A estação pública austríaca ORF revelou o palco do Festival Eurovisão da Canção (ESC2015), sob o mote "Construindo pontes" (Building Bridges), o slogan desta edição do evento a ter lugar na arena Wiener Stadthalle em Viena.
O palco será construído, como se percebe no esboço acima, por 1288 pilares cilíndricos individuais, simbolizando estes os países participantes no concurso. Um olho gigante dominará a arena, desempenhando um papel chave como porta de entrada e de ponte entre os artistas e as canções, delegações e a audiência de todo o mundo.
A equipa criativa que se encontra a desenvolver o palco inclui dois galardoados com prémios Emmy, Florian Wieder e Al Gurdon, assessorados por Kurt Pongratz, vencedor de um Grimme Award, e por Kathrin Zechner, diretora da ORF, que revelou aos media: "A visão do ESC2015 será uma ponte que irá ligar o passado, o presente e o futuro em conjunto. O olho é o símbolo dessa ponte - simbolizando o respeito mútuo entre países, culturas e povos".
O palco terá 14.3 metros de altura, 44 metros de largura e até 22 metros de profundidade. Tecnologia LED será usada em frente aos pilares cilíndricos para que produza uma variedade de efeitos luminosos, bem como no piso do palco ao longo de 11 metros. Ao fundo haverá também uma parede de LED de 22 metros de largura e 8,5 metros de altura.
O palco será construído, como se percebe no esboço acima, por 1288 pilares cilíndricos individuais, simbolizando estes os países participantes no concurso. Um olho gigante dominará a arena, desempenhando um papel chave como porta de entrada e de ponte entre os artistas e as canções, delegações e a audiência de todo o mundo.
A equipa criativa que se encontra a desenvolver o palco inclui dois galardoados com prémios Emmy, Florian Wieder e Al Gurdon, assessorados por Kurt Pongratz, vencedor de um Grimme Award, e por Kathrin Zechner, diretora da ORF, que revelou aos media: "A visão do ESC2015 será uma ponte que irá ligar o passado, o presente e o futuro em conjunto. O olho é o símbolo dessa ponte - simbolizando o respeito mútuo entre países, culturas e povos".
O palco terá 14.3 metros de altura, 44 metros de largura e até 22 metros de profundidade. Tecnologia LED será usada em frente aos pilares cilíndricos para que produza uma variedade de efeitos luminosos, bem como no piso do palco ao longo de 11 metros. Ao fundo haverá também uma parede de LED de 22 metros de largura e 8,5 metros de altura.
Esta e outras notícias também no nosso Facebook. Visite já!
Fonte: EBU/UER
[-(
ResponderEliminarADORO. Tem todas as possibilidade de ser o melhor palco desde o ESC2006 - que é para mim o melhor palco de sempre
ResponderEliminarO melhor palco foi o de 2012. Mas pelo visto, esse de 2015 vai superar todos!
EliminarO melhor palco foi o de 2012. Mas pelo visto, esse de 2015 irá superar todos!
EliminarAcho que aquela estrutura vai tapar a visibilidade dos espetadores, apesar de que na tv vai dar um efeito muito bom. Também acho que o palco devia ser maior, além de que vou sentir falta da catwalk
ResponderEliminarDaquilo que aqui vejo nao gosto nada. A ideia do "olho vigilante" e-me desagradavel. Para mim talvez o pior palco depois de 2006(Atenas),que para mim foi o pior de todos (eu costumo chama-lo de "tigela").
ResponderEliminarEu gostei muito do palco de 2006 porque é claramente identificativo do país e cidade anfitriã - ao contrario de todos os outros palcos que não identificam claramente o pais ou cidade anfitriã.
EliminarEu nao gostei do palco de 2006,porque causava-me ate sensaçao de claustrofobia.Gosto imenso de espaços abertos,amplos,nao limitativos. Este palco de Wien 2015 tambem me faz lembrar uma cobra enrolada. Sinto muito,mas nao gosto.
EliminarPedro Carvalho,para um hipotetico ESC em Lisboa vamos ter um palco em forma de guitarra portuguesa,Castelo de S.Jorge , caravela ou mesmo Torre de Belem?! Acho que sim!
EliminarPara Lisboa eu selecionava um palco em forma de pastel de nata.
EliminarO de 2007 tinha a forma de uma guitarra finlandesa :)
EliminarRenato Pereira, o de 2007 era em forma de kantele,que sendo um instrumento de cordas tradicional da Finlandia,nao e uma guitarra (nem um violino).
EliminarNão gosto muito do palco, mas isto é só o esboço, a realidade por vezes é muito diferente e acaba por agradar.
ResponderEliminarA ideia do olho que vê tudo faz-me lembrar o "Big Brother", não sei porquê, e acho a ideia um pouco estúpida mas vou esperar para ver como fica.
Quanto a palcos das últimas edições, para mim 2006 e 2008 foram os que mais gostei (tinham tudo a ver com o país, especialmente o de Belgrado) juntamente com os dois mais recentes de 2013 e 2014, que também me agradaram.
Quem projetou o palco deste ano é o mesmo que projetou o palco que mais detestei na Eurovisão (nos anos mais recentes), o de Baku em 2012, logo não estava à espera de grande coisa. O palco de 2012 era idêntico ao de 2011 (feito pela mesma equipa) mas piorado.
Forma criados pela mesma equipa mas são palcos muitíssimo diferentes (2011/2012). Nem sei onde existem semelhanças. E eu adoro o palco de 2012
EliminarO de 2013 nem um palco se poderia considerar..
Eliminaracho o palco de 2013 o melhor, era pequeno mas cercano ao publico e tinha a intençao de cortar gastos para tornar a participaçao mais barata e acessivel nao sei se me explico.
Eliminarsó imagino como seria o palco se Portugal organizasse.
Eliminarke palko do "cócó", nã gosto nada
ResponderEliminarPelo esboço, nao fiquei com boa impressao sou sincero.
ResponderEliminarOs palcos que mais gostei foram de 2008, 2013 e 2014 e o que menos gostei foi o de 2011.
A mim faz-me lembrar o tambor duma maquina de lavar roupa, com buraquinhos e piquinhos,tudo em metal.
ResponderEliminarMoscovo 2009 para mim o melhor de todos os palcos do ESC.
ResponderEliminarEste palco apesar de tudo, faz-me recordar o palco de Riga em 2003
ResponderEliminarSe a Eurovisão fosse em Portugal iria ser a melhor de todas. Já provamos que somos muito bons a organizar eventos - Expo, Euro 2004...
ResponderEliminarPodiam ser na MEO ARENA e com o patrocínio da MEO.
E onde é a green room? Que palco estranho. Quem ficar atrás dos pilares não vê nada!
ResponderEliminarParecidissimo com o Festival OTI deste ano: https://www.youtube.com/watch?v=cl_IR2QPoKM
ResponderEliminarGosto do olho. É como se se dissesse que se olha e se é olhado! O país que atua (metaforicamente falando) é observado, mas também observa o público, que (de novo metaforicamente) representa outros países; a canção é a ponte.
ResponderEliminarAo leitor que enviou vários comentários, mas que não quer que os mesmos sejam publicados: Respeitamos a tua opinião, embora com pena, pois escreves tão bem e de forma tão oportuna que de certeza vários outros leitores/escfans iriam gostar de os ler e também "discutir" contigo. O ESC em Portugal precisa de muitas cabeças pensantes como a tua!
ResponderEliminarAdoro o palco. Para mim vai ser um dos melhores dos últimos anos. O que mais gostei foi o de 2008 e 2007 (apesar de ser pequeno)
ResponderEliminarem 2008 e 2007 usaram o mesmo palco?!?
EliminarNinguem disse isso
Eliminar1-Acho horrivel a parte do olho;
ResponderEliminar2-Gosto do formato do palco com os cilindros mas vai tapar muito a vista;
3-Por causa dos cilindros á frente as pessoas vão ficar muito afastadas do palco;
A minha ideia para um palco é muito melhor, mais simples e retrata o símbolo logo deste ano. O palco era redondo e preto, com dois "caminhos" dos lados ondulados. Atráz um ecrã gigate enrolado á volta do palco só na parte de traz. O teto era aberto como o de 2014 mas com umas luzes vermelhas penduradas que refletissem no chão do palco para ficar como o logo. visto de cima