A Ucrânia, um dos países com melhores classificações no certame europeu, confirmou, esta manha, que ficara de fora do Eurovision Song Contest 2015.
Alegando dificuldades financeiras e politicas, a emissora estatal da Ucrânia, NTU, anunciou, esta manha, que o pais ficara de fora da próxima edição do Eurovision Song Contest. Os confrontos existentes no território ucraniano, existentes desde a revolução deste ano e a posterior anexação da Crimeia ao território russo são as principais razões que levam o pais a falhar pela primeira vez desde a sua estreia uma edição do certame europeu.
A Ucrânia, estreante em 2003, é um dos países com melhores resultados no certame, contabilizando uma vitoria (em 2004), dois segundos lugares (2007/2008) e um terceiro posto (2012), bem como outras quatro entradas no top10 da competição, em doze participações. Em Copenhaga, a Ucrania foi representada por Mariya Yaremchuk e o tema Tick-Tock que alcançaram o sexto posto na Final com um total de 112 pontos, cuja prestação pode recordar de seguida:
Esta e outras informações também no nosso Facebook. Visite já!
Fonte: ESCToday / Imagem: eurovision.tv
boa existe mais um lugar disponivel na final
ResponderEliminarAdoro este site, o Nuno Carilho é optimo!
ResponderEliminarTOU CHOCADO!!! NAO ACREDITO QUE UCRANIA DESISTE ESTE ANO, E A RUSSIA NÃO, ENFIM!
ResponderEliminarIncrivel! A Ucrania fora do ESC?! Tenho pena.Lamento.Nao posso deixar de comparar as razoes alegadas agora pela Ucrania,com a situaçao vivida pela Bosnia em 1993...Debaixo de bombardeamentos a delegaçao da Bosnia la chegou a Millstreet para nos encantar. Ucrania, que pena ficarem de fora!
ResponderEliminarMuita pena. Um dos paises com canções mais originais e divertidas.
ResponderEliminarUma pena. :/
ResponderEliminarA revolução não é deste ano. O início foi em novembro do ano passado.
ResponderEliminarSobretudo neste momento a Ucrania vive sob a muito concreta ameaça expansionista da Russia.A Ucrania e nao so!Recordo que os boicotes foram em tempos uma das armas mais eficientes pra derrubar o apartheid na Africa do Sul,arma lenta mas eficiente... Alo,Alo EBU/UER!
ResponderEliminarNAAAAAAOOOO :(((
ResponderEliminarO minimo que a EBU/UER poderia fazer,seria convidar a UCRANIA a participar gratuitamente no ESC 2015, ja que para alem da situaçao politico-militar alegam razoes de ordem financeira.Acho que seria um gesto bastante bonito e significativo...mas a EBU nao faz"ondas",nej,nej,nej(nao em sueco)!
ResponderEliminarNão posso, estou em choque. Um dos melhores países não vai aso Esc, e logo quando este celebra 60 anos de existência. Compreendo a situação deles, mas no Esc 2014 a situação politica na Ucrânia estava muito pior e eles participaram, acredito que a razão seja mais de ordem financeira. Uma pena...
ResponderEliminarMEU DEUS :O Desta é que eu nao estava há espera :o
ResponderEliminarAnonimo 15:30-Nao se trata SO d uma situaçao politica.Neste momento o q existe na Ucrania e uma situaçao d guerra NAO DECLARADA mas PRATICADA atraves d elementos agitadores EXTERNOS.Este metodo foi em tempos usado pela URSS para"intervir"na Hungria e na Checoslovaquia,antes da acçao militar aberta !
ResponderEliminarA historia repete-se:As acçoes na Ucrania parecem-se com as acçoes da Alemanha nazi na Checoslovaquia e na Austria antes d"iniciar"a guerra c a invasao d Polonia.Ca em Portugal nao tem sido mt noticiado,mas durante todo o Verao a Russia tem violado repetidamente o espaço aereo d Suecia e Finlandia...
ResponderEliminarO meu país favorito não vai ao ESC 2015?? Fico triste, muito triste.
ResponderEliminaré estranho porque eles vão participar no Türkvizyon, muito estranho digo eu cá para mim é outra razão, eles são ricos mas eles tão com várias dividas com a EBU e cá para mim é isso e agora vão retirar-se no concurso que faz 60 anos e é a primeira vez que se recusa a participar que estranho.
ResponderEliminarAnonimo 20:29 - Desde quando e que a Ucrania passou a ser um " pais rico "? Sob quais criterios? PIB per capita? Que dividas sao essas com a EBU as quais Vc. se refere? Bem vamos ver se irao participar ou nao na TURKVIZYON...mas nesse aspecto a sua pergunta tem toda a razao de ser.
ResponderEliminarA emissora na Ucrânia que trata do Esc/ Jesc é a NTU, a que fica encarregue pelo Turkvizyon é outra, por isso não vale a pena ir buscar a situação da falta de dinheiro, porque cada emissora tem o seu e faz o que quer com ele. Agora, é um facto que NTU já alguns anos que têm problemas de dinheiro mas a participação do Esc nunca esteve em causa, e este ano participam no Jesc mas dizem não ao Esc, se fosse realmente pelas questões financeiras não participariam em nenhum evento que estivesse sobre a alçada da NTU, e não o caso. RG, a divida que o anonimo se refere prende-se com uma divida da emissora NTU à EBU por causa da organização do Jesc 2013, realizado em Kiev que a Ucrânia pode ainda não ter saldado. Até para o Esc 2014, falou-se que a Ucrânia estava em maus lenções para confirmar participação, devido a essa divida de cerca de 3/4 milhões, dinheiro esse que a EBU pagou para que o Jesc 2013 não tivesse de ser adiado na altura.
ResponderEliminarNo meu coment das 15:13 sugeri q a EBU convidasse a Ucrania a participar gratuitamente. Foi ideia mal pensada e impracticavel,porque iria violar o principio de igualdade entre os paises que nao fazem parte dos BIG5. Errar e humano,nao e? Peço desculpa...
ResponderEliminarANONIMO 04:30 - Muito obrigado por ter-me esclarecido. Tudo factos ate agora para mim desconhecidos.
ResponderEliminarEu acho que a EBU devia de ajudar a Ucrânia, visto que a Ucrânia sempre participou e agora não vai participar logo que o concurso faz 60 anos.
ResponderEliminarUma atitude de coragem e sensatez que demonstra que o entretenimento televisivo não pode substituir as verdadeiras prioridades e problemas de toda uma nação ... isto deveria servir de lição a uma certa ... Grécia.
ResponderEliminar18:06 - Querendo dizer que Portugal tambem deveria ficar de fora do ESC 2015? E isso? Sobretudo agora com a sarrafada que o caso BES/GES/NOVO BANCO veio dar na economia de Portugal,poder-se-ia pensar assim;Mas eu acho que nao.Pena q Ucrania fique de fora,mas q participem Grecia,Portugal etc.
ResponderEliminarNo caso de certos paises em certas situaçoes um pouquinho de diversao e de alegria pode ser a tal luzinha la ao fundo do tunel escuro da rotina pesada e cinzenta do dia a dia...Pessoalmente acho que dum ponto de vista psicologico foi MUITO MAU Portugal ter ficado de fora do ESC em 2013,
ResponderEliminarAs pessoas parecem mais preocupadas por a desistência se dar na edição 60...do que propriamente ser a Ucrânia( um país bem sucedido no e popular no ESC (quer se goste das suas escolhas ou ñ) a desistir.
ResponderEliminarEles vão e voltam gente...este ano tá-se a ver os desistentes de 2013 a voltar com facilidade...na Ucrânia as coisas são bem mais complicadas mas se "parar" 1ano ou 2 for a solução(tambem ñ percebo irem ao JESC e ñ ao ESC se há dinheiro pra uma coisa há pra outra)...
Mas de qualquer das maneiras aceitem a ajuda do tal Timofey Nagorny(produtor/empresário que quer ajudar)....e já ñ precisam de se retirar.
A EBU quebrou o direito de igualdade ao auxiliar a Grécia na participação para 2014, e já que nem eram elegíveis...e pelos visto atualmente também ainda não são, a ver vamos o que vai acontecer. Seja como for gostava que a Ucrânia participasse, fosse com a ajuda da EBU ou não.
ResponderEliminarAnonimo 04:13 - E verdade ,acho que Vc. tem razao. A EBU ta cheia de regras q no fim de contas parecem existir so para serem infringidas.Alias a continua mudança de regras na estructura do ESC so me faz dizer q EBU e ESC sao "due donne mobile"...Que se ajude a Ucrania!