A NRK revelou os pormenores da sua final nacional para o ESC2015. O Melodi Grand Prix foi reduzido para apenas uma final mas contará com uma orquestra.
A Grande Final do Melodi Grand Prix 2015 terá lugar no dia 14 de março e contará com a presença da Kringkastingsorkesteret, a orquestra da NRK. Entre 1960 e 1998, a orquestra tinha um lugar permanente no Melodi Grand Prix mas nos últimos 17 anos tem estado ausente. 2015 é um ano de celebrações: o ESC celebra o seu 60º aniversário e, ao mesmo tempo, a Noruega comemora 30 anos desde que venceu o concurso pela primeira vez e 20 anos desde a sua segunda vitória.
Para marcar estas datas com um espetáculo memorável a NRK decidiu prescindir da semifinal e alocar todos os seus recursos numa grande final.
A NRK recebeu cerca de 800 propostas para a competição, o que representa um aumento de 30% em relação ao ano passado. Com o desaparecimento da semifinal, apenas 10 serão escolhidos para participar no espetáculo. A participação da Orquestra de Concertos da NRK não significa que as canções deste ano serão muito diferente em termos de género das dos anos anteriores.
Em 2014, a Noruega foi representada por Carl Espen com o tema Silent Storm. A balada intimista do norueguês somou 88 pontos e subiu ao 8º lugar na classificação da grande final. Recorde essa prestação:
Esta e outras informações também no nosso Facebook. Visite já!
Fonte e Imagem: eurovision.tv / Vídeo: youtube
lá vai a noruega levar uma balada secante denovo.
ResponderEliminarBom dia de São Martinho para o João Diogo e toda a equipa do ESCPortugal! Cuidado com o vinho ihihihih. Continuem o excelente trabalho!
ResponderEliminarCREDO!!!! Que demode!
ResponderEliminar«A participação da Orquestra de Concertos da NRK não significa que as canções deste ano serão muito diferente em termos de género das dos anos anteriores.»
EliminarSabem ler?
Charmar uma orquestra de demode é, no mínimo, ignorância musical.
EliminarUma orquestra num festival pop não é adequado.
Eliminardesde quando a Eurovisão se limita a pop?
EliminarO ESC nao e por definiçao festival de musica pop,nem a musica pop e imcompativel com orquestra.Como exemplo os DAWEASEL ao vivo em 2008 no pavilhao Atlantico com orquestra sob direcçao de Rui Massena.QUE MARAVILHA!!!
EliminarAdoro orquestras, tenho formação musical clássica. Perguntem a qualquer professor de música, a qualquer maestro, se se identificam com o ESC. Até Salzburgo, "capital" austríaca da cultura e da música clássica se recusou a receber o ESC porque este não se coaduna aos padrões musicais defendidos por essa cidade. Por outro lado, também adoro o ESC mas sei separar as águas. Para o ESC voltar a ter orquestra, não basta inclui-la no formato que é hoje o ESC. Todo o conceito ESC teria de ser alterado, distanciando-se de um conceito pop onde se situa hoje, para um conceito clássico que o foi há anos.
EliminarAcho que o conceito do ESC POR EX. durante as decadas de 80 e de 90 de classico nao pode ser classificado - Havia baladas,pop,gospel,rap,hip-hop,new age,etno,rock,disco e a orquestra enquadrava-se e bem no todo.Mas a orquestra saia muito cara.Money talks!
EliminarVamos ver o que vai ser na practica.Pelo conteudo da noticia da a impressao de ser mais um "gesto simbolico".Pena,pois eu sou defensor de haver uma orquestra ao vivo,mas sem obrigatoriedade de a usar.Contudo certos tipos de cançoes beneficiam enormemente do som possibilitado por uma orquestra.
ResponderEliminarorquestra= mais uma brilhante invenção dos povos bizantinos
ResponderEliminarErrado,errado meu caro. Ja antes de Bizancio havia orquestras.
EliminarA canção que ganhou o ESC este ano tinha um instrumental gravado pela Orquestra Sinfónica de Budapeste, artistas como Robbie Williams ou Justin Timberlake têm cantado com orquestra, o Festival de San Remo mantém uma orquestra. Será realmente um retrocesso?
ResponderEliminarAssim haja seguidores deste bom sinal vindo da Noruega!
Eliminar