A emissora italiana RAI disponibilizou, esta manhã, o regulamento do SanRemo 2015, onde pode ler-se que o vencedor do certame poderá representar o país em Viena, se assim desejar.
Depois de selecionar os seus representantes para Copenhaga sem recorrer ao SanRemo, pela primeira vez desde 1991, a emissora italiana anunciou hoje que voltará a usar o certame como final nacional.
No regulamento disponibilizado esta manhã, pode ler-se no artigo 27: 'O vencedor da categoria 'Campioni' no Festival de SanRemo adquirirá o direito de representar a Itália no Festival Eurovisão da Canção 2015 se estiver disponível. No caso do artista não estiver disponível/interessado, o direito de escolher outro artista é reservado aos organizadores do evento, segundo critérios específicos.'. A emissora não confirmou, no entanto, se o tema será o vencedor ou se o cantor terá oportunidade de o trocar.
O Festival de SanRemo acontecerá de 10 a 14 de fevereiro, estando a Grande Final agendada para o sábado, 14, no Teatro Ariston de Sanremo, estando a emissão assegurada pela RAI e pela RAI Internacional.
A Itália participou na primeira edição do certame, em 1956, tendo participado por 36 ocasiões até 1997, ano em que anunciou a sua retirada do concurso. O país venceu por duas ocasiões: em 1964 com Gigliola Cinquetti e Non ho l'eta e em 1990 com Toto Cotugno e Insieme:1992. A Itália regressou ao certame em 2011, tendo escolhido desde então os seus representante através do SanRemo, excepto em 2014, quando a RAI escolheu internamente Emma Marrone. A cantora levou o tema La Mia Cittá a Copenhaga, tendo conquistado o 20.° posto na Final, sendo essa a pior classificação de sempre do país. Recorde a prestação de Emma em Copenhaga:
Esta e outras informações também no nosso Facebook. Visite já!
Fonte e Imagem: RAI
Sem comentários
Enviar um comentário