A nova administração da RTP exonerou a direção de programas do canal, presidida por Hugo Andrade. Daniel Deusdado é o homem que se segue.
Hugo Andrade foi exonerado da direção de programas da RTP1. A nova administração da empresa, liderada por Gonçalo Reis, resolveu mexer em várias equipas da estação. Para além da direção de programas, também na informação, na rádio, na RTP2 e nos canais internacionais houve mudança de cadeiras.
Para ocupar o lugar agora vago, a equipa de Gonçalo Reis recrutou Daniel Deusdado, jornalista e sócio da produtora Farol de Ideias. Deusdado vai gerir os programas da RTP1 e ainda a RTP Informação e RTP Internacional. A nova administração considera que é preciso trabalhar melhor para as diversas comunidades, mudar grelhas, horários e conteúdos. Quer ter naquele canal “o melhor do audiovisual português, com filmes, séries e documentários” e ao nível da informação há uma ligação lógica ao canal noticioso, através do multimédia e online, para os novos emigrantes portugueses.
O diretor de programas da RTP1 tem sempre a palavra final no que toca às decisões relativas ao Festival da Canção e à Eurovisão. Hugo Andrade chegou a dizer que o Festival era uma das prioridades da RTP e era também um dos mais acérrimos defensores da língua portuguesa no certame. A ver vamos se a nova direção de programas irá impor algumas alterações já para este ano...
Esta e outras informações também no nosso Facebook. Visite já!
Fonte: Público; ESCPortugal / Imagem: DN
Boas noticias!!
ResponderEliminarO Hugo Andrade notava-se que gostava do ESC, espero que este novo diretor também goste...
ResponderEliminargostava tanto que nunca nos fez ter bons resultados.
EliminarÉ, gostava tanto que continuou a proibir cantarem em inglês...
Eliminarque metam um jovem no lugar dele que entenda mais sobre como as coisas funcionam lá fora, queremos ingles no ESC, queremos boas musicas no festival da canção, queremos que a RTP pare de convidar compositores e queremos que abrem candidaturas!
ResponderEliminarAnonimo 00:03 - Tudo bem,excepto no que refere a lingua inglesa. Fala so em teu nome,OK? Ou sera que es um representante colectivo"democraticamente eleito"?
EliminarIsso é tudo muito bonito e falar é facil lol Não basta apenas pedir que as coisas acontecem. Isso também eu queria que acontecesse mas...
EliminarEnfim, o que nos valeu cantar em português todos estes anos?
EliminarRealmente é o pensamento típico dos portugueses, ficam felizes com um 13 lugar em 2008, ENFIM.
Anonimo das 00:34, desculpe se dei erros no meu português (não sei aonde dei, deve estar a ver coisas), não sabia que estava a fazer um teste em português, mas vou seguir sua dica e ler um livro, mas aconselho a você também a ler um de boas maneiras, cumprimentos!
00:03 e 01:29-Para mim nao se trata tanto de cantar em portugues,mas antes,isso sim,de NAO CANTAR EM INGLES.Qualquer outra lingua para mim OK.Detesto a hegemonia do Ingles.O teu erro ortografico: Devias ter escrito"talvez abram",com o verbo no conjunctivo,nao no indicativo.
EliminarCuriosamente so temos experiencia de 1 unico ano,1998,em que se combinou o televoto generalizado com a clausula linguistica ainda em vigor.Tivemos como resultado a victoria de Israel com "Diva" cantada em hebraico...not in English! Sintomatico??Talvez...
Eliminarai meu deus! estes portugueses realmente têm um pensamento que a mim me dá raiva!
ResponderEliminarMas o ESC é um concurso de Musica ou de tradicionalismos e cultura? acham que cantar em português ganharemos?
Pelo amor de deus, azerbaijão, suécia, austria são paises com culturas e linguas bonitas, e mesmo assim cantam em ingles com musicas que nada tem a ver com a sua cultura e sabem que acontece? GANHAM O ESC!
Enfim, eu digo mesmo, não sei o que é pior, o pensamento de certos portugueses (que devem ser senhores já de idade que gostam de musicas da terrinha) ou o pensamento da propria RTP que penso que poderá mudar com o afastamento desse senhor.
01:33-Tu mais as tuas "musicas da terrinha"...Sabes uma das formas de mentalidade mais "saloia" e exactamente essa de "pim-salabim!" canta-se em ingles nem que seja o "malhon malhon" e pronto temos victoria garantida no ESC .Nada disso!Temos de levar cançoes melhores!!!E uma questao de qualidade!!!
Eliminar01:33-A partir de que idade se pode começar a curtir essas famosas musicas da terrinha?Onde fica a terrinha?Portugal ou "Brasiu"?Pergunto a serio, se ja sabes como escrever a palavra "vida",se com maiuscula ou se com minuscula!?Think of it and enjoy the week-end!
EliminarLol,lol,lol tu e as tuas raivas!!! Acalma-te,vive e deixa viver! Mas gosto muito das tuas raivas! Lol! :-))
EliminarAdoro uma boa peixeirada. As raivas do anónimo e as patadas do RG. Metendo lenha pra fogueira: e se mandassemos uma canção em estilo bizantino, hein?
EliminarTanta raiva, meu deus. Eu, pessoalmente, gostaria que apostassemos no inglês mas o problema está na maior partes das vezes na própria canção. Por outro lado, ha canções como "Senhora do Mar" ou " Há dias assim" cantadas em inglês seria um erro.
Eliminar12:05 - Eu nao teria nada contra uma cançao em estilo bizantino(algo estilo mediterraneo oriental com acordes "arabesk").Alias "Mea Culpa" tinha muito de bizantino e eu votei nela no FC 2014. Peixeirada?Nao.Troca de ideias sim.Mas se adoras peixeirada,isso e contigo.
EliminarDiogo Martins,13:52-Palavras de bom senso as tuas. Esta questao linguistica poe algumas pessoas a ferver com raivas,odios e sei la que mais.Continuo a dizer:So temos experiencia de 1 ano ESC com clausula linguistica e televoto,1998.Ganhou cançao em hebraico.E essa?
Eliminarpéssimas noticias, se não cantarmos na nossa lingua quem cantará??
ResponderEliminarIrra que já irrita este discurso (e fixação) de cantar em inglês como se tal fosse a "salvação da pátria"... o que interessa é termos uma BOA canção!! A música fala bem mais do que as palavras (pelo menos para mim). Já houve vitórias e boas classificações com canções em língua não inglesa (e até imaginária).
ResponderEliminarEu escrevi várias músicas mas nunca consegui descobrir como partcipar.... à uns anos atras ainda faziam "publicidade" para se inscreverem, mas, hoje em dia parece quase que é apenas por convite não havendo lugar para "desconhecidos"....
ResponderEliminartinha musicas prontas a participar tais como "arde no peito"(melancolica), "faz-me acreditar"(romantica), " signs"(pop em ingles) e no entanto quando dei conta ja estavam escolhidas caras semi-conhecidos a participar como já é costume...