A emissora nacional sueca, SVT, já está a receber as candidaturas para a final nacional do país: o Melodifestivalen 2015. Pela primeira vez na história do concurso, as mulheres estarão em mesmo número que os homens.
Depois do sucesso de Sanna Nielsen em Copenhaga, a emissora estatal sueca volta a abrir as candidaturas para o Melodifestivalen 2015, dando luz verde aos compositores e autores suecos para apresentarem os seus temas. A grande novidade no regulamento deste ano é a obrigatoriedade de 50% dos 32 temas seleccionados terem a colaboração de, pelo menos, um elemento do sexo feminino, enquanto que no ano passado a margem era apenas de 20%.
Os compositores e autores têm exatamente duas semanas para apresentar os seus temas no portal da emissora sueca, como pode ver AQUI, que encerrá na manhã de terça feira, 16 de setembro. Como no ano passado, o apuramento para o Melodifestivalen 2015 foi dividido em duas categorias: uma dedicada aos compositores ainda desconhecidos do público, sendo convidados a entrar na competição, enquanto que a outra é dedicada aos compositores experientes, que são desafiados pela emissora a enviar os seus trabalhos através do portal acima mencionado.
A partir de 16 de setembro, uma equipa de entidades ligadas à música e formada pela SVT, irá rever todos os trabalhos carregados e selecionar os participantes do Melodifestivalen 2014. A lista deverá ser revelada no ínicio de dezembro, estando já garantida a presença de Kalle Johansson, vencedor do Svensktoppen Nasta (como pode ver AQUI).
A Suécia estreou-se na Eurovisão em 1958, tendo participado por 54 países. É um dos países com melhor score na competição, contabilizando 5 vitórias, 1 segundo lugar e 6 terceiros lugares, sendo que por 21 ocasiões alcançou o top5. Em 2014, Sanna Nielsen representou o país com o tema Undo, depois de conquistar a vitória na final nacional após seis participações. A cantora atingiu o 3.º posto na Grande Final com um total de 218 pontos, a segunda maior pontuação do país, cuja prestação pode recordar de seguida:
Esta e outras informações também no nosso Facebook. Visite já!
Fonte: Oikotimes/SVT / Imagem: norran.se
ai quem me dera que a RTP já pensasse no ESC... pena que só em janeiro é que começa a pensar... Suécia realmente está à anos luz de Portugal em relação ao ESC... Tomara que a RTP não faça um FC vergonhoso como o de 2014, e o de 2012... E que aposte em ingles finalmente... porque com portugues jamais ganharemos esse concurso.
ResponderEliminarE também espero que a RTP receba propostas e candidaturas de musicas porque convidar compositores só diminui a qualidade musical do FC... mais importante é a musica não o compositor. FC 2014 foi uma vergonha... só pensaram em convidar compositores e o resultado viu-se, musicas horríveis por todos... sou 100% a favor de receber candidaturas igual aos países do norte.
Tambem eu acho q a RTP ao menos 1 vez podia começar a pensar no FC/ESC A TEMPO E HORAS ,definindo bem as regras do evento(ex. a votaçao) etc.Independentemente de ser concurso aberto ou por convite dar um prazo bem largo para entrega de maquettes musicais,por ex.ja apartir de agora ate janeiro!
ResponderEliminar