Com a admissão da emissora grega NERIT como membro ativo da EBU/UER, a participação da Grécia no Eurovision Song Contest 2015 foi oficialmente confirmada.
A 73.ª Assembleia Geral da União Europeia de Radiodifusão deliberou, hoje, a aceitação da NERIT como membro activo da EBU/UER. A emissora grega já havia participado no ESC2014 após ter tido uma permissão especial por parte da entidade máxima do concurso, sendo que a participação em Viena estava dependente da aceitação tomada esta manhã. Jon Ola Sand, Supervisor Executivo da competição, foi uma das primeiras personalidades a reagir à noticia: 'Estamos muito felizes por termos a Grécia no 60.º Festival Eurovisão da Canção, em Viena. A sua dedicação para com o maior evento de música do mundo tem sido impressionante ao longo dos anos'.
A NERIT nasceu em maio passado como uma substituta de longa duração da emissora ERT. Com as suas origens a remontarem a 1938, a ERT foi a responsável pelas 36 participações gregas na Eurovisão. Após o inesperado encerramento da ERT pelo governo grego, em junho de 2013, a UER ficou do lado dos funcionários da emissora e forneceu equipamentos para que pudessem continuar a radiodifusão via satélite. Posteriormente a UER retirou este apoio mas continuou a mostrar-se preocupada com a situação legal da NERIT, especialmente com a independência da emissora do grego governo.
Com 37 participações no certame desde 1974, a Grécia é um dos países mais bem sucedidos na competição, somando uma vitória, três terceiros lugares e seis entradas no top10 nos últimos quatorze anos. Em 2014, a Grécia fez-se representar por Freaky Fortune & RiskyKidd com o tema 'Rise Up' que não foram além do 20.º posto com 35 pontos, cuja prestação pode recordar de seguida:
Esta e outras notícias também no nosso Facebook. Visite já!
Fonte e Imagem: eurovision.tv
Fico feliz
ResponderEliminarebu aceite também portugal participar com a emissora TVI (;
ResponderEliminarAgora só falta a Bulgária para serem 40...
ResponderEliminar