A RTÉ, emissora publica irlandesa, anunciou várias mudanças na final nacional do país. O formato de mentor, utilizado nos últimos anos, vai ser substituído por uma seleção aberta ao público.
Nos últimos quatro anos a RTÉ tem usado o sistema de mentor, com profissionais da música a escolher uma música e um cantor que eles pensavam que poderia trazer sucesso no concurso. No entanto, o formato nem sempre funcionou. Enquanto que os Jedward conseguiram chegar a final, com resultados respeitáveis em dois anos consecutivos, Ryan Dolan ficou no último lugar da final em 2013 e Can-linn (com Kasey Smith) não conseguiu o apuramento.
Consequentemente a RTÉ decidiu fazer algumas mudanças importantes para 2015. Michael Kealy, produtor executivo da Irlanda disse nós decidimos ter um processo de seleção aberta para o Eurosong 2015 e nós queremos ouvir dos melhores compositores e artistas que acreditam que eles têm o que é preciso para competir ao mais alto nível em Viena. A última vez que a Irlanda utilizou um processo de submissão aberta foi em 2010.
As inscrições encerram a 31 de outubro às 18h00 (CET). O regulamento pode ser encontrado e lido AQUI.
A Irlanda estreou-se na competição em 1965, tendo conquistado sete vitórias em quarenta e oito edições, recorde absoluto da competição. Além disso, o país detém ainda outros recordes: a Irlanda é o único país com três vitórias consecutivas (1992-1994), o único país a sediar a competição por três vezes consecutivas (1993-1995) e o único a conseguir vencer duas vezes com o mesmo cantor (Johhny Logan em 1980 e 1987). Em Copenhaga, foi representada por Can-Linn & Kasey Smith e o tema Heartbeat que conseguiram apenas o 12.ºposto na semifinal com 35 pontos, falhando o apuramento para a Grande Final pela primeira vez desde 2010. Recorde a participação da comitiva irlandesa:
Esta e outras informações também no nosso Facebook. Visite já!
Fonte: eurovision.tv / Imagem: google
Sem comentários
Enviar um comentário