O espaço cultural do El Corte Inglés de Vila Nova de Gaia foi pequeno para acolher todos aqueles que quiseram ouvir António Laranjeira e o seu novo "Luz", álbum lançado pela editora Ovação que contém 15 temas originais. Fados e fados-canção, todos originais - repetimos - algo bastante raro nos dias de hoje pois muitos artistas preferem interpretar fados de outros tempos. António Laranjeira tem isto de diferente: escreve e interpreta canções do nosso tempo, numa musicalidade única e sem fronteiras. Única também nos instrumentos que o acompanham, a começar pelo violoncelo de Susana Castro Santos e no adufe de Ricardo Gomes que se unem na perfeição aos clássicos viola de fado de Rogério Ferreira e à guitarra portuguesa de Armindo Fernandes.
"Luz" foi inspirado numa viagem poética e musical percorrendo o país acompanhada por grandes poetas como Vasco Graça Moura e o próprio fadista, que assinam e se destacam nos poemas musicados por André Teixeira, Manuel Reis, Susana Castro Santos, Manuel Mendes, Raul Ferrão, José António Sabrosa, Alfredo Marceneiro e Rogério Ferreira que também dirigiu e produziu musicalmente este fantástico trabalho. Pedro Barroso partilha com António Laranjeira um tema da sua vasta e incomparável obra musical, surpreendentemente adaptada para fado, partilha esta na música, na letra e na voz, pois no disco interpreta "Porto Antigo" em dueto. Este tema foi, inclusive, o mais aplaudido no showcase de ontem.
O percurso
António Laranjeira participou por duas vezes no Festival RTP da Canção: em 1994 como membro dos Trivium com o tema "Trovas do Demo e d'El Rei" e em 2001 a solo com "No olhar dos teus olhos".
É no fado que mais se tem distinguido: para além de fazer parte do circuito de casas de fado, sobretudo no restaurante "O Fado" na cidade do Porto, escreve temas para diversos outros cantores, como Ana Moura: o fado "Venho Falar dos Meus Medos" é um poema de António Laranjeira com produção e arranjos de Jorge Fernando. Também tem currículum no teatro, nomeadamente no musical "Amália" de Filipe La Féria.
Esta e outras informações também no nosso Facebook. Visite já!
Fonte e Imagens: ESCPORTUGAL; Vídeo: YOUTUBE - ESCPORTUGAL
Continuem o vosso excelente trabalho de divulgação da música portuguesa. Gostei muito de ver este vídeo e aproveitei para pesquisar as duas participações no Festival da Canção. Continua com voz potente
ResponderEliminarExcelente voz
ResponderEliminarCD com muita qualidade. Parabens Laranjeira
ResponderEliminarO que de novo? Tradicional,conservador, ate na postura em palco,como que a jogar bilhar de bolso.Consuma quem gostar.
ResponderEliminaratchim!
ResponderEliminar