro e se, mesmo assim não ficar perfeito, poderá alterar ligeiramente a estrutura da canção".
"Num ano de muitas baladas, a canção portuguesa pode destacar-se", afirmou Juergen Boernig, da Radio International sediada na Holanda. Contudo, este responsável sugere a introdução de algumas frases em inglês "para que as pessoas compreendam a canção e a sua mensagem". Luke Fisher, do Reino Unido e colaborando para os sites oficiais da Eurovisão, confessou que esta canção era a sua favorita de entre as três finalistas. "Pelo menos Portugal vai levar uma canção um pouco mais moderna do que algumas que levou nos anos mais recentes", opinou. Ao ouvir o recap, Luke ficou com algumas dúvidas sobre algumas notas interpretadas por Leonor. "Mas Leonor tem algum tempo para ensaiar, para articular a performance com o coro e se, mesmo assim não ficar perfeito, poderá alterar ligeiramente a estrutura da canção".
Ervin Juhász, do ESC Bubble da Hungria, afirma que Leonor "tem ainda algumas coisas para trabalhar", não obstante ter sido esta a sua canção favorita da final portuguesa. Em primeiro lugar, tornar o coro mais forte, tornando a canção "mais rocky", e planear a presença no palco de Viena "que será muito maior que este aqui". Por outro lado, se a canção se mantiver desta forma, a passagem à final poderá estar em risco, mas se Leonor "colocar mais energia na sua performance e na sua voz a final será certa".
Eric, presidente da OGAE Luxemburgo, confessa-se "positivamente surpreendido" com a escolha de Portugal. "Não é muito comum Portugal apresentar na Eurovisão uma canção como aquela que será interpretada pela Leonor", justifica. Contudo, aconselha a participação de coristas para tornar a canção mais forte, "mas que estes não estejam muito presentes nas câmaras", para focar a atenção dos espetadores "na própria Leonor", que tem "muito carisma". Sendo natural do Luxemburgo, onde a comunidade emigrante portuguesa é muito elevada, Eric afirmou que o seu telemóvel foi inundado de mensagens "de amigos portugueses" que estavam a seguir o festival "com muito entusiasmo".
Aarón García-Álvarez , do Eurovision Spain, considera que esta canção é "sangue novo" de Portugal na Eurovisão - "a Europa vai ver que Portugal não é só fado" - tendo algumas dúvidas sobre a necessidade de introduzir, ou não, algumas frases em inglês, como foi apontado por alguns colegas.
Veja o vídeo com excertos das entrevistas ao ESCPORTUGAL:
Esta e outras notícias também no nosso Facebook. Visite já!
Fonte, Imagem e Vídeo: ESCPORTUGAL
Concordo. Com algumas alterações e cantando em inglês, terá mais votos do publico e do juri. Acho que ja deveriam estudar a atuação da Leonor que irá apresentar em Viena.
ResponderEliminarEsc portugal era bom fazerem chegar estas ideias a quem da rtp trata da eurovisao
ResponderEliminarMuito interessante, e mostra que escolhemos bem
ResponderEliminarÉ a minha opinião e a da maioria das pessoas com quem tenho falado, a canção é boa, mas tem que ser trabalhada se quiser ir mais longe... Principalmente o refrão...
ResponderEliminarExcelente ideia, escportugal. Mandem pra RTP e pro Gameiro
ResponderEliminaresc portugal bem que podiam colocar legendas..
ResponderEliminarse ficassemos na semi final 1 acreditava que portugal ia facilmente à final... agora nessa semi final em que estamos cheia de musicas boas, e ainda por cima estamos sem a bélgica, espanha e frança a votar... vai ser dificil!
ResponderEliminarQuando vamos saber de mais novidades sobre a nossa participação?
ResponderEliminarConsidero que, mais ainda do que qualquer comentário sobre a prestação vocal da Leonor Andrade (com umas aulas a coisa vai ao sítio), a música precisa de crescer. Chega a meio e torna-se monótona... (Há dias ouvia um dos muitos tops do esc no youtube com uma amiga, a música portuguesa passou e ela nem deu por ela). Tem potencial mas precisa de ganhar força para se destacar.
ResponderEliminarA canção torna-se seca no meio pra frente, tem de ter mais força e energia
ResponderEliminarA música já está a ser alterada. E vai ficar com mais força. E estão a pensar na possibilidade de fazer a música em inglês. ;)
ResponderEliminarE estão a pensar fazer videoclip?
EliminarSobre isso não sei nada.
EliminarQuais são as tuas fontes?
Eliminarclaudio inventa, ele tambem dizia que a musica da RUBI era das melhores e foi o que foi.
EliminarParem de inventar a música será cantada em português!!
EliminarPonto 1 - Foi a própria Leonor que me facultou essas informações numa mensagem pelo facebook. Querem um print screen? Não sei se dá para publicar aqui no fórum, mas posso tentar. Ou então vocês podem enviar uma mensagem para a Leonor e esperar por uma resposta, tal como eu fiz.
EliminarPonto 2 - Quando eu falei sobre as músicas com mais potencial, estava apenas a transmitir aquilo que me foi dito por uma pessoa que trabalha na RTP, mais nada. Eu próprio fiquei desiludido quando ouvi as canções e percebi que nada tinha a ver com o que eu escrevi aqui.
Ponto 3 - Não volto a partilhar nada com ninguém, visto que vocês apenas sabem mandar piadas e bocas foleiras. E o pior é que o fazem no anonimato. Coisa de gente... Enfim, não vale a pena.
Passar bem.
Claudio,nao te chateies,porque se ha pessoas que estao sistematicamente a espicaçar-te e/ou a duvidar dos teus motivos ao partilhares algo aqui,ha tambem outras,como eu,que apreciam o que tu escreves e contas duma maneira geral. Passa por cima disso,OK? OK!
EliminarÓptimas notícias! Acredido na dedicação da equipa!
ResponderEliminarAcho que há um problema entre a introdução e o refrão. Enfraquece imenso...
ResponderEliminarE, permitam-me, mas não gosto nada dos "cidadeiii", "vontadeiii"...
Por favor?? Onde é que há o vontadeiiii!?! Onde é que você vê "iii"???
EliminarOuça aos 00:22 e aos 01:06. Talvez não tenha reproduzido bem mas o prolongamento do "e" nos finais das palavras quase soa a um "i". Eu não gosto. É a minha opinião.
EliminarA canção devia ter uma parte em ingles
ResponderEliminartudo menos bilingue fico horrivel
ResponderEliminarA introdução de coros no refrão pode ajudar a canção a ficar mais forte!
ResponderEliminarLembram-se do "ha dias assim" da Filipa Azevedo?. Com coros e uns ajustes no refrão ficou muito mais forte a canção. A versão do ESC tinha muito mais impacto que a do FC.
Deviam fazer algo do gênero com a canção da Leonor.
FG
Eu prefiro a canção toda em português mas se vão usar inglês é melhor passar toda a canção para essa língua e não só certas partes.
EliminarNão sei se reparou mas a canção já tinha coros no refrão ;)
EliminarPenso que a versão bilingue pode ter imenso potecnial. Lembram-se da canção da Rita Guerra, uma das nossas melhores prestações de sempre? Resultou muito bem, mas sobretudo porque tinha impacto. A natureza da canção é que tem de mudar, ter mais power. Não é necessário alterar a linha melódica, mas assumir um estilo mais pop rock. Ainda por cima, a miuda é gira, canta bem e tem um look que se presta a isso. Bora lá surpreender a Europa!
ResponderEliminarDesde quando é que a representação da Rita Guerra foi uma das nossas melhores prestações de sempre? O concurso não era de vestidos mas de músicas! Não vimos o mesmo festival e eu já sigo a Eurovisão há 46 anos. Seria bom que revisse todas as nossas representações no ESC. Aliás, se tivesse sido essa tal das melhores teria ficado mais bem classificada, não acha? Às vezes opinam-se aqui coisas muito estranhas! Realmente muito estranhas.
EliminarPodiam adicionar um bocado de pirotecnia à interpretação.
ResponderEliminarEu sou a favor de fazer uma versao totalmente nova como fez a georgia senao ficamos na semi
ResponderEliminarOlá, tenho 17 e é a primeira vez que comento. Vejo quase todos os dias o vosso site e queria agradecer-vos por aquilo que fazem (h) .Gostaria de saber se poderiam pôr as músicas selecionadas este ano no vosso meo kanal. Obrigado.
ResponderEliminarAnalisei trinta tops29 de utilizadores do youtube. Em media, colocam Portugal na 18a posicao. Considerando que ainda faltam 11 cancoes... esperava melhor
ResponderEliminarTambém eu, achei uma desilusão. No entanto ainda acredito que conseguimos passar à final
EliminarConcordo com o Anónimo das 12:52.
ResponderEliminarA música precisa de agarrar muito mais. Chega-se a meio já se ouviu tudo.
São 3 minutos e cada segundo é precioso!