A emissora pública espanhola tem de pagar uma taxa de 356 mil euros para participar e emitir o Eurovision Song Contest 2015.
356 mil euros é a quantia que a TVE tem de pagar só para competir em Viena. Neste montante não estão incluídas a viagem, estadia e outras despesas da delegação espanhola. Como acontece com todos os países, a TVE tem de pagar uma quantia para ter o seu representante no Festival Eurovisão da Canção. Este ano, o número é semelhante ao do ano passado.
Esta taxa é cobrada diretamente pela União Europeia de Radiodifusão, que detém os direitos de transmissão do ESC.
O montante permite à TVE emitir a final e as duas semifinais do ESC2015, cerca de 8 horas de emissão. O sucesso ou o fracasso de Edurne no ESC2015 poderá, assim, chegar a meio milhão de euros, se incluirmos todas as despesas de representação, figurinos e gastos com a apresentação em palco.
É de salientar que Espanha faz parte dos BIG5, o grupo dos 5 países que mais contribuem monetariamente para a UER e que, por isso, têm acesso direto à grande final do Festival Eurovisão da Canção.
A questão do pagamento das taxas de participação não é nova. Alguns países revelaram quanto tiveram de pagar para participar no ESC. Em 2010, a Irlanda teve de pagar cerca de 63 mil euros enquanto que Malta desembolsou 80 mil. Em 2011, o Reino Unido pagou 283 mil euros. No ano seguinte, em 2012, a Grécia pagou 150 mil euros e Montenegro apenas 23 mil euros. Em 2014, a participação da Macedónia ficou-se pelos 100 mil euros, a da Polónia pelos 70 mil e a da Roménia pelos 130 mil euros.
Esta e outras informações também no nosso Facebook. Visite já!
Fonte e Imagem: lavozlibre.com
E Portugal?
ResponderEliminarA Espanha este ano vai pagar um dinheirão :s
ResponderEliminarnão é muito... há anos falou-se em 500m€ cada um dos big 4 na altura
EliminarE quanto paga Portugal para participar? Agora fiquei curioso! :)
ResponderEliminarParece-me um bocado estilo "roda da sorte" os montantes a pagar pelos diferentes paises no mesmo ano, nao parecendo haver nenhuma correlaçao entre nº de habitantes e PIB per capita...Contas e montantes estranhos.
ResponderEliminarentao se querem estar na final garantidamente tem que pagar.
ResponderEliminarrtp gasta tanto dinheiro e não tem objetivo de ganhar... tipico pensamente de portugueses, gastam para nada.
ResponderEliminarPor que será que tenho a ideia de que a Itália paga muito, muito menos e tem entrada direta na final?...
ResponderEliminarTambém faço essa pergunta a mim próprio. A Espanha paga sempre muito mas eles já estão na final e são um pais bem maior que o nosso.
EliminarSegundo dados que vieram à tona em 2012 (depois de Portugal ter ficado de fora do ESC 2013), a RTP paga 200.000 euros para participar (sendo que a taxa de participação está indexada à população do país, deveria haver uma maior disparidade de valores entre Portugal e Espanha - e a Espanha é um Big 5, deveria pagar mais -, visto que Espanha tem um triplo da população)
ResponderEliminarTiago Batista
Acho montantes exorbitantes que são pedidos. Nos pagarmos 200 000e em relação a outras estações não é justo. Estes pagamentos deviam ser transparentes!
ResponderEliminar