A RTP acabou de confirmar que Leonor Andrade interpretará 'Há um Mar Que nos Separa' em português, sendo uma das sete participações que não usa o inglês.
Dos 40 países participantes no Eurovision Song Contest 2015, apenas sete não atuarão com a versão em inglês dos seus temas. A RTP confirmou, esta tarde, que Leonor Andrade interpretará 'Há um mar que nos separa' em português, como tem acontecido nos últimos anos.
No mesmo artigo, a RTP menciona as participações de França, Espanha, Itália, Roménia, Finlândia e Montenegro como os restantes países que não apostarão numa candidatura em inglês, frisando que a ARJ da Macedónia e a Albânia são dois dos países que mudaram o idioma para inglês após a escolha na língua nativa.
Lembramos que Portugal é um dos poucos países que nunca apostou numa candidatura totalmente em inglês, sendo que em 2003 e 2005 apostou numa versão bilingue (em inglês e português), enquanto que em 2007, Sabrina atuou em Helsínquia com uma versão de Dança comigo que contemplava frases em inglês, francês e espanhol.
Recorde a vitória de Leonor Andrade no Festival da Canção 2015:
Esta e outras informações também no nosso Facebook. Visite já!
Fonte e Imagem: RTP / Vídeo: YOUTUBE
estão a gozar né? mas será que a RTP não aprende nada?
ResponderEliminarBOA!! Bem feito!!
ResponderEliminarPara quem?
Eliminarvergonha de ser português.
ResponderEliminarentão sai do país!
Eliminar17:35-A serio mesmo!? Ja pensou em emigrar pro Brasiu? Ou tem mesmo qui ser dji lingua inglesa? Na velha Europa so tem mesmo 3 paisis dji lingua oficiau inglesa,Irlanda,Malta e UK,mas em Malta o pessoau na pratchica fala a lingua delis,o Maltes,parecido com o arabi.
Eliminareu não tenho vergonha de ser portugues, mas tenho vergonha da mentalidade portuguesa e da RTP em que apenas tem como objetivo chegar à final e não em ganhar, parecemos um mini estado tipo são marino.
Eliminar12:16 - No ESC, e nao so, os resultados nao se medem pelo tamanho dos estados.Para que saibas o mini-estado de San Marino tem um alto nivel de vida e de bem-estar,tal como Liechtenstein,Monaco e Luxemburgo. Tudo mini-estados de grande nivel de vida e ate sucesso no ESC(Luxemburgo e Monaco).
EliminarRG estava a falar no sentido de chegar a final, sao marino ja fica feliz de chegar a final por ser um mini estado!
Eliminar23:21-Em que factos te baseias para afirmares tal coisa?Olha,o Monaco venceu o ESC em 1971,o Luxemburgo venceu-o pelo menos em 1965,1972,1973 e 1983.Estado mini nao significa ambiçoes minimas,nem miserabilismo,ao contrario de "alguns estados maiorzitos".
Eliminar23:21, Isso que tu dizes e transferir para S. Marino complexos de inferioridade tipicos da maneira de pensar dos portugueses.Os S. Marinenses nao sofrem desse tipo de complexos.
EliminarRTP NUNCA APRENDE, NUNCA INOVA!
ResponderEliminargente... esqueçam, este ano não há final para nós novamente, musica da leonor não tem chance contra elas.
ResponderEliminarSinto-me TÃO MAL por ver a final cada vez mais longe... ;-(
ResponderEliminarConcordo plenamente ! E sou da opinião que cada país devia cantar na sua língua.
ResponderEliminarNão me venham com esses pseudonacionalismos é por isso que Portugal nunca vai à final.
EliminarIsso não é verdade.
EliminarAcho muito bem que Portugal cante em português. Aliás sou apologista que deveria voltar à Eurovisão a regra que obrigava todos os países a cantarem na sua língua materna. O festival da eurovisão para além de ser um evento de canções, também o deve ser de encontro de culturas, porque apesar dos países participantes serem quase todos europeus e os que não são terem uma raíz cultural europeia, e por isso possuírem uma cultura em comum, no entanto isso não implica que não exista uma diversidade cultural entre as quais a própria língua. Porque razão temos que cantar na língua materna do Reino Unido, Irlanda e Austrália? este pensamento é que revela um enorme provincianismo de quem o defende, desconhecendo as verdadeiras razões que levam a que a maioria dos países optem por cantar em inglês. Nós não somos nenhuma província do Reino Unido para nos vermos forçados a cantar na língua deles! A ditadura do inglês é o reflexo de interesses políticos e económicos que deveriam ser colocados de parte pela grande maioria dos países se mostrassem uma verdadeira autoestima de ser quem são e não se submetessem a interesses que transcendem um festival de canções.
EliminarAnonimo das 20:08 por acaso tens consciencia que quando havia a regra de cantarem na lingua materna o Reino Unido e a Irlanda se fartaram de ganhar?
EliminarPorque seria?
Se calhar porque a maioria da Europa compreendia melhor as musicas deles?
Huuuummm.. Mas so SE CALHAR...
Até que enfim se põem os pontos nos "i"s, um bravo ao anónimo das 20:08!
EliminarBravissimo,anonimo das 20:08! Expuseste todas as razoes porque se deveria cantar so nas linguas oficiais de cada pais! Que entre de novo em vigor a regra linguistica!!!. Com televoto e regra lingustica so 1998,ano que ganhou Israel a cantar em hebraico!!!
EliminarIsrael ganhou 1998 porque era transexual lol Sérvia em 2007 por questões politicas...
Eliminar23:53-O que dizes sao SUPOSIÇOES(com que em parte ate concordo),mas nada mais que isso.Em 98 talvez o transexualismo de Dana International tenha pesado,mas em 2007 nao tou a ver a Servia a ser favorecida ,bem pelo contrario era um pais nada amado em parte nenhuma da Europa!
EliminarE quantos países é que venceram com a sua língua materna e quantos é que ganharam a cantar em outra língua (inglês)?
EliminarQuem participa no concurso é para competir e tentar vencer e não para demonstrar à Europa a nossa língua. Para isso já o fizemos em todas as anteriores participações e com o melhor lugar de sempre: 6º.
10:25-So para mencionar a patir de 1980: 82(Alemao),83(Frances),84(sueco),85(Noruegues),86(Frances),88(Frances),89(Croata),90(Italano),91(Sueco),95(Noruegues),98(Hebraico)2007(Servio).De onde se pode concluir que antes da liberdade linguistica vencia-se noutras linguas para alem de em INGLES.Facto!!
EliminarAnónimo 10:55 Não respondeu à totalidade minha questão:
EliminarQuantos países não cantaram na sua língua materna e ganharam a cantar em outra língua (inglês)?
Facto: muitos mais que os quem mencionou e pode começar a partir de 1980.
Cocordo mas acho que na parte do fim da canção deveria-se juntar mais vozes com um coro grande.
ResponderEliminarAinda bem,,, isto sim é uma boa noticia
ResponderEliminarNós somos portugueses, temos de cantar em portugues, não pudemos esquecer que o portugues é uma das linguas mais faladas nos mundo, e se não acreditam é só pesquisarem,,,, parabens a Leonor e à musica portugesa
ResponderEliminarloool é falada na europa? pq que eu saiba este concurso é europeu, não mundial.
EliminarSim, é falada na Europa, em Portugal e vários locais da europa devido à emigração dos portugueses.
Eliminarpor acaso o português é uma das linguas estranjeiras mais em França, luxemburgo e Espanha
EliminarLoll ...cala-te esta calado ...so dizes asneiras.... Franca nunca vez uma placa traduzida em portugues... Lol sem comentarios
EliminarMais delirios!!
Eliminar20:14 - Ora aqui está um dos bons comentários que o ESCPortugal não censura. Parabéns ao autor!
EliminarNos portugueses nao nos "prostituimos" linguisticamente so para sermos cool e iguais aos outros.Ainda bem!
EliminarSempre a mesma porcaria .. nunca aprendem .. vejam a macedónia a musica ficou espectacular em ingles
ResponderEliminarSe estão tão preocupados que não passamos à final por cantarmos em Português. ..então é porque não estão assim tão convencidos que a música seja alguma coisa de jeito...se fosse boa cantada em Português ou mandarim seria igual, não?
ResponderEliminarAcham sinceramente que se não passarmos é porque não cantamos em Inglês?! Really?!
ResponderEliminarentão e vai haver uma versão melhorada, com melhor produção?
ResponderEliminardava algum jeito
meu deus, boa noticia aonde? mas sera que estes tugas não entendem que isto é um concurso INTERNACIONAL??
ResponderEliminarNão, não percebam...
Eliminarvergonha não é dos países que optam cantar na língua mãe, mas im dos 34 que cantam em Ingles! E para ser mais exato, não são 7 países que cantam na língua materna, mas sim 10, sim porque que eu saiba o Reino Unido, a Irlanda e a Austrália têm esse direito
ResponderEliminarVergonha porque se querem fazer entender por toda a Europa?
EliminarCoitados sao uns vergonhosos realmente... vendidos.
Ja agora tb queres que todos nao so cantem na lingua propria mas tambem so mandarem musicas "culturais" e tradicionais dos paises? Depois podiamos mudar o nome para Eurovision Folk Traditional Songs Contest...
Pffff
18:21- Esqueceu-se de Malta,que tem como uma das linguas oficiais o Ingles.
Eliminar@anonimo das 18.21
EliminarA notícia não diz que são 7 países a cantarem na língua materna mas sim, 7 países que NÃO CANTAM EM INGLÊS, muito diferente... E sou de acordo que ESC está perder a "presença" das culturas participantes, e daquilo que diferenciava as canções, daqui a pouco vai ser um festival Sueco, pois muitos suecos estão a escrever, compor, coreografar, etc as canções representantes de vários países, e até os levam para fazerem coro das canções... Mas parece que é isso o que muitos portugueses que aqui escrevem querem, um festival de música pop sueco... E se eu não enganar, pro ano na Suécia será...
21:22-EUROVISION FOLK TRADITIONAL SONG CONTEST estaria em contradiçao com o regulamento do ESC,que proibe cançoes que tenham sido apresentadas em publico ou editadas ,creio que, antes de Setembro do ano anterior.Cançoes tradicionais iriam infringir essa clausula he-he-he!
EliminarEste pessoal que defende o uso da tao COOL,ooh aah,lingua inglesa no ESC anda tao exasperado e desesperado que ate mistura conceitos que nao cabem no ESC,como esse do folclore tradicional.Em parte por ignorancia,em parte por falta de argumentos para defender a sua causa.
Eliminar12:12 Tu nao compreendes SARCASMO de certeza. O Festival de Folclore era uma boca para quem aqui diz que temos de participar para difundir "a nossa cultura" e portanto tem de ser cantado em portugues... lol
EliminarEstranho que 98% dos outros participantes nao participam para divulgar a cultura mas sim para competir num concurso musical
17:39-O sarcasmo costuma ser o "argumento" de quem nao tem argumentos validos,a nao ser ,neste caso, o "da Maria vai com as outras".
EliminarTens direito a tua visao acerca do ESC,a qual nao coincide bem com a razao de ser do ESC.A Historia do ESC nao pode ser apagada assim pelo capricho de uns poucos.
17:39- Enganaste-te nas contas.A percentagem de paises que este ano cantam numa lingua diferente de qualquer uma das suas linguas oficiais e de 77;5% e nao de 98% como afirmas,caso esse seja o teu criteriode"competiçao num concurso musical".Faz as contas!
Eliminarvira o disco e toca o mesmo...
ResponderEliminarAcho muito bem que se cante em português. :)
ResponderEliminarIgnorantes!! Se não passarmos à final será devido à competição e as probabilidades. Sempre cantamos português e já estivemos pelo menos 3 vezes na final. Deixem-se de conversas da treta!! Somos postos de parte porque pomos de parte a competição e também nos pomos de parte. Só porque sabem que vamos cantar em português descredibilizam a nossa participação como fazem sempre.
ResponderEliminare acha que portugues nos dará a vitoria? O IMPORTANTE É CHEGAR À FINAL OU VENCER?
Eliminar3 vezes na final... grande coisa, grande feito... até parece top 3... Dá pra rir...Como pensam pequeno... Portugal não é como os outros países do leste nem como Espanha, Italia ou França... Portugal fala muito bem _Inglês e canta muito bem em Inglês...Qualquer português médio sabe várias línguas. Esta é a verdadeira imagem de pt em 2015... Quem domina línguas é culto certo? Basta ver os nosso programas de musica... Poucos cantam em português... Mostrar a Europa que cantamos muito bem em Inglês pelo menos uma vez na vida... Sem cultura de provincia ... please
EliminarO importante é ter uma canção vencedora e a nossa canção é boa mas não é vencedora ignorante!! Acima de tudo a melhor do FC
EliminarA nossa musica nao eh boa.. mas sim o mal menor entre musicas sofriveis como de costume no FC
EliminarE concordo com o que disseram sobre Portugal e neste caso a RTP jogar muito fraquinho e contentar-se com pouquinho... "3 vezes na final, nada mau".. 3 vezes para ai numa decada lol a ultima vez que tivemos um top 10 foi ha VINTE anos...
Que triste :( vejam as visualizações do nosso vídeo em comparação a de outros países.. Ninguém gosta de nós :-(
ResponderEliminarOs meus parabéns. Sinto- me orgulhoso de ver a minha língua naquele grande palco.
ResponderEliminarConcordo inteiramente com esta decisão. O problema de Portugal nunca ter ganho a eurovisão nunca foi uma questão de língua. Aliás por cantarmos na nossa língua é um factor que nos diferencia o que é bom, porque na eurovisão o que é diferente é noticia, é comentado e falado. Quanto mais falarem de nós melhor.
ResponderEliminarNum ano em que não existe vencedores claros, uma boa prestação em palco é o que vai ditar o vencedor. Cantar em inglês ou em português é uma falsa questão.
Se a Leonor mostrar a mesma energia e entrega ao tema que mostrou na final do festival da canção no palco da eurovisão, já me darei por muito satisfeito e orgulhoso.
Quanto a resultados todos já sabemos o que nos espera. Só nos resta a esperança e o orgulho de vermos a nossa canção naquele palco, por isso vamos acreditar mais uma vez que este ano será diferente. Se não for, cá estaremos todos para dar os parabéns e agradecimentos a esta equipa fantástica que nos vai representar este ano.
Juntos somos mais fortes pessoal ... vamos lá apoiar o que é nosso e não comecem com os comentários derrotistas e a atacar a nossa canção nos fóruns estrangeiros. Queremos união e garra para ganhar a eurovisão.
Tenho dito
TACV
TACV - Belissimo texto,com o qual concordo inteiramente!!
EliminarO problema não esta na língua mas sim na canção cante ela em que língua for não vai passar porque é pobrezinha.......A única que passava em português era a yola essa sim era uma grande canção !!!!!
ResponderEliminarOutra vez a Europa vai olhar para portugal com distanciamento, velho e chato...Orgulhosamente sós... Nem dentro de Portugal cuidam da Língua..! Que imagem querem passar? Que o portugal fala Português? RISOS Não fazem nada pela língua nem nas ex-colonias.. Só existe interesse a nivel mundial no português por causa do Brasil (que muitos em pt dizem que o Brasil fala brasileirez) Uma festa como a Eurovision vão comunicar com Europa em português?!! A RTP e muitos "putugas" não entende que a Eurovision é uma festa não um festival de culturas....
ResponderEliminar19:05Qual a diferença essencial entre festa e festival de culturas a nivel de se cantar nesta ou naquela lingua?Mete na tua cabeça isto: Ha milhoes e milhoes de pessoas no mundo todo que DETESTAM musica cantada em Ingles,por milhoes de razoes!!! Eu sou uma delas,entendes? Qualquer outra lingua OK.
EliminarQual a diferença? Simples a actual eurovision não é festival de culturas... ou pior uma feira de países (turismo) Nem português entendes? Festival de musica é diferente de intercambios culturais "foclorico" Na eurovision a lingua usada entre todos é o inglês... mas podes tentar... tentar... tás a vontade pra falar em português.. mas ninguem vai entender o que dizes....
EliminarA importancia atual do portugues como lingua internacional (considerada a par com o russo uma das linguas em crescimento de importancia no mundo dos negocios) nao se deve SO ao Brasil.Por alguma razao nas escolas de linguas as pessoas querem tambem aprender nomeadamente PORTUGUES EUROPEU.
Eliminar06:40-Isso e o que tu e outros como tu queriam,mas nao e assim.O ESC continua felizmente a ser uma mostra da diversidade da cultura musical europeia,apesar dominio momentaneo do Ingles e da compra e venda de musica made in Sweden por essa Europa fora.Mas isso ha-de acabar.
Eliminaro alemão é a lingua mais falada na europa, e alemanha canta em ingles, o russo é super falado em imensos paises europeus, e russia canta em ingles, pq nos que falamos portugues, e somos unico pais da europa com essa lingua devemos cantar em portugues? RIDICULO.
ResponderEliminarA Roménia também mudou o seu tema para inglês, só deixou o título De la capat (All Over Again)
ResponderEliminarTambém eu gosto que seja em português. Não é o idioma que se fala que faz uma canção melhor. E cada país devia cantar no seu idioma. Isso faria o concurso mais rico. Se em inglês é estamos a colar aos outros.É um concurso internacional, mas isso não quer dizer que se tenha de cantar em inglês. Uma canção é melhor por se cantar em inglês? Grandes cérebros, lol.
ResponderEliminarEm Portugues CLARO!! ADORO!!!
ResponderEliminarA Roménia tbm canta em ingles
ResponderEliminarAlguns europeus não gostam mas outros gostam, vamos defender a nossa língua, e quem não cantar em inglês não quer dizer que não va ganhar, em 2007 ganhou a serbia com a sua língua por isso não podemos perder a esperança, este ano levamos uma música superior ao do ano passado e faltou 1 ponto para chegarmos a final, e os europeus votaram em muito em nós e perceberam, NÃO, foi mesmo o júri qque não votou em nós.
ResponderEliminarFORÇA LEONOR, até a música está mais rock. !
Relaxem que encaixa!! Tanto falam disso que acabam por morder a língua!! Português!! Ainda bem
ResponderEliminaraos que dizem que a lingua nada tem a ver, no caso de Portugal tem sim! e muito! 50 anos e nem um top5 e levamos musicas muito lindas!
ResponderEliminarEm relação à servia ter ganho em 2007, não comparem com portugal, a lingua servia é falada nos paises da ex jugoslávia, por isso levaram tantos 12 pontos e quase perdiam para a ucrania, e aliás nesse ano tal como ano passado ganhou um representante GLS.
Os Homens da Luta é que estragaram tudo!
ResponderEliminarPORTUGUES!!! YES!!! By bye haters!!
ResponderEliminarNah, Sempre os mesmos atrasidinhos da Europa. Porque não apostam em inglês?! Enfim...
ResponderEliminarPessoal, mentalizem-se: o problema não está na língua, mas na qualidade da canção! Uma boa canção até pode ir ao ESC em chinês! Até porque grande parte do público do ESC não sabe inglês ou não o percebe nas canções. Ou acham que estamos nos States ou somos todos teenagers?!
ResponderEliminar22:34- Falas verdade,na maioria dos paises europeus so 25% da populaçao fala/entende ingles. Nos paises do Leste nem isso.Mas para certas orelhinhas tudo o que seja murmurado numa coisa que soe a Ingles WOW it's sooooo coooool...E essencialmente disso que se trata!
EliminarAii vida...eu só queria era que a canção tivesse uns melhoramentos e tal(isso é bem mais importante),havia de ficar tão boa que já ninguém ia falar no maldito inglês.
ResponderEliminarPelo menos 2 dos países que mudaram para inglês(Sérvia e Macedónia) pioraram as próprias musicas...logo ñ percebo que "desejo ardente" é esse :p
vamos ficar pela semi, no youtube nos top 40 estamos sempre abaixo dos 30... ate tem top a meter a nossa musica em 39.. so nao fica em ultimo por causa da finlandia... uma vergonha
ResponderEliminarNas semifinais do ESC o televoto é mínimo, sobretudo de esc fãs. Preocupa me a nossa canção estar a ser tao ignorada, ninguém sabe quem é a Leonor , o vídeo tem poucas visualizações. Se ela não arrasar como fez a suzy nas festas da Holanda e Londres, temo que poucos vão votar porque nem conhecem. E não chega a atuação da noite da semi e os ensaios previos. É preciso notícias, entrevistas, aparições ao vivo. Ta tudo calado
ResponderEliminarclaro, aquela musica facilmente é esquecida, aliás em portugues torna-se secante, o pior é que a RTP não divulga a nova versão com o videoclip...
Eliminar"Coisas de nada" era também uma canção bilingue.
ResponderEliminar"Playback" tinha palavras em inglês e francês.
"Não sejas mau p'ra mim", em inglês.
"Um grande, grande amor", em inglês, francês, italiano e alemão.
todas as musicas más.
EliminarAnónimo. se fossem suecas seriam excelentes... (o)
EliminarÉ triste constatar que a nossa própria língua é tão mal-amada pelos próprios fãs portugueses... e voltamos à obsessão pelo inglês? pois, por isso é que se veem tantos "pontapés na gramática e ortografia" em muitos dos comentários escritos em português - é vergonhoso! Preocupem-se mas é em falar e escrever bem no vosso idioma materno antes de se lançarem para o inglês... Acompanho o ESC a sério desde 1994 e, acreditem!, quero tanto uma vitória como vocês... mas não creio que o cantar em inglês seja a "salvação da pátria".
ResponderEliminarA mim espanta-me a obcessão de alguns fãs e RTP pelo facto de nunca, jamais e em tempo algum podermos cantar em inglês, língua em que 90% dos países cantam (mesmo a Alemanha e a Russia!!!)
EliminarNuno, eu tenho a mesma opiniao que tu acerca deste assunto da lingua no ESC-como se a lingua inglesa fosse o toque de varinha magica para Portugal ganhar o ESC!!!Pessoalmente,cada vez menos gosto de musica cantada em Ingles,pelo que nao posso ser incoerente comigo proprio neste assunto.
Eliminar@ Pedro Carvalho: Não é obsessão nenhuma. Só não considero que o cantar em língua inglesa seja sinónimo de modernidade (como muitos defendem) ou um passaporte para a vitória. Li algures um comentário que faz todo o sentido (e empiricamente temos tido essa experiência): há canções que são completamente arruinadas após tradução para inglês (perdem a "magia", o que as distinguia das demais... tornam-se em mais umas no meio de tantas outras) e não faz sentido traduzir qualquer canção para inglês. Há que ponderar se haverá, de facto, uma mais-valia nesse processo. Falando do caso concreto de Portugal neste ano, devo referir que a nossa canção para Viena prendeu-me logo à primeira audição (um bom sinal...) devido à sonoridade moderna, à batida contagiante e à interpretação competente da Leonor (que esteve ainda melhor durante a final) - defendi a vitória dela ou da Yola. Julgo que foi uma escolha acertada: num ano em que as baladas imperam, a da Yola seria mais uma e a da Leonor acaba por se destacar. Pergunto: ganha-se algo pelo facto da Leonor cantar em inglês? Se for para conhecimento da letra, acredito que muita pouca gente se prenda com isso... o impacto determinante vem da melodia e da prestação ao vivo (sim, pois há muitos casos onde a versão de estúdio era boa e depois ao vivo foi um "flop"...)
Eliminar@ RG: Subscrevo.
EliminarEu não considero que cantar em ingles seja sinomino de modernidade, defendo o portugues em canções mais tradicionais como Senhora do Mar ou Todas as ruas do amor, por exemplo. Sou COMPLETAMENTE CONTRA a intransigência de muitos fãs portugueses (e não leio o mesmo em sites de outros paises) contra o uso do ingles, como se isso fosse o pior dos mundos! Por principio não gosto de pessoas instransigentes e intolerantes, normalmente não são felizes. Gosto de pessoas abertas ao mundo, abertas a novas experiências e sensações. Cortar logo a possibilidade de cantar noutra língua é de um atraso civilizacional e pessoal que, se viesse de algum amigo ou familiar, eu ficaria preocupado e tentaria ajudar.
EliminarA televisão suíça saúda sempre (na Eurosong) o facto de Portugal cantar em Português. Sempre um comentário positivo dos comentadores sobre o assunto. (h)
EliminarEm tempos,quando as cançoes em todos os paises eram escolhidas na lingua local e posteriormente postas em Ingles( 73,74,75,76,77) frequentemente a versao inglesa nao tinha nada a ver com o original.Nao gostar de musica em ingles nao e ser intolerante,e sim uma questao de estar farto,enjoado de algo.
EliminarSou de opiniao,que ha muito pouca experiencia practica de como funciona o televoto aliado a regra limitativa da lingua no ESC.Pessoalmente,gosto mais das linguas originais na musica,uma predileçao como a de quem gosta mais em Ingles,mesmo na versao incompreensivel de certas naçoes.
EliminarNuno,estou totalmente de acordo contigo.
EliminarPedro, eu nao diria melhor.
EliminarPedro,vc dizendo-se tolerante cataloga pessoas como sendo atrasadas civilizacional e pessoalmente.Nem quero pensar como seria caso vc se considerasse intolerante.
EliminarEstamos a falar de linguas no ESC: eu aceito que Portugal cante em qualquer lingua, dependendo da canção. Chama a isto intolerancia? Bom, pra mim, este assunto está terminado porque estamos a bater no ceguinho.
Eliminar22:32-"Eu nao diria melhor"- Mas onde e que eu ja vi aqui neste site esta mesmissima expressao!? Vou ver se me lembro,depois logo digo.
Eliminar