A emissora portuguesa RTP já anunciou o método de seleção para o Eurovision Song Contest 2015: o Festival da Canção continuará a ser processo seletivo com 12 compositores convidados.
Através do seu site oficial, a emissora nacional portuguesa revelou o processo seletivo para o Eurovision Song Contest 2015. O Festival da Canção voltará a eleger os representantes portugueses para o certame europeu, tendo a emissora convidado doze compositores para a competição. Ao contrário do ano passado, segundo a informação apresentada, o lote de compositores é composto por portugueses, tendo alguns deles participado nas últimas edições da competição. A competição terá lugar no início do mês de março, não tendo sido revelado se será composta apenas pela final ou por uma semifinal, como aconteceu no ano passado.
Suzy representou Portugal no Eurovision Song Contest 2014 com o tema Quero Ser Tua, de composição de Emanuel, um dos dez compositores convidados pela RTP na edição passada do certame. Recorde a sua vitória de seguida:
Esta e outras informações também no nosso Facebook. Visite já!
Fonte e Imagem: RTP
Veem... a RTP já tinha tudo preparado
ResponderEliminartudo preparado? um metodo horrivel igual ao ano passado, fc 2014 foi uma vergonha, este metodo é pessimo, pensado há ultima da hora! e ainda por cima este ano não tem compositores estrangeiros, e foram compositores estrangeiros que salvaram FC ano passado
EliminarEstou tao felizzzzz
ResponderEliminarfeliz? viu FC 2014? não deve ter visto...
EliminarSerá a pobreza do costume. (Flávio)
ResponderEliminare..... let the show begin!!!!
ResponderEliminarEspero bem que volte o júri de tristal pois a assim fica 50% de júri e 50% do público, música de jeito, catarina Pereira volta. Mas eu gostava que apostassem uma seleção interna.
ResponderEliminarPor amor de deus esqueçam essa Catarina. Vai trazer novamente a mesma música com letra diferente? Já deu o que tinha a dar...
Eliminar:d
Eliminar:-d
EliminarMais do mesmo. A ver vemos o que vai sair daqui. :-?
ResponderEliminarDesde que tenham canções de qualidade ao gosto europeu e que lutem pelo 1º lugar entao força bora la! :) ( Vá , agora aserio, duvido que acontença) .
ResponderEliminarno FC 2014, as musicas que eram feitas por compositores portugueses eram horriveis...
EliminarNAOOOOOOOO, O MESMO METODO DE 2014 NAOOOOOO, PORCARIAAAAAAA, COMPOSITORES CONVIDADOS COM MUSICAS PENSADAS A ULTIMA DA HORA, QUE PORCARIAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA, QUE CUSTA A RTP FAZER ESCOLHA INTERNA?????
ResponderEliminara serio o mesmo metodo de 2014? FC 2014 FOI UMA VERGONHA COM COMPOSITORES ESTRANGEIROS, AGORA COM COMPOSITORES PORTUGUESES... VAI SER PIOR! VERGONHAA RTP!
ResponderEliminarIsto tudo pensado à ultima da hora... mais um ano que não ganhamos.
Em janeiro deviam era apostar numa escolha interna... ridiculo
Porque é que não fazem uma seleção aberta, estão sempre a ir buscar os mesmos... Também não percebo porque é que os compositores têm que ser portugueses, os que temos não nos levam a lado nenhum
ResponderEliminarAo menos já anunciaram qualquer coisa, mas não sei porque não anunciaram tudo, deve estar a ser tudo feito em cima do joelho... como sempre...
Estão em reuniões daaaaa..... convidaram 12 compositores, por isso deve ser uma final com 12 musicas e 50 percent júri.... por favor
EliminarNao se acostumou ainda?? vai ser assim sempre infelizmente!!
Eliminarnão acredito que rtp vai apostar neste método ridiculo denovo, ano passado todas musicas foram más... tudo pensado à ultima da hora, e a mesma coisa este ano... uma vergonha autêntica.
ResponderEliminarCom uma emissora assim, nem à final vamos!
mais um ano a apostar em português? mas será que portugal não aprende nada??? Porque não fazer como a espanha, uma escolha interna? agora uma final nacional pensada em 1 mês? todos os paises que fazem finais nacionais pensam meses de antecedência... sou completamente contra este método de escolha, mais um FC da vergonha.
ResponderEliminarcompositores portugueses? o que salvou fc de 2014 foram os estrangeiros... meu deus esta rtp não aprende nada!
ResponderEliminarpessoas que estão a dizer que estão felizes preparem-se para a desilusão, ano passado também estava feliz até ver as musicas do FC. Este método é horrivel...
ResponderEliminar;-( ;-( ;-( ;-( ;-(
ResponderEliminarwhy damn it, why????
parabéns RTP dão mais importância aos compositores do que às musicas! boa RTP! continuem assim, depois usem a desculpa dos maus resultados é por portugal não ter vizinhos!
ResponderEliminarSinceramente que custa abrir candidaturas igual aos outros países ?
Epah RTP a sério?? Mais do mesmo!!!??? Que desilusão!! (mas já se esperava). A nossa única esperança esta agora em haver Muito bons compositorés
ResponderEliminarporcaria de método.. mais um ano sem ir a final, e sem ganhar...
ResponderEliminarespero bem que convidem o mastiksoul ... mas apostar em portugues é uma vergonha
ResponderEliminara vergonha nao e apostar em portugues, mas sim fazer o tradicional circo de ultima hora!! com cançoes preparadas as pressas e nula promoçao!!
EliminarSe o nome do mastiksoul não aparece na lista de compositores passo-me com este canal de chachada!!
ResponderEliminarEle é angolano pah
EliminarPah talvez ele tenha pah,nacionalidade dupla pah ,quer dizer angolana e portuguesa pah. Quem sabe pah?!
Eliminarforça nucha ahahahhahaha
ResponderEliminargonçalo
Fiquei surpreendido com esta decisão. Acho que a melhor cartada que a RTP podia fazer era a) fazer uma seleção interna ou b) escolher cantor e depois fazer o festival com 3 ou 5 canções a votação. Nunca pensei que fosse fazer o FC com compositores convidados ...
ResponderEliminarEsta decisão não traz nada de novo ... é mais do mesmo. Enfim, vamos ser positivos, pode ser que tenhamos sorte e exista uma canção lá no meio que seja interessante.Para o bem ou para o mal estaremos cá para vibrar com o FC como sempre.
TACV
Ó Anónimo das 21:32, isso qu que escreveste "Espero bem que volte o júri de tristal", foi a maior QUAC do dia:) O que está relacionado com distritos, é chamado distrital.
ResponderEliminarÓ anónimo das 22.52: Isso que escreveste ("isso qu que escreveste") foi a maior "quac" do mês (e ainda vamos a meio de janeiro...). "Isso qu"?!
Eliminarcomparar um erro de digitação com um prego como juri de tristal é demais...eu nem sequer entendi à primeira o que era um juri de tristal LoooL
EliminarÓ anónimo das 16:45: "Júri" tem um acento agudo (coisa que o anónimo das 21:32 sabe). Será que também foi "um erro de digitação" tê-lo eliminado duas vezes?
Eliminarai se aparece um certo compositor do ano passado, parto a telivisão!
ResponderEliminarAh sim?Olha ,nesse caso vai buscar o martelo,a picareta e o machado e começa ja a partir a TV...Trabalho adiantado=trabalho esmerado!
Eliminarpq preferem dar mais importancia a compositores do que nas musicas? FC no ano passado foi uma vergonha... musicas todas más, só se safou as musicas que por acaso eram de compositores estrangeiros... agora este FC só vai ter portugueses... uma vergonha de emissora.
ResponderEliminar"tendo algum deles participado nas ultimas edições" por acaso os compositores do FC 2014 qe eram portugueses tinham musicas horriveis... mais um ano que ficamos pela semi final.. nem vou criar esperanças... e nem vou ver FC, pode ser que com baixas audiencias a rtp acorde para a vida!
ResponderEliminaro que fazer para passar o ESC para a TVI? a RTP nunca quererá vencer.
ResponderEliminarA TVI teria que ser um membro ativo da EBU e fazer algum tipo de acordo com a RTP (o que acho impossivel), poderia-se fazer uma parceria entre canais e dividir o custo de produçao e aumentar a qualidade (o que acho tbm impossivel).
EliminarSe a TVI tivesse interessada "pegar" no ESC!
EliminarE aqui vamos nós de novo...será que ninguém têm ideias novas na RTP,têm de ser sempre mais do mesmo???
ResponderEliminarFogo já enjoa... (p) Eu diria mesmo que é de preposito para irritar e nunca irão aprender nada com os erros do passado.
e eu ainda culpava o poiares... agora com saida dele acho que as coisas pioraram.
ResponderEliminarlote de compositores é composto por portugueses, tendo alguns deles participado nas últimas edições da competição, aposto que vão convidar o tozé santos que só faz musicas horriveis, ou vão convidar o joão só que também faz musicas más...
ResponderEliminarA Suzy devia voltar a ganhar o Festival, e levar Portugal à vitória no Eurovisão
ResponderEliminarPelo menos que seja um FC como o de 2010 POR FAVOR!!!!!
ResponderEliminarEspero que haja alguma canção em inglês
ResponderEliminarPorquê? Para se confudir com as outras?
EliminarIncrivel o pessimismo,derrotismo,miserabilismo da esmagadora maioria das opinioes aqui expressadas. Tudo a priori. Peço so que a RTP QUE DIVULGUE ON LINE TODAS AS CANÇOES POR INTEIRO a tempo e horas,e que a votaçao seja 100% publico,COM LIMITE DE 3 VOTOS por nº detelefone.
ResponderEliminarclaro que as opinioes sao negativas, a rtp continua a dar prioridade aos compositores e não às musicas... metodo ridiculo... ainda por cima este ano não tem estrangeiros, e nos ultimos FC são os estrangeiros que safam o festival...
EliminarOk, vamos ser positivos até porque foi este método que trouxe para Portugal excelentes resultados no ESC e muitos discos vendidos dos seus artistas
Eliminarpedro carvalho, este metodo trouxe excelentes resultados para portugal? desde quando? este metodo é usado desde 2012, 2012 nao fomos a final, e 2014 também não, se ficar pela semi final é bom resultado para si ok...
EliminarDiscos vendidos? geralmente FC não tem discos para vender, nem videoclip.
Oh anónimo...o Pedro estava a ser irónico pá =))
EliminarAh pois,o Pedro costuma ser famoso pelo seu sentido de humor...
EliminarNão me levem a mal, mas só me apetece mandar a RTP a um certo sítio que eu cá sei... Que inércia, que falta de visão e de ambição. Até parece que a RTP só participa na Eurovisão por causa do passeio...
ResponderEliminarcom uma emissora assim... tenho vergonha de ser portuguesa...
ResponderEliminartodos anos a mesma coisa, 1 mês antes do FC, é que anunciam o método de escolha... pior... convidam compositores e não abrem candidaturas de músicas em ingles.
Falam que portugal é impossivel ganhar um ESC, e sabem pq? pq RTP não se esforça... unico pensamento da rtp é ir à final e não de ganhar...
Este ano vou estar a torcer pela espanha novamente.
Ahahhh...A torcer por Espanha antes de conhecer os resultados tanto em Espanha como em Portugal. Muita logica sem duvida! Continue ater vergonha de ser tao logica e coerente,ser portuguesa,sueca ou italiana para o caso tanto faz!
Eliminarmas voce acha que fc vai ter musicas boas? se for como em 2014... espero sentada, com este metodo de escolha é impossivel ter algo de jeito, vc sabe o que é 1 mês para escrever uma musica? é pouquíssimo tempo.
EliminarJa leu em alguma parte q SO AGORA e q os compositores/autores terao sido contactados?Alem disso muito compositor pode ter ja ha meses material pronto para um evento destes.Problema maior sao os formatos,a cargo de pessoas ja desactualizadas(Martins e Galarza).
EliminarTalvez ja seja tarde demais,mas acho que valeria a pena a RTP mudar de directores musicais ,referindo-me ao F.Martins e R. Galarza,no ambito do FC2015. Foram bons e competentes,mas agora ja estao ultrapassados sobretudo a nivel de conceitos validos para o ESC. Uma so final sff.
ResponderEliminara esta altura só havia tempo para escolha interna... e que acontece? mais um FC em que os compositores apenas terão 1 mês para criar uma musica ( geralmente musicas ficam horriveis, tipo FC 2014).
ResponderEliminarEste metodo até podia ser bom, se houvesse mais tempo, e apostassem no ingles.
Portugal deve ser unico país a dar prioridade aos compositores... do que às musicas.
Como nao tenho bola de cristal para poder prever o futuro,so farei criticas e louvores depois de ouvir e ver as cançoes.Sugiro que a RTP ponha os olhos no exemplo da Finlandia de modo a preparar 12 videoclips decentes,que servirao como preview das cançoes tanto interna como externamente(a vencedora)
ResponderEliminarRG deves andar a dormir....quer dizer não tens bola de cristal para prever o futuro, dai nao fazeres criticas nem louvores (tudo certo)...mas tens a lata de pedir à RTP12 videoclips, quando eles nem fazem 1 ah ah :>)
EliminarNao estou a dizer Q A RTP VAI FAZER 12 videoclips,nao estou a fazer previsoes.Previsao e sugestao sao coisas mt diferentes.Se alguem aqui anda a dormir,exaltado,ou com dificuldades dislexicas,esse nao sou eu nao. Sugestoes pode-se dar sempre(mas nao creio q resultem em nada)
EliminarOk reformulo..só alguém que ande a dormir é que dá como sugestão, fazer 12 videoclips quando nem 1 nos anos anteriores foram capazes de fazer :d
Eliminar01:28 - OK, repito,so quem anda a dormir ou tem problemas de dislexia nao entende que sugestao pode ser sempre dada.As vezes pode ser tomada em linha de conta ou nao, Alias frisei,que NAO ACREDITO que a RTP PENSASSE EM FAZER 12 VIDEOCLIPS.Sou realista.
EliminarOK então, menos mal. Contudo desde quando é que a dislexia tem a ver com o entender ou não uma sugestão? Tenho amigos com dislexia e o problema deles não é de todo esse
EliminarRG/1:28: Ter dislexia é como andar a dormir ou não ter inteligência para perceber o que é uma sugestão?
EliminarA dislexia tem diversos niveis e assim tbm consequencias practicas variaveis de caso para caso. Tal como o facto de se andar a dormir.Muitos por dormirem pouco tem problemas em entender certas coisas...outros e o oposto. Tudo bem,meu caro!
EliminarOnde está a vedeta internacional dos anos 80 que a RTP prometeu convidar para representar Portugal? Ehehehe
ResponderEliminarvedeta internacional? O cristiano Ronaldo já cantou para um anúncio! Não somos o Luxemburgo ou Andorra.
EliminarA RTP E OS SEUS COMPOSITORES NÃO VEEM EUROVISION NEM SABEM COMO FUNCIONA:????::Mais do mesmo RTP musicas tontas e com letras poeticas sem sentido... e pra ajudar a festa.. todas em português... Querem votos... assim não vamos lá... sugestões aqui vai a Receita: Performance/Criatividade/Inglês
ResponderEliminarAlguém me explica como se convidam musicas em vez de compositores? É que eu saiba quem faz as musicas e as letras sao os compositores e letristas, logo sao essas pessoas que tem que receber o convite. Agora se sao convidados compositores com talento é outra questão xD E em 2008 tambem era so portugueses os compositores convidados e nessa altura foi o Carlos Coelho o convidado, por isso o Babic pode muito bem voltar ao Fc
ResponderEliminarEurofã, em 2008 a RTP convidou produtores e foi nesse sentido que convidou o Coelho. No caso dele ele foi o letrista, mas houve outros convidados que nem sequer foram o autor ou o compositor. O método de 2015 é diferente
EliminarNão sou de bota abaixo. Eu preferia que o Festival da Canção tivesse terminado, pois só esse nome afugente muita gente, músicos, artistas e espetadores. MAS, já que foi este o titulo que a RTP decidiu ressuscitar, vou esperar para ver se destes 12 nomes alguém percebe de música europeia e para europeus, ao contrario do que tem acontecido nos ultimos 50 anos.
ResponderEliminarO nome ainda é a única coisa que fortalece o evento!
EliminarMas convidem pessoas de jeito sim? Como eurofã estou farta de ver a RTP a ca*** para a Eurovisão e da mesma forma que se esforçam para muitos programas também podiam-se esforçar um pouco para isto
ResponderEliminarO problema não é o convite mas sim a tele-votação. Pode-se escolher um grande compositor e perder devido às chamadas,
EliminarMas vocês ainda não deram conta que o ESC não é do interesse da RTP?!?!?!? Eles estão a lixar-se para o ESC!!! E a prova está no facto de eles fazerem sempre um FC mais que medíocre quando tinha sempre hipótese de fazer bem as coisas!!! E isso é visível no facto de o MASTIKSOUL ter proposto uma música para o ESC e a RTP decide convidar SÓ compositores PORTUGUESES!! A SERIO ESTE CANAL ESTÁ PELO FIM!! PETIÇÃO PARA O FIM DO ESC NA RTP E QUE SEJA TRANSFERIDO PARA A SIC OU TVI!!! VERGONHOSO RTP!!!
ResponderEliminarOMG quantas vezes ainda vai ser preciso repetir que a SIC e a TVI nao podem organizar a selecao do representante nacional para o ESC PORQUE NAO SAO MEMBROS ATIVOS DA EBU!?!?!?!?
EliminarSE CALHAR NÃO SÃO PORQUE NÃO SÃO AUTORIZADOS PARA TAL!!! Tenho a certeza que se lhes dessem esta hipótese já era ativos da EBU há MUITO TEMPO!!!! A RTP é que quer sempre ficar com os louros e os benefícios e nem sequer dá autorização a uma pareceria com esses canais!! Porquê?? PORQUE É EGOÍSTA!! E se fica assim tão molestado em ter de repetir, bom remédio, ESTEJA CALADO! ;)
EliminarLOL!! Ahahahah estes anónimos como o das 13:28 é que me tiram o sono!! Aahahah não deve saber ler comentários pois não?? Ah e também concordo com o que diz anónimo das 11:53!!A RTP teve uma oferta de bandeja(a do Mastiksoul) e para não fazer cara de idiota ao recusá-la simplesmente lança a política dos compositores portugueses!! Bolas assim não vamos lá.. -.-
EliminarAnonimo13:52, Va mandar calar quem lhe fez a lingua! Depois pense um bocadinho e chegue a conclusao q para ser membro nao se precisa da autorizaçao neste caso da RTP,MAS TEM DE SE PAGAR para se ser membro,isso custa dinheiro.Sic E TVI sao comerciais...
EliminarIndepedentemente das razoes prq SIC e TVI nao fazem parte da EBU, a realidade e essa AQUI e AGORA!!! Parcerias entre emissoras que dilaceram entre si nas lutas pelas audiencias?! Parece-me irrealista e utopico...TVI e SIC so querem lucro,custe o que custar(lei da selva).
Eliminar13:58, Desculpe,mas parece-me que quem ta mt confuso e tem dificuldade em ler e compreender comentarios e vc. Pelo menos parece ser assim. Menos LOLs e mais cerebro,certo?
Eliminardiria mais, menos LOLs e menos C*** de galinha nesses cérbros, mais bom çenso, por favor
EliminarAnónimo das 13.28: Pense que pode haver novos leitores deste "site"; pense que pode haver quem não tenha os seus conhecimentos e, sobretudo, quem não considere as suas próprias opiniões tão definitivas. Lamento, mas concordo com o comentador que lhe sugeriu que estivesse "calado": é que perdeu uma excelente ocasião para não opinar) - um pouco mais de tolerância não lhe ficaria mal. Ah, mas claro: a última palavra terá de ser sua...
Eliminar20:22- Whatever...Monte la riviere Ooo,Entre les rochers les racines un jour tu verras la source de la riviere...( França 92) se tiveres olhos de ver,yeah! AAi,ai,ai a tolerancia mais a ultima palavra e a alta sapiencia ,ai,ai,ai. Whatever...
EliminarO das 20:22 deve julgar ser o procurador geral da republica. Que se cale ele mesmo em vez de dizer para os outros se calarem. Tolere os outros antes de começar a clamar por mais tolerancia!
Eliminar20:22-Voltamos outra vez a ter a"Furia do açucar" a pregar do alto do pulpito.Hipocrisia. Socorro!
EliminarAnonimo /a 20:22, Se quiser mandar calar por mim faça-o. Se quiser ser mais tolerante por mim faça-o. Se quiser deixar de opinar por mim faça-o tambem. Mas seja mais coerente e menos hipocrita.
EliminarFoge que ela está louca (0:14)!!!
Eliminar07:42- Nada de loucura. Hoje por ser Domingo pode haver alguem a pregar la do alto do pulpito,com furias açucaradas ou outras mais azedas.So isso.
EliminarAnónimo das 23:12, das 23:31, das 0:14, das 01:38, das 13:12 (penso que, pelo menos, não será o das 07:32, senão ainda seria pior): não me conhece para me considerar hipócrita ou intolerante. Quem decide quais as opiniões suscetíveis de serem publicadas são os gestores do "site". A eles caberá "calar" um ou outro comentador e por razões decerto diferentes das aqui expostas. Mas o caro anónimo dirigiu-se mal educadamente a um comentador (que não fui eu) que deu a sua opinião. Mostrou-se enfadado por sentir ter mais uma vez de explicar um determinado assunto (por que razão a RTP pertence à EBU e a SIC e a TVI não) . Ora há quem venha ao "site" pela primeira vez ou desde há pouco tempo. E também há quem tenha opiniões diferentes das nossas. Chamar-lhe a atenção para isso não é ser hipócrita ou intolerante ou desconhecer textos em francês. Pode não concordar, mas o "site" só tem a beneficiar com o aparecimento de novos comentadores, por questionáveis que sejam as suas ideias, por diferentes que sejam das de outros. É certo que o seu comentário inicial ("OMG!!") não me era dirigido, mas reconhecerá que também muitas vezes comenta o que não lhe é dirigido a si. Desta vez, porém, comentou de forma muito incorreta, como se estivesse cansado ("quantas vezes...") - opiniões diferentes das nossas não nos devem cansar.
Eliminar13:59- O texto por si escrito diz tudo acerca da sua coerencia,tolerancia,alta sapiencia E VONTADE DE ESTAR A JULGAR OUTREM.. Nada mais tenho a acrescentar.
Eliminar!996 foi um dos melhores anos para mim, ao nível de qualidade geral das músicas, sendo um ano que também foram convidados compositores e não produtores. Espero que quando a RTP diz "compositores" também esteja incluído um lote de compositoras. E com compositoras refiro-me, por exemplo, à DINA (para este nome, alguns têm de colocar pseudo-moralismos e a hipocrisia de lado). O importante num festival é a variedade musical. Ou será que alguém prefere ouvir 12 músicas iguais com 12 letras diferentes? Pelo que li acima, alguns discordam deste último método. Só espero que não tivessem comunicado só hoje os compositores, ou mais grave ainda, estejam só agora a pensar em nomes(!!!). Para haver qualidade musical, há que haver tempo para produzir.
ResponderEliminaruma vergonha não ter estrangeiros nos compositores convidados, Andrej Babic e carlos coelho é que salvaram os ultimos FC...
ResponderEliminartou farta de ser representada por musicas em portugues, fogo, pq nao apostam em ingles? nojoo
ResponderEliminarNo ano passado já se tinha confirmado as datas e o local, e foi tarde, este ano ainda não foi confirmado praticamente nada, só o processo, e o sorteio das semi-finais é daqui a 9 dias. Sem duvida que Portugal é o país mais atraso, mas a Roménia tb ta, mas eles acabam sempre por passar.
ResponderEliminarnão compare, a roménia sempre aposta forte no ESC.
EliminarTenho serias reservas quanto ao papel "salvador" da dupla Babic-Coelho relativamente ao FC. A mim enjoa-me ate ao vomito a hegemonia da lingua inglesa no ESC e tambem noutros ambitos.Cantem nem que seja em Yoruba ou Konkani, mas lingua inglesa para mim quanto menos melhor. Vive la France !
ResponderEliminarconcordo que a utilização das linguas nacionais torna um evento mais eclético.
Eliminar17:32- Quais semifinais?Onde leu vc que vai haver semifinais? Espero que seja somente uma final,semifinal com 12 cançoes para eliminar 6 ou 7 e deitar dinheiro ao ar.Um unico espetaculo basta! O dinheiro poupado que se invista em promoçao externa!
ResponderEliminarPronto, vai sair porcaria de novo... e mais do mesmo!!! Fogo, vai-se embora o Poiares da RTP e o lixo e a tralha fica lá todo à mesma!!! '-.-
ResponderEliminarEu ainda não percebi o porquê de tanto choque!!! Vocês estavam à espera de quê? Já era de prever uma cena destas... Afinal estamos a falar da RTP!!! Quando é que as pessoas vão deixar de ser crentes e começar a ver as coisas como elas são? Deixem-se de fitas!!!
ResponderEliminarAnónimo das 18:13, o sorteio das semifinais da eurovisão, não percebeu.
ResponderEliminarQue a RTP pretenda manter o Festival da Canção, eu até consigo perceber (o que não significa o mesmo que concordar). Que deseje que os autores sejam portugueses, eu até consigo perceber (mais uma vez, perceber e concordar não são sinónimos). Mas… qual o medo da RTP em abrir o concurso a todos (portugueses, tudo bem) os que desejem concorrer? Será que as edições do FC em que se aceitaram (e depois se selecionaram) canções de todos os que desejavam concorrer foram piores do que as mais recentes, em que prevaleceu o convite a compositores? Umas sim, outras não… Espero, pelo menos, que os autores tenham liberdade de escolher os intérpretes e que não lhes sejam “impostos” concorrentes de “talent shows”. Estes apresentam quase sempre canções em inglês, mas a RTP deseja (e de certeza vai continuar a desejar) que a “sua” canção seja interpretada em português no ESC: sabe-se exatamente como esses jovens cantam em português? Como fraseiam? Como dão ênfase às palavras? Presumo que um dos convidados seja Tozé Santos. Aparenta ser uma excelente pessoa. Dá, porém, a ideia de não conhecer o ESC. Se, porventura, foi de novo convidado, sugiro que alguém na RTP tenha a generosidade de lhe oferecer “cassetes” ou dvds com as últimas edições, já não digo para se inspirar, mas, pelo menos, para perceber qual é o objetivo. Mas, pensando bem… Na RTP perceber-se-á qual é o objetivo?
ResponderEliminartozé compões musicas super más, a do ano passado foi simplesmente horrivel... se RTP convidar este ano juro que vou fzer lá um escandalo!
Eliminar22:35- Fico esperando pela escandaleira do ano as portas da RTP. Tu juraste que vais fazer se...
EliminarDirei de minha justiça após ter ouvido as 12 canções. Boa sorte, Portugal!
ResponderEliminarP.S. - ainda bem que não fizemos o mesmo que a Espanha - La noche es para mi II. Correu-lhes tão bem...
Concordo,caro Shevek. A mesma associaçao fiz entre esta Edurne e a Soraya.Tambem eu so depois de ver e ouvir as 12 candidatas do FC2015 farei uma avaliaçao.
EliminarKIKA DO FACTOR X A PARTICIPAR!!!!
ResponderEliminarEsquece. ela tem contrato com a SIC
EliminarNem de propósito e não só pela Igualdade de Oportunidades e de Género, fica este recado à RTP: Há mulheres portuguesas a compor! A precusora foi a Dina: http://www.rtp.pt/play/p955/e178874/david-ferreira-a-contar
ResponderEliminarO que é que a Dina fez com sucesso no século XXI?
EliminarEu continuo a achar que sexo nao e criterio de escolha valido seja em que circunstancia for. Neste caso concreto (Dina) concordo totalmente com a mui pertinente pergunta apresentada pela Rita Martins.
EliminarNão me causa admiração ver o resultado das nossas representações no ESC, tendo em conta a pergunta colocada, Rita Martins e RG. Não querem afunilar mais a questão, tipo "qual o sucesso que a Dina fez na última hora (são agora 16h32 em Portugal Continental, e é dia 18 de Janeiro de 2015)?". Lanço esta pergunta a todos os leitores: Querem imitações rascas de sucessos estrangeiros? Querem enviar mais vozes que acabaram de sair agora do ovo, que tremem como varas verdes quando estão frente a mil espectadores e acabam por estragar ainda mais o que já pouco ou nada de jeito tinha ou algo que até tinha muita qualidade? Encontremos um equilíbrio, por favor. A originalidade, regra geral, sai vitoriosa (o tema dos Lordi e o "Euphoria", por exemplo), portanto nada de "plagiar" a canção vencedora do ano anterior. É importante composições que marquem (voz, letra e cenografia também, obviamente!, mas o que se fala neste tópico, por enquanto, é de composições). Seguramente, cada um de vós terá uma lista infindável de canções que participaram ESC que, pelo menos, gostariam que tivessem tido uma melhor pontuação, "mas o público não compreendeu uma música muito à frente", dando prioridade a palhaçadas e/ou corpos pré-fabricados num qualquer molde, etc., etc., etc.. Uma vez que sou apologista que cada País deveria de cantar na sua Língua (ou Línguas), é também importante a melodia da canção, o som das palavras (também trabalho à cinzel, por parte dos Poetas). Quantos dos vencedores do ESC tinham como autores "bebés" (obviamente que há crianças-prodígio em todas as áreas)? O intérprete pode ser jovem, nada contra, mas com maturidade suficiente para "pegar o boi pelos cornos". Isto de Festivais é uma lotaria, uma questão de inspiração na concepção da "criança", também por culpa da encomenda ter sido pedida de "véspera". A Dina já anda na música há quarenta anos (o primeiro trabalho editado é de 1975), já foi premiada pela sua originalidade (revelação) já participou no ESC e sabe como a coisa por lá anda, pois não só canta, mas também faz música (pop, rock, fado, etnográfica, tango,...), A Dina já referiu em muitos sítios que gostaria de participar, mas só como compositora, dando voz aos mais novos. Se querem sucessos de verão (mas só deste verão, não do próximo, não exijam muito, ok?) falem com o Emanuel, que a coisa fica resolvida de uma vez por todas. Uma música de sucesso não é sinónimo de uma música de qualidade. Lamentavelmente, as editoras é que escolhem/fabricam os "sucessos"; os intérpretes estão vivos, mas não aparecem nas TVs (todos de vós conhecereis intérpretes/músicas bombásticas que mais ninguém conhece e que só têm um punhado de visualizações no Youtube). Respondendo à vossa questão, os sucessos da Dina deste século/intemporais: "Esta Manhã em Lisboa" (https://www.youtube.com/watch?v=CkZmt_E9Fzk), "O Teu Olhar Mentiu" (https://www.youtube.com/watch?v=09cYqM2mPZo), "Que é de Ti?" , "Lençóis de Vento" e a música de "Março Marçagão" (http://grooveshark.com/#!/album/Filha+Do+Mar/5825514), "Dura de Roer" e "Deixar-se Ir" (telenovela "Sonhos Traídos"). Como bónus, as músicas do seu mais recente álbum totalmente de originais, que foi reeditado o ano passado, sendo distribuído pelo jornal Correio da Manhã, numa colecção de música portuguesa: https://www.youtube.com/channel/UCThUpINg-JADDOHdkz_4-jw/search?query=dina+ova%C3%A7%C3%A3o Para estes e outros assuntos DINAmicos: https://pt-pt.facebook.com/cantoraecompositora.dina N.B. - Não estou a exigir que gostem da Dina, respeito os gostos musicais de cada um, é que é de bradar aos céus este mercantilismo musical, as mesmas caras de sempre e sexista. Obrigado por tudo. ;-)
EliminarAnonimo 16:36 - Nao,nao quero afunilar mais a questao,para mim basta-me a pergunta como a Rita Martins a formulou,muito sucinta e sintetizadamente: Qual o sucesso composto por Dina no seculo XXI (sao ja 15 anos)?
EliminarRG, eu sei que me alonguei no texto (as desculpas!), mas a questão foi respondida. Veja na parte final do meu texto a resposta à pergunta da Rita Martins e sua. Obrigado ;-)
EliminarAnonimo 19:45 - Nao peça desculpa pelo seu estilo de escrever.E o seu estilo e a ele tem direito. Creio que a simpatica (e talentosa) Dina nao teve/compos nenhum tema de sucesso no sec.XXI. De qualquer modo obrigado.
EliminarAgora depende do tema do festival. Devis ser dor
ResponderEliminarEste ano o festival não vai ter tema nenhum
EliminarAcho que fazem muito bem em fazer o festval da canção. So em português é a nossa identidade e dar oportunidade a outros cantores. Parabéns RTP.
ResponderEliminar15:02- Concordo consigo. Tambem eu dou os meus parabens a querida RTP-Serviço Publico de TV em Portugal.
ResponderEliminarCOMEÇAR A PENSAR PARA O FC2016, QUE O DE 2015 JÁ FOI!!!!!
ResponderEliminarEu tenho esse sentimento estranho Rui Andrade será o cantor com Nuno Feist em uma tentativa desesperada para a Eurovisão. Mas espero público português vai puni-lo, em seguida, mal para ir com a Rússia no ano passado apenas de uma forma desesperada para estar na Eurovisão em não importa o preço. ele é apenas um wannabee que quer ser na Eurovisão, não importa o quê. Portugal precisa esquentar esses cantores!
ResponderEliminarO Rui Andrade e o Nuno Feist são amiguinhos da RTP. Só assim é que já foram tantas vezes ao Festival RTP.
EliminarE tu és amigo da onça para estares a dizer isso...vê-se mesmo que és pouco informado e um hater que não olha a meios
EliminarPor este andar não vamos a lado nenhum mas se é só para participar, então continuem na mesma, agora se é pra tentar ganhar, acabem de uma vez por todas com os faduchos e as pimbalhadas, comecem a cantar em inglês que embora não concorde, tem levado muitos países á vitória, exemplo último da Austria, no passado a Grécia, Turquia, Rússia e por aí fora que venceram também cantando em inglês! se cantassem nas próprias linguas, duvido que ganhassem.
ResponderEliminarAposto que será a desgraça de sempre, ou um faducho, ou uma pimbalhada ou uma música de festa de avante e depois pra piorar vão lá pra fora e cantam em português!
ResponderEliminarNão é que seja contra que cada país deveria cantar na sua língua, mas já que isso ficou tudo abandalhado e países que começaram a ganhar porque começaram a cantar em inglês, então porque não cantar também em inglês? mas já agora com uma musica de jeito. A não ser que seja só pra marcar presença no ESC, então continuem a cantar em português.