Em entrevista publicada hoje, o compositor e músico José María Purón, mais conhecido como Chema Purón, culpou a TVE pelos maus resultados de Espanha ao longo de toda a história do concurso. Purón é autor e compositor de "Vuelve conmigo", tema defendido por Anabel Conde no Festival de 1995, atingindo o 2.º lugar em Dublin. "A única coisa que poderia salvar Espanha na Eurovisão seria organizar um bom método de seleção nacional", defende o músico. "A TVE não pode dar tantos tiros nos pés: cada ano esperam até ao último minuto para anunciarem como vão eleger o seu representante e canção e, quase sempre, sem terem uma única ideia de como fazê-lo". E acrescenta: "Estamos em outubro e a TVE ainda não anunciou como pretendem selecionar o seu próximo representante. E, pior, calculo que ainda não tenham sequer pensado nisso". Esse é, para Purón, o "maior problema" de Espanha no que concerne o Festival Eurovisão.
Os piores anos da TVE no concurso ocorreram "quando decidiram escolher cantores e canções separadamente. Isso não pode ser! Todos os intérpretes têm de estar envolvidos com as respetivas canções desde o início".
Para além da canção "Vuelve conmigo", em 2000 voltou a tentar a sua sorte com "Colgado de un sueño", interpretada por Serafín Zubiri, mas terminou em 18.º lugar.
Em 54 participações, Espanha ganhou o concurso por duas vezes em 1968 e 1969, aqui empatada com três outros países.
Esta e outras informações também no nosso Facebook. Visite já!
Fonte: EURO-DRAMA.com / Imagem: GOOGLE / Vídeo: YOUTUBE
Ele pode voiceferar e blafesmar a TVE, mas o que é a verdade verdadeira pura e nua é que o "Vuelve comigo" ou lá que é era uma boa porcaria de canção. Coisa antiquada mesmo para 1995.
ResponderEliminarAnonimo 23:47 - Concordo em absoluto consigo.Nunca consegui entender como a Espanha conseguiu subir ao 2º lugar em 1995 com aquela balada antiquada e gritona.
EliminarVocês devem ter mesmo ouvidos de pedra... Uma das mais belas canções do ESC de sempre!
EliminarPara alguns impossivel compreender que o que para um e belo e excelente para outro pode ser horrivel e pessimo. PARA MIM Vuelve conmigo e cançao chata e desagradavel de ouvir devido ao que eu chamo de BERRATA.
EliminarAnonimo das 23.47: AH??!!?? Estás bem? A voz de Anabel conquistou a Europa e a canção tinha uma formula vencedora. E foi ganha por uma cançao, da noruega, que é cantada em apenas 20 segundos da canção
ResponderEliminartoda a gente sabe quem ganhou em 1995, ok?
EliminarPedro,V. gosta por gostar mesmo,ou gosta porque os outros/ os juris /o publico em geral gostam ou gostaram? Sim,nos os que nao gostamos de Anabel Conde no ESC 95,estamos bem da mente e do corpo,so que temos gostos diferentes.
EliminarPortugal tem o mesmo problema, pensam na última hora numa selecção para escolher o representante, desconfio que ainda nem pensaram no metodo! Isto dee ser problemas de vizinhos. Lol
ResponderEliminarO mesmo mal tem a velha Europa - Portugal, Espanha, Reino Unido, França.....
ResponderEliminarAo ler as criticas deste senhor...só me lembro de Portugal a fazer o mesmo tipo de coisas.
ResponderEliminarSinceramente até acho que Espanha ñ é assim tão má a escolher(têm variado o metodo de seleção aqui e ali com certeza á procura daquilo que acham ser o melhor...digo eu.)
Bom em 2012e2014 já conseguiram um Top10...se querem continuar a subir têm de se esforçar mais é verdade.
"escolher cantores e canções separadamente." AH sim isso é do piorio sem duvida.
Nunca me vou esquecer o FC2012 com aquela história dos cantores serem escolhidos 1º e depois a história de lhe ser atribuido um compositor ao calhas... [-(
Nunca gostei daquele estilo de powerballad como Vuelve Conmigo,nem da maneira gritante de cantar de Anabel Conde. Para mim dor de ouvidos e nao escuto voluntariamente Espanha ESC 1995.
ResponderEliminarDetesto o estilo de cantar de Anabel Conde e da cantiga tambem nao gosto mesmo nada.Acho histerica e irritante.EM 1995 Grecia e Polonia levaram as melhores cançoes.
ResponderEliminarÉ COMO A RTP, SÓ QUE NEM SE COMPARA, A RTP AINDA CONSEGUE SER PIOR QUE A TVE
ResponderEliminarA Anabel é linda. E a cancao tambem
ResponderEliminarJa em 95 intragavel e com o passar do tempo ainda piorou.
EliminarConcordo a 100%.
EliminarQuem de feio/a gosta, bonito/a lhe parece.Gostos cada qual tem o seu.Para mim nem Anabel nem cançao! Uiiiiiiii...
ResponderEliminarquantos haters invejosos nessa pagina pelo amor de Deus, ela teve seu merito no concurso e ainda tem uma boa voz
ResponderEliminarJa ca faltava o gang das INVEJAS (devem ver muitas telenovelas...).Eu nao gosto nem nunca gostei de Espanha ESC95. So isso E MAIS NADA.
EliminarAnabel Conde foi backsinger da delegaçao de Andorra em 2005 para Marian Van der Wal
ResponderEliminarAdoro "Vuelve Conmigo" e prefiro a Anabel Conde à Rita Guerra, ambas ontem. hoje e amanhã!
ResponderEliminarGosto de ver Anabel Conde sem som,curto muito o gesticular dela no ESC 95. Tudo bem,mas SEM SOM.
EliminarPara mim Espanha merecia ter ganho em 1990 com Azucar Moreno- Bandido,uma das melhores performances de sempre no ESC,seguida muito de perto por Remedios Amaya- quien maneja mi barca em 1983.Ambas induvidavelmente espanholas/andaluzas,ambas excelentes. Para mim...
ResponderEliminaró RG, como eu te compreendo. No fundo todos temos dentro de nós, tal como tu, uma espanhola feroz que aos domingos e dias de feira calça as suas tamancas, pega nas castanholas e vai pela tua, com a sua voz rouca, flamencando o chão e gritando "Olé"!
EliminarYaaaa...anonimo das 23:05...TENHO QUE ADMITIR: tem razao! Agora a serio,valorizo,aprecio muito no ESC tudo o que tenha a ver com a cultura musical do pais em questao.E entre vozes agudas e vozes baixas,prefiro os tons baixos.Agora vou buscar as castanholas,OLE!
EliminarEspero que todos los españoles lean los comentarios de los portugueses en escportugal y de ahora en adelante no les demos ni un solo punto a Portugal, no sólo por el odio y envidia tradicionales de los portugueses a España, sino también por la nula calidad musical de Portugal en Eurovision. Esto explica los 0 puntos de Portugal a Ruth Lorenzo pese a su 10º puesto; o los solos 7 puntos de Portugal a Anabel Conde, pese a haber sido 2ª; o los 0 puntos de Portugal a Betty Missiego (2º puesto) y Nina (6º puesto). Si España vota por Portugal no es por la calidad de sus temas sino simplemente por vecindad. Viendo que el sentimiento de vecindad no es recíproco y que en Portugal hay mucho odio y envidia hacia España y por eso no nos votan o nos subestiman, España debería ser tan estricta con Portugal como Portugal es con España. Eso sería lo justo.
ResponderEliminarSi,si como siempre tienes razon.Aqui nosotros jamas damos puntos a Espana,porque,como tu lo dices no tenemos sentimientos de reprocidad y de vecindad,como por ejemplo tienen GRECIA y CHIPRE ,verdad?Asi deberia ser toda la votacion en ESC,verdad? Si,si tienes razon,como siempre! 11
EliminarVecinito,porque imaginas tu que Portugal tiene alguna razon para envidiar a ESPANA?!?!La falta de trabajo,el paro?La politica repressiva para con las regiones autonomas?El hablar altissimo en todos los locales publicos?Carinito,sean ustedes asi,la diferencia es siempre algo de positivo.
Eliminar