A emissora islandesa RÚV anunciou a aberturas das inscrições para a sua final nacional: Söngvakeppni Sjónvarpsins 2015.
Depois de alcançar o sétimo apuramento consecutivo para a Grande Final e o melhor resultado desde 2009, a emissora estatal da Islândia, RÚV, abriu as inscrições para a sua final nacional - o Söngvakeppni Sjónvarpsins 2015. A Islândia, o último país nórdico a abrir as inscrições, começou a receber temas no dia 26 de setembro, sendo que estão receptivos a propostas até 20 de outubro.
Pela primeira vez, a emissora apenas receberá contribuições eletrónicas e 50% das candidaturas escolhidas terão de ter um membro do sexo feminino na equipa. Os compositores e autores devem ter cidadania islandesa e/ou ser residente no país desde 1 de setembro de 2014, sendo que cada compositor apenas poderá inscrever dois temas na competição, mas não havendo limite para os autores. Os temas deverão estar em islandês, mas poderá ser utilizado um idioma diferente na final nacional, bem como no Eurovision Song Contest. Um júri especializado irá selecionar os temas que atuarão nas galas televisionadas, que acontecerão em fevereiro, sendo que o número de galas dependerá do número de entradas escolhidas pelo júri.
A Islândia participa na Eurovisão desde 1986, tendo participado por 27 ocasiões. O melhor resultado do país é o 2.º posto, alcançado em 1999 por Selma e All Out of Luck e em 2009 por Yohanna e Is It True?. O grupo Pollapönk e o tema No Prejudice levaram o país pela sétima vez consecutiva à Grande Final, tendo alcançado o 15.º lugar com 58 pontos, o melhor resultado do país desde 2009, cuja prestação pode recordar de seguida:
Esta e outras informações também no nosso Facebook. Visite já!
Fonte: ESCToday / Imagem: eurovision.tv
RTP, SAO HORAS DE ACORDAR!!! A Islandia faz o trabalho a tempo e horas e os resultados veem-se...
ResponderEliminarMeanwhile in Portugal.................
ResponderEliminarMeanwhile in Portugal our Sleeping Beauty (RTP) keeps on sleeping (Hopefully does not snore...).
ResponderEliminarRG, tem calma!!! Em 40 países ha meia duzia que ja tem os processos de seleção em curso mas, como sempre, há meia duzia de fãs tugas que só atacam a RTP!
ResponderEliminar