O organismo máximo do Eurovision Song Contest revelou, oficialmente, a lista de participantes na próxima edição do certame. 39 países estarão em Viena, confirmando-se o regresso de Chipre, República Checa e Sérvia e a retirada da Ucrânia.
A EBU/UER e a emissora austríaca ORF revelaram, esta manhã, a lista oficial de participantes no Eurovision Song Contest 2015. 39 países, mais dois do que na passada edição, marcarão presença em Viena, destacando-se o regresso de Chipre, República Checa e Sérvia e a retirada da Ucrânia.
Com um número ímpar de participantes, a EBU/UER decidiu que 16 países participarão na primeira semifinal (19 de maio), enquanto que 17 países disputarão a segunda semifinal (21 de maio). A 26 de janeiro, num evento organizado pela ORF em Viena, serão distribuídos os países pelas respectivas semifinais.
'Ao longo do ano estivemos em estreito e intenso diálogo com um número elevado de emissoras para trabalhar com elas de modo a fortalecer a marca no seu país ou para mostrar-lhe o potencial em participar no ESC' afirmou Jon Ola Sand, justificando o aumento do número de participantes, depois da queda de 42 para 39 países em 2012 e 37 na última edição, devido ao impacto da crise económica. 'A ORF tem sido um grande parceiro no alcance destas metas' acrescentou. Apesar dos esforços, a emissora ucraniana NTU decidiu ficar de fora devido aos problemas atuais do país: 'Estamos em contacto próximo com os nossos amigos em Kiev e esperamos recebê-los de volta em 2016'.
Aceda, de seguida, à lista de participantes no Eurovision Song Contest 2015:
- Albânia
- Alemanha
- ARJ Macedónia
- Arménia
- Áustria
- Azerbaijão
- Bielorrússia
- Bélgica
- Chipre
- Dinamarca
- Eslovénia
- Espanha
- Estónia
- Finlândia
- França
- Geórgia
- Grécia
- Holanda
- Hungria
- Irlanda
- Islândia
- Israel
- Itália
- Letónia
- Lituânia
- Malta
- Moldávia
- Montenegro
- Noruega
- Polónia
- Portugal
- Roménia
- Rússia
- São Marino
- Sérvia
- Suécia
- Suíça
- Reino Unido
- República Checa
Esta e outras informações também no nosso Facebook. Visite já!
Fonte e Imagem: eurovision.tv
A Ucrânia nao participa ; ((
ResponderEliminarUI Portugal? Devido a ausência de notícias ate pensei que não iam :d
ResponderEliminarQuantos menos melhor... mas gostava muito da Ucrânia
ResponderEliminarForça Portugal, eleição interna com a áurea ou o David carreira. Se fosse o David, receberiamos 12 pontos da França.
Eurofixe
Ainda bem que não vem a Bósnia Herzegovina. Era menos um lugar na final que pode ser nosso :)
ResponderEliminarEurofixe
Se levar-mos algo de qualidade, senao pode muito bem ficar pela semifinal mesmo
Eliminarse levar-mos algo de qualidade, senao pode muito bem ficar pela semifinal mesmo
EliminarEurofixe - Boas as as tuas sugestoes, Aurea e David Carreira,apesar de eu nao consumir musica do David Carreira.Ambos(Aurea e David) sao verdadeiros profissionais da musica e do ESPECTACULO. Quanto a Bosnia,claro,discordo. A Bosnia tal como a Turquia e a Bulgaria trouxeram ao ESC muito de genuino.
ResponderEliminarDe destacar o tom mercantilista das declaraçoes de J.O.Sand. Ate faz lembrar o primeiro-ministro dum pais cuja inicial e P... Carinhosas as palavras dirigidas a Ucrania. Quando Portugal ficou de fora ouve tanto carinho? Pelo menos nao me lembro. Adoro este gang actual a "managerir" o ESC!!!
ResponderEliminarA Ucrânia fará imensa falta, porém estou certo que vai ser uma ausência importante para um país "diferente" ganhar! Quando um "grande" se ausenta resulta nisso... lembrando no primeiro ano que a Turquia se ausentou.
ResponderEliminarEm relação a Portugal penso que seria bom de facto o David Carreira, mas tinha de ser um David Carreira muito seguro.. mas mesmo o irmão Mickael Carreira tem um CD muuuito bem produzido este ano. Uma enormíssima surpresa.
Adorava ainda ver Luciana Abreu com um featuring c/FF :p Ou então uma "Nucha" no estilo do FC2009 ! Aquela música da Nucha em 2009 era fenomenal e foi completamente descredibilizada.
O primeiro ano em que a Turquia se ausentou foi em 1976.Esteve ausente em 76 e 77,voltou em 78,ausentou-se em 79, voltou em 80. O que aconteceu de especial em 76?Ganhou o UK,o que naquela epoca nao era nada de especial/de admirar. Perspectiva curta.Acho eu.
EliminarFF?? Depois das pirosices em q se tem metido ultimamente??Obrigado,mas dispenso.
EliminarEstive vendo Nucha nos FC 2009 E 2010. Nucha nunca soube cantar bem,e aquelas musicas eram simplesmente mal feitas,mal orquestradas.Horrendo!
EliminarPortugal vai à EUROVISAO, como eu tinha dito. E vai ser eleição interna-tenho fontes, tal como vai a eurovisão junior
ResponderEliminarEurofixe - confiança eurovisiva
Ó Eurofixe, já agora não podes puxar mais uns cordelinhos ás tuas fontes fidedignas e descobrir quando irão anunciar o tal método de escolha? It would be greatly appreciated.
EliminarNa medida do possivel vai dizendo o que sabes. Todo o Portugal "eurofanico" te agradece!
EliminarEurofixe - Que Portugal vai ao ESC em 2015 nao e nada de novo! Ja ha varios meses que era de conhecimento geral. As fontes que tens sao fidedignas? Quanto ao JESC,nao,nao acredito que a RTP va gastar verbas num evento desses. Portugal ainda nao e Bulgaria nem Ucrania (foram ao JESC,deixaram o ESC).
ResponderEliminarMuito sinceramente estou cansado das medicridades lusitanas, está visto que a elite da RTP não tem talento, nem visão sobre o que é a música na europa. Gastam mundos e fundos em programas de futebol vazios e mediocres. Tanto dinheiro que arranjaram para a Liga dos Campeões e dizem que estão com dificuldades. Cansei! Viva à Suécia! (Flávio)
ResponderEliminarCarissimo Flavio,Tenho TOTALMENTE a mesma opiniao.Para a "caca" do futebol ha sempre dinheiro e tempo de antena,a começar por cada Telejornal de cada dia que passa. Viva a Suecia?? Varfoer inte?Det aer ett mycket bra land!Fortfarande tycker jag om det.
Eliminar