O fadista Carlos do Carmo recebe hoje o Grammy Latino de Carreira, no Hollywood MGM Theatre, em Las Vegas, antecedendo a entrega anual dos Grammy Latinos, na quinta-feira.
O fadista Carlos do Carmo recebe hoje o Grammy Latino de Carreira, no Hollywood MGM Theatre, em Las Vegas, no Nevada, antecedendo a entrega anual dos Grammy Latinos, na quinta-feira. Para além do intérprete de “Uma flor de verde pinho”, recebem igualmente um Grammy de Carreira, por “Excelência Musical”, Willy Chirino, César Costa, o Dúo Dinámico, Los Lobos, Valeria Lynch e Ney Matogrosso.
A cerimónia está agendada para as 18 horas de Lisboa. Em declarações à Lusa o fadista afirmou: “Num momento de sofrimento como o que o meu povo está a viver, e a minha pátria está a viver, a alegria que possa dar às pessoas, apesar da simplicidade que as coisas têm – isto não lhes mata a fome, nem lhes arranja emprego -, mas que possa dar-lhes uma alegria, já fico muito contente”.
O artista disse ainda que esta é uma oportunidade para dar a conhecer outros artistas portugueses que, no futuro, podem vir a ser premiados.
Em 1976, Carlos do Carmo, já então um fadista de renome no panorama musical português, foi a escolha interna e direta da RTP para representar Portugal no Festival Eurovisão. No programa "Uma canção para a Europa", Carmo interpretou 8 temas tendo sido, finalmente, selecionada a canção "Uma flor de verde pinho". Recordamos, de seguida, a sua prestação em Haia, Holanda, em jeito de homenagem:
Esta e outraS INFORMAÇÕES também no nosso Facebook. Visite já!
Fonte: O OBSERVADOR, ESCPORTUGAL / Vídeo: YOUTUBE
Um Orgulho enorme. E que mensagem tão bonita. Um Senhor de Verdade.
ResponderEliminarA mensagem de Carlos do Carmo e tao tocante...tocante e bonita no que tem de percepçao da realidade do dia a dia do povo deste pais,no que tem de solidariedade genuina. Obrigado,Carlos do Carmo.Es um homem com H maiusculo.Parabens pelo premio a ti atribuido!
ResponderEliminarEm 1976 a RTP foi mais avançada do que em 2014... para o ESC, escolheu internamente um artista com renome e popular também na época.
ResponderEliminar1000% de acordo
EliminarMas em 1976 "Uma flor de verde pinho" estava TOTALMENTE no local errado ao representar Portugal no ESC. Uma otima cançao,daquelas que nunca morrem, mas nao para o ESC 76.Alias em 75 e 76 a RTP propositadamente desvalorizava o ESC como evento musical.
EliminarEm 1976 ao optar por uma escolha interna do artista,a RTP intencionou so simplificar e tirar o glamour que o FC ainda tinha (o FC era visto na altura como algo reacionario e"aviltante") .E o analizar de cada cançao ate a exaustao pelo maestro Antonio Victorino?!...Uuuh!Uma seca!
EliminarAnalizar?
Eliminar