Slider

ESC2015: Participação da Bósnia-Herzegovina e Bulgária ainda é incerta

A Bósnia-Herzegovina e a Bulgária ainda não têm uma decisão final quanto à participação no ESC2015. Os bósnios entregaram a pré-inscrição mas não põem de lado a desistência e os búlgaros que inicialmente disseram não parecem querer voltar atrás.


Devido às dificuldades financeiras que a emissora bósnia atravessa atualmente, a EBU/UER concedeu uma extensão especial do prazo de inscrição no ESC2015. Assim, os bósnios têm até 14 de novembro para tomar uma decisão final. A BHRT afirmou que as receitas provenientes das taxas de audiovisual têm diminuído consideravelmente, cerca de 2 milhões de marcos bósnios nos primeiros 9 meses de 2014, tornando assim a sua participação no ESC2015 incerta. A emissora continua a procura por patrocinadores que financiem a participação. A BHRT não retirou a pré-inscrição mas manteve sempre em cima da mesa a hipótese de desistir, tal como aconteceu em 2014.

Na Bulgária a participação no Eurovision Song Contest 2015 está ainda por decidir. Apesar do país ter retirado a pré-inscrição no certame há ainda alguma esperança de ver um representante búlgaro em Viena. Segundo a BNT, a participação da Bulgária não está descartada mas também não pode ser confirmada. A atual instabilidade política que atinge o país impede a emissora de tomar uma decisão final, sendo que só dentro de algumas semanas é que terá acesso ao seu orçamento para 2015 e só nessa altura poderá tomar uma decisão final. No início de outubro a emissora búlgara confirmou que tinha decidido estar ausente da competição pelo 2º ano consecutivo devido a razões financeiras.


A Bósnia-Herzegovina estreou-se na competição europeia em 1993, tendo participado por 18 ocasiões até 2012. Maya Sar foi a última representante do país, tendo interpretado Korake ti znam, em Baku, alcançando o 18.º posto com 55 pontos. Já a Bulgária participou por 9 ocasiões no certame, tendo conseguido apenas um apuramento para a Grande Final. Elitsa & Stoyan foram os responsáveis pelo melhor resultado do país, 5.º lugar com Water, mas também pela última participação da Bulgária: em 2013 levaram Samo Shampioni a Malmö não conseguindo passar do 12.º posto com 45 pontos.



Esta e outras notícias também no nosso Facebook. Visite já!
Fonte: ESCToday / Imagens: ESCPortugal
38
( Hide )
  1. E a EBU/UER aceita sem remoques este tipo de comportamento...Hoje sim,amanha nao,pra semana talvez...nesse aspecto Portugal e mais consistente,coerente e determinado,e ainda bem! Aaah,estas culturas bizantinas...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo20:54

      Vamo lá não começar com os ataques bobos, a raiar a falta de educação, à "Europa do Leste", ok? És perito nisso.

      Eliminar
    2. Nem ataco nem sou bobo.Constato factos.Pense V. antes e primeiro em termos de educaçao,certo? Nao seja tao melindroso/a ,sensivel em relaçao a europa de leste. A Bosnia ate e junto com a Turquia e a Holanda um dos meus paises mais queridos no ESC.

      Eliminar
    3. Anónimo23:49

      ah ok, a gente akredita... somos todos bobos, né?

      Eliminar
    4. Responda V.a sua pergunta (somos todos bobos,ne?).Eu nunca chamei nem aqui nem em parte nenhuma ninguem de bobo.Creio ser um termo mais usado no Brasil.Eu quando falo portugues,falo portugues europeu com "tempero"de portugues africano.

      Eliminar
  2. Anónimo20:06

    São países em dificuldades financeiras que querem muito participar, não seja mesquinho!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Entre mesquinho-piquinhas-mimimi e Ze Baldas estou algures no meio termo.Se V. acha que sou mesquinho...so what?No problem whatsoever! :-))

      Eliminar
  3. Anónimo21:20

    O grave é a participação no ESC se ter tornado tão onerosa. Provavelmente, se se avaliar bem, outras estações de televisão estarão em situação difícil, que não divulgam, por virem a ter o apoio de editoras discográficas ou até de marcas comerciais à partida pouco ligadas à música. Se o orçamento para a realização do ESC só foi aprovado há dias na Áustria, um país economicamente mais desafogado do que a Bósnia-Herzegovina ou a Bulgária, não é demais alargar-se em duas semanas o prazo para as estações de televisão deste dois países verem se terão capacidade financeira para se fazerem representar e darem uma resposta definitiva. Afinal, por detrás desta indefinição está o claro desejo de participarem, o que só deveria ser apreciado.

    ResponderEliminar
  4. Existem regulamentos.Uns cumprem.Outros acham q as regras sao so pros outros cumprirem.Cultura BIZANTINA e um facto,nao e insulto.Falando de"ataques"ao leste europeu,a luz dos acontecimentos dos ultimos 3 dias nem um unico F-16 a menos nos efectivos da FAP! Bosnia e dos meus favoritos no ESC.

    ResponderEliminar
  5. Anonimo 21:20 - V. toca na questao essencial,o porque d o ESC se ter tornado tao oneroso.Contudo nao e justo haver regras para uns e para outros dar-se borlas e baldas( o caso da Grecia em 2014 toca as raias do absurdo).Nesse caso o dead-line podia ser ate 30 dias antes do inicio do ESC!Why not?

    ResponderEliminar
  6. Anónimo22:47

    É mais do que óbvio que os regulamentos devem ser cumpridos. Mas há que convir que, no passado (e nem se terá de recuar até aos primórdios do ESC), já houve faltas mais graves. Em 1994 todas as canções deviam ainda ser interpretadas num idioma oficial do país que representassem: a cantora polaca cantou em inglês no ensaio geral transmitido para os júris (na época ainda não havia televoto); em 2006 Sérvia e Montenegro (então uma só entidade político-administrativa) desistiram de participar à última da hora, mas votaram - alteraram o TOP 10, mas, felizmente, não interferiram quanto ao primeiro lugar, mas podia ter acontecido; em 2009 a Espanha transmitiu a meia-final em que devia votar (nesse tempo só por televoto) em diferido, impedindo os espetadores de votar e substituindo tal votação pela de um júri; consta do regulamento que só se pode participar na condição de se ter transmitido o ESC do ano anterior - em 2010 a RAI não transmitiu o festival mas pôde participar em 2011. Perante isto, os quinze dias a mais para a decisão da Bósnia-Herzegovina e da Bulgária não serão muito escandalosos... Por outro lado, será que o que se pede, por exemplo, à Bósnia-Herzegovina para participar é substancialmente menos do que o que se pede à Itália? Desconheço números, mas duvido...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. V.aborda pequenos casos mt interessantes d fuga aos regulamentos.Eu so me recordava da Polonia 94 e Espanha 09.Eu tbm nunca vi publicados nrs concretos relativos a quanto paga cada pais pra participar no ESC. Li ha anos q e em funçao do nr habitantes e do PIB per capita.Obrigado pela info oferecida!

      Eliminar
  7. Que ninguem, mas eu digo NINGUEM, ataque o meu amigo RG. As palavras dele são çábias, sempres as melhores e mais ajuisadas.

    Anabela Banana (ou Anabelle Banane, é mais "in")

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo00:04

      Não o ataquei mas já fiquei com muito medo, depois de ter lido este seu comentário tão... "çábio" (deve ser "in" escrever assim)! Ultimamente as letras do "site" ficaram ligeiramente mais pequenas; muito obrigado, por isso, pelas suas tão simpáticas maiúsculas.

      Eliminar
    2. Banana,Banane,Banan,Banaani tanto faz.O importante e estares ai com o teu ADORAVEL sentido de humor e a aura positiva que de Ti irradia para este mundo dos comentarios do QUERIDO ESCPORTUGAL - the BEST esc-site in the world! DIVERTE-TE!

      Eliminar
  8. Ó RG, e bizantina, a Bosnia só tem o B... mai nada...

    ResponderEliminar
  9. Anónimo00:07

    Qualquer dia toda a gente faz o que quer e lhes apetece...tenham uma só palavra please,isto mais parece uma novela.
    Confirmem a participação só quando têm certezas absolutas ñ andem aí no diz que disse,pq se as regras existem e para as coisas terem seriedade convêm que sejam cumpridas.(Mas há sempre umas estranhas excepções).

    ResponderEliminar
  10. Anónimo01:18

    Eu acho que alguém anda aqui a divertir-se e a mandar diversas mensagens fazendo-se passar por várias pessoas, acho que há gente demasiado imatura para ter capacidade para vir comentar e discutir assuntos cordialmente com outros ....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo consigo.Sobretudo algumas pessoas reagem com muita agressividade verbal.Mas felizmente ha excepçoes. O sentido de humor tambem nao e muito comum aqui na secçao de comentarios...

      Eliminar
    2. Anónimo09:50

      Certíssimo! Até há quem considere que uma opinião diferente é um ataque (23:51)...

      Eliminar
  11. Anónimo03:34

    Eu sou da opinião que as regras devem ser respeitadas, nomeadamente os prazos...mas isto é como quase tudo na vida, existem imprevistos, exceções e como humanos e democráticos que tantos dizem ser, o que custa ouvir e caso as razões sejam legitimas, conceder mais tempo para perceberem se conseguem ou não participar?!Afinal de contas, é a falar que as pessoas se entendem e o Esc só fica a ganhar em ter mais países a participar. E convínhamos que, alargar o prazo para 14 de Novembro não custa nada. Não se esqueçam que nos últimos anos, os países tinham até normalmente Dezembro para anunciarem a sua decisão...o ano passado por causa da Eslovénia esse prazo foi mesmo ultrapassado até quase à data do sorteia das semi-finais....e este ano para isso não acontecer quiseram que os países decidissem quase 3/4 meses antes do sorteio. EBU, nem tanto ao mar nem tanto à terra não é. Os países em que as emissora são mais desorganizadas e que têm dificuldades financeiras, é muito complicado darem a sua palavra numa situação destas, porque tão cedo...ainda não sabem o dinheiro que vão ter ou não, porque os orçamentos de inúmeras coisas ainda têm de ser aprovados, e se não forem como fazem?! É um risco enorme. Percebo totalmente este alargamento e acho que fizeram bem, tomara que este alargamento resulte na participação de ambos os países.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como sao tomadas decisoes dentro da EBU?Ha algum orgao com representantes de cada pais,ou e o Jon Ola Sand mais meia duzia de executivos que decidem dead-lines e similares?Isto sao pontos importantes para saber ate q ponto cada pais esta comprometido com o acordado.Alguem sabe?

      Eliminar
    2. Anónimo19:12

      Não pertenço à EBU, sei lá como são tomadas as decisões lá dentro. RG tão democrático e humanistas numas coisas, tão rígido e ditador noutras lool

      Eliminar
    3. Para mim trata-se,como em tudo na vida ,igualdade de direitos e de deveres,tanto em relaçao a pessoas como neste caso a paises no ambito do ESC. Loooool "ao quadrado!"

      Eliminar
  12. Cláudio12:08

    Não acho que seja só uma questão de cultura bizantina. Peço desculpa por discordar, mas a Bósnia e a Bulgária são países com dificuldades económicas, como deve ser do teu conhecimento RG (a Bosnia então, vive em constantes dificuldades). O ano passado a EBU permitiu um adiantamento do prazo à Eslovénia, pelas mesmas razões, por isso acho que seria incorrecto não fazer o mesmo com estes dois países. Agora a EBU devia ser mais rígida na questão dos prazos?! Sim, devia, com toda a certeza. Mas ao fazer isto, ao alongar o prazo de decisão, só demonstra que é importante que estes países participem. há que saber negociar, e isto é um prova de boa negociação. Os responsáveis dessas emissoras vão sentir isso e querer participar (tanto que estão a encetar esforços nesse sentido). Se mesmo assim não conseguirem participar, paciência. Para o ano tenta-se novamente que regressem.

    Não vejamos filmes e complicações onde elas não existem :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claudio,mencionaste algo que e exactamente um dos pontos fulcrais da "cultura bizantina": SABER NEGOCIAR,prova de BOA NEGOCIAÇAO. As vezes usamos o termo regatear vs preço fixo.Filmes?Nao!Realidade:De estaçoes TV com dificuldades economicas ta toda a Europa cheia!!!

      Eliminar
    2. Claudio,quero felicitar-te pela maneira correcta como expoes a questao e pela linguagem que utilizas.Eu peço-te desculpa pelos 3 pontos de exclamaçao no fim do meu comment anterior.E um prazer dialogar com pessoas como tu.

      Eliminar
    3. Cláudio02:36

      É bom saber quer os nossos comentários são apreciados. E não tem mal nenhum os 3 pontos de exclamação. E eu gosto sempre de manter uma boa discussão saudável quando o assunto está relacionado com o ESC. :)

      Voltando ao assunto que estávamos a discutir, referiste uma coisa certa que passo a citar "De estaçoes TV com dificuldades economicas ta toda a Europa cheia!!!". Sim, é verdade é um facto. Mas como deves reparar há muitas que conseguem dar a volta à situação, e mesmo com orçamentos muito reduzidos, mexem-se e arranjam patrocinadores (ex: Grécia, Roménia, etc). Estes são países sempre com emissoras com finanças péssimas, e qualquer que seja o obstáculo que encontrem, lá conseguem dar a volta à situação. E às vezes mesmo sendo países com dificuldades tremendas, em toda a sociedade do país e não só a nível de emissora (Albânia, Moldávia, etc..), arranjam maneira de lá ir. E era em casos como estes que a Bósnia e Bulgária deveriam colocar os olhos (aliás, a Bulgária no JESC já adoptou esse sistema de colaborações com emissoras privadas, já vai no bom caminho). Ás vezes, um pouco de vontade faz toda a diferença.

      Eliminar
    4. Vive-se o tempo em que se vive,mas nao simpatizo nada com parcerias de publico com privados. O privado so tem um objetivo,que passa por cima de tudo:DINHEIRO. Nao seria melhor analizar ,esclarecer PORQUE tem de ser o ESC uma coisa TAO CARA?Back to basics?1

      Eliminar
    5. Cláudio20:27

      Sim, também concordo que as parecerias publico-privadas podem não ser muito amigas da sociedade em geral. No entanto, no ESC as que foram feitas até agora pareceram-me bem feitas e de modo adequado. Mas concordo numa coisa, devia ser avaliado novamente os custos de participação das emissoras (e baixar de algumas, que talvez tenham taxa de inscrição maior do que aquilo que deviam). talvez assim conseguissem atrair mais facilmente essas emissoras com mais dificuldades económicas.

      Eliminar
  13. Anónimo12:15

    A mim não me faz diferença, a única coisa que eu queria era que Portugal ganhasse em Viena. Mas já vi que bem posso esperar sentado. ;(

    ResponderEliminar
  14. Anónimo00:45

    O problema financeiro existe,mas ha tambem um problema de mentalidade que tem a ver com uma determinada area da Europa. Nem me atrevo a dizer a que area da Europa estou a referir-me...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo11:04

      As emissoras são estatais e na maior parte dos países europeus é em novembro que se preparam os orçamentos de estado. Note-se que mesmo a ORF apresentou o orçamento para a realização do ESC semanas depois da data inicialmente prevista (é claro que a organização de todo um ESC é diferente da simples participação). Por outro lado, não haverá estações de televisão que já disseram que sim, sem plena consciência dos gastos? Penso, por exemplo, na RTP. Ter-se-á realmente uma ideia dos custos? A nível de passagens e alojamento, decerto que sim, mas... e quanto à seleção? Um festival com várias canções e vários autores é mais oneroso do que uma escolha interna - já se sabe como será feita a escolha? A promoção da própria canção implica custos. Far-se-á um "videoclip"? Apoiar-se-á a ida do intérprete a espetáculos anteriores à data de realização do ESC? Gravar-se-á um disco com a canção - patrocinado pela RTP ou por uma editora? A resposta a estas questões condiciona os gastos. Percebo o que o anónimo das 00.45 quer dizer e nem discordo, mas não sei se será uma questão de "área da Europa"... Onde se vê desorganização, tendo a ver mais preocupação.

      Eliminar
    2. Fazem parte da EBU estaçoes de TV privadas tambem,.caso da MTV3 da Finlandia,que eu conheço bem. Se nao estou enganado a emissora TV que vai representar a Holanda tambem nao e estatal,mas nao tenho a certeza.Acho que e mais atitude"deixa pra ultima da hora"..

      Eliminar
    3. Anónimo17:48

      Desculpe, mas:
      a) Não foi dito que só as emissoras estatais integram a EBU (cuja atividade também não se resume ao ESC) - as emissoras que pediram mais tempo são estatais;
      b) a estação finlandesa responsável pela escolha da representação no ESC é a YLE (estatal) e não a MTV3;
      c) a estação holandesa responsável pela participação no ESC recolhe fundos do Ministério da Educação e Cultura da Holanda.
      Quanto à interpretação a dar ao pedido das estações da Bósnia-Herzegovina e da Bulgária, a cada um sua opinião. Esperemos que relativamente ao ESC de 2015 o pior que haja a dizer seja que as emissoras desses dois países se atreveram a pedir mais duas semanas (mais de seis meses antes do evento) para confirmarem ou não a sua participação.

      Eliminar
    4. Certo o facto de 6 meses antes do evento,neste contexto de alteraçoes continuas nas economias,ter de se dar certezas,sim e um bocado exagerado.Nao seria razoavel a dead-line ser por ex.1 de Março?De qualquer modo os prazos devem ser cumpridos.Acho eu.

      Eliminar
    5. desculpe,mas eu nunca disse que a mtv3 da Finlandia e ou foi responsavel pela participaçao do pais no ESC,se bem que regularmente levantam-se vozes(na Finlandia) a sugerir se nao seria melhor a MTV3 organizar o UMK ou o saudoso Euroviisut,em vez da YLE.

      Eliminar
  15. Anónimo02:05

    Quer dizer, 2 semanas de alargamento do prazo p confirmar e que vai ser decisivo depois de 6 meses com tempo para fazer as contas!? Acredite quem quiser!

    ResponderEliminar

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.