José Cid regressou ao Festival da Canção como co-autor do tema Tu tens uma mágica, interpretado por Gonçalo Tavares. Em entrevista ao ESCPORTUGAL, afirmou que 'o festival subiu dois degraus: o primeiro com o regresso de grandes compositores e o segundo com a implementação de uma banda ao vivo'.
Gonçalo Tavares não conseguiu, em momento algum, esconder a felicidade do resultado alcançado nesta edição do Festival da Canção. Em entrevista ao ESCPORTUGAL, o intérprete de Tu Tens uma mágica afirmou que 'é uma experiência sempre muito boa. Estávamos todos muito divertidos e claramente houve um aumento de qualidade tendo o festival subido um degrau'.
José Cid, co-autor do tema e tio do cantor, vai mais longe nos elogios ao certame: 'Diria que o Festival subiu dois degraus', justificando a sua afirmação com a participação de compositores como Sara Tavares e Sebastião Antunes, que classifica de 'um nível mundial', e com a implementação de uma banda ao vivo, fazendo com que 'os músicos trabalhassem'. Em tom de brincadeira, afirma que 'ao ter um sobrinho com esta qualidade vocal já posso morrer' e faz referência ao ter conseguido mais um segundo lugar na competição, 'ao conquistar o 2.º lugar ex-aequo, torna-se a sétima vez que isto me acontece. Melhores dias virão'. O representante português em 1980 destaca ainda a participação de Simone de Oliveira - 'que fantástico ela cantar ainda assim e ter essa coragem' - e afirma que a canção vencedora 'foi uma das minhas favoritas logo à primeira audição'.
Veja o excerto da entrevista ao ESCPORTUGAL em plena 'Green Room':
Esta e outras notícias também no nosso Facebook. Visite já!
Fonte, Imagem e Vídeo: ESCPortugal
Mas ele não ficou em 2º lugar, ficou em 3º e porque foi salvo pelos colegas, senão nem à final teria chegado.
ResponderEliminarSe as 6 canções tivessem sido escolhidas pelo público, os finalistas teriam sido:
Leonor Andrade - Há um mar que nos separa (1º)
Yola Dinis - Outra Vez Primavera (2º)
Filipa Baptista - A noite inteira (3º)
Teresa Radamanto - Um fado em Viena (1º)
Simone de Oliveira - À espera das canções (2º)
Filipe Gonçalves - Dança Joana (3º)
Com estas 6 canções a final teria sido muito mais interessante.
O público és tu, certo? Que eu saiba a RTP ainda não divulgou os resultados na integra
EliminarClaudio , tem razão, seria muito mais interessante a final. A Filipa nunca teria ficado pela semifinal se fosse apenas o televoto.
EliminarClaudio, em que te baseias para chegar aos resultados a que chegaste?
EliminarJá estão no Wikipédia quer português quer inglês! Só para que saiba
Eliminar13:23 - Nesse caso teria sido conveniente e de bom tom,mencionar a fonte de informaçao,que no caso da Wikipedia nao e nem de perto nem de longe 100% fidedigna.
Eliminar13:23 - Acabei de fazer uma ampla pesquisa pelas Wikipedias.A informaçao dada pelo Claudio de que cançoes votadas pelo publico nas semis teriam ficado em 3º lugar NAO EXISTE. Talvez tenhas compreendido mal,mas o que disseste nao corresponde a verdade. So para que saibas.
EliminarAs informações estão sim na Wikipedia. Se são verdadeiras ou não, não sei, mas eu acredito que sim. Não é preciso ser-se muito inteligente para perceber como o público votou.
EliminarMAnda então o link do site onde iate isso...
EliminarMas alguém acredita que a RTP vai divulgar os resultados? Se o quisesse fazer, não teria já tido tempo? Realmente eu também me pergunto: quem ficou em segundo? E quem ficou em quarto na primeira semifinal? E quem ficou em último na segunda semifinal? E quem ficou em quinto na final? E a canção vencedora ganhou por uma margem grande ou pequena? No ESC não se espera tanto tempo para se terem os resultados de júri e televoto de quase quarenta canções... Até há uns vinte anos qualquer concurso do tipo "1,2,3" tinha um representante do governo civil para assegurar a legalidade do ato. Em finais nacionais estrangeiras os apresentadores também já têm feito referência à presença de um escrutinador. Desculpem, mas do FC, que apura a canção representante de Portugal (alguns dizem só RTP) num evento internacional, espera-se mais do que dum "reality show" em que nos questionamos se uma tal Vânia S. teve mais percentagem de telefonemas para sair do que um tal David P.... Vá lá que a canção vencedora não é de Emanuel, senão já haveria não sei quantos mil protestos de ilegalidade. Mas tenha a canção vencedora saído da pena de Emanuel ou Paul McCartney, Miguel Gameiro ou Bruno Mars, deve saber-se com que percentagem ganhou e com que percentagem as restantes perderam. Isso, porém, seria transparência, o que deve decerto ser incompatível com "serviço público".
EliminarClaudio Silva 17:55 - Estamos a falar de "percepçoes" ou de factos? Na wiki estao la as cançoes que passaram pelo televoto e as que passaram por voto do juri.Nada mais.
EliminarEu já deixei um comentário com os links, mas por alguma razão não o aceitaram. Não tenho culpa.
EliminarDou os parabéns ao escportugal por dignificarem o Festival da Canção como ninguem. Continuem asssim a defender os artistas e a música nacional
ResponderEliminarTemos aqui gente que vem do além....sabem sempre mais que os outros. lol
ResponderEliminarsubiu 2 degraus? festival piorou, preferia mil vezes o do ano passado... pelo menos tinha boas musicas como o da catarina, do rui e da zana...
ResponderEliminar@Cláudio Silva
ResponderEliminarPeço-te o grande favor de apagares aquilo que escreveste na Wikipédia. São apenas rumores criados na tua fantasia e não têm fundamento algum.
Obrigado. (p)
Eu não escrevi coisa nenhuma. Se quiser peça à PJ para investigar o endereço IP para descobrir quem foi, eu tenho as minhas mãos limpas.
EliminarMania que esta gente tem de mandar piadas e fazer comentários estúpidos. E o pior é que se escondem no anonimato. Enfim.
desde quando o gonçalo ficou em 2 lugar? ja divulgaram os resultados? nem na finalissima ele devia estar.
ResponderEliminareste jose cid é mesmo ingénuo... ele acha que os compositores votaram na musica por ser boa...
ResponderEliminar