A emissora estatal da ARJ Macedónia já anunciou os 20 finalistas do 'Skopje Fest'. Tamara Todevska e Vlatko Ilievski, representantes do país em 2008 e 2011, respetivamente, estão entre os escolhidos.
A ARJ da Macedónia tornar-se-à, a 12 de novembro, o primeiro país a selecionar os seus representantes para o Eurovision Song Contest 2015. Depois de três anos a realizar seleções internas, a emissora macedônia MRT reintroduziu, este ano, o Skopje Fest (festival realizado entre 1996/2002 e 2008/2011) para selecionar os seus representantes. A emissora recebeu cerca de 200 candidaturas, sendo que um painel especializado escolheu as 20 propostas que disputarão o passaporte para Viena. O público e um júri internacional terão a responsabilidade de escolher o vencedor.
Entre os 20 selecionados, existem dois nomes bastante conhecidos do público eurovisivo: Tamara Todevska, representante do país em 2008 e irmã e backsinger de Tijana (representante do país em Copenhaga), concorre com o tema Brod sto tone/Sinking storm, enquanto que Vlatko Illievski, representante da ARJ da Macedónia em Dusseldörf, concorre em dueto com Risto Samardziev e o tema Sever-jug/North-South.
Aceda à lista de participantes, de seguida:
- Risto Samardziev & Vlatko Ilievski - North-South
- Lena Zatkoska - Hello
- Aleksandra Janeva - In Your World
- Nade Talevksa - I know
- Sanja Gjoshevska – I want to fly
- Viktorija Loba – I’m missing someone like you
- Goran Naumovski & Sanja Kerkez – A moment without you
- Lidija Kochovska & Marjan Stojanovski – Sunshine through the clouds
- Vera Jankovikj – I want to fly
- Evgenija Chanchalova – If I don’t love you
- Daniel Kajmakoski – Perfect storm
- Tamara Todevska – Sinking ship
- Aleksandar Tarabunov & Toni Mihajlovski – Maria
- Dimitar Andonovski – Everything I promised
- Verica Pandilovska – Just for you
- Tanja Carovska – I miss you like hell
- Myatta – Deep down inside me
- Joce Panov – Neither “L” from love
- Aleksandra Mihova – Heart keeps memories
- Sasho Gigov–Gish – Blues
A ARJ da Macedónia estreou-se na competição em 1998, tendo participado por 14 ocasiões, sendo que o melhor resultado é o décimo-segundo posto alcançado em 2006 por Elena Risteska e Ninanajna. No entanto, nos últimos sete anos o país não tem tido grande sucesso na competição: apenas alcançou a Grande Final em 2012 e conquistou por duas ocasiões o seu pior resultado de sempre - 16.º lugar na semifinal em 2011 e 2013. Em Copenhaga, Tijana e To The Sky não foram além do 13.ºposto com 33 pontos, falhando o apuramento para a Grande Final, cuja prestação pode recordar de seguida:
QUERIDA RTP! VAMOS A ACORDAR! Nao e preciso ser-se tao "madrugador" como os nossos amigos da Macedonia em relaçao ao ESC 2015,mas digam o que estao a planear fazer! (caso tenham sequer COMEÇADO a pensar no ESC 2015)
ResponderEliminarO vosso site tem que se decidir. Eu admito estar errado, mas penso que li algures (não há muito tempo) que Kaliopi tinha representado a Macedónia em 1996.
ResponderEliminarEste artigo, porém, diz que a Macedónia estreou-se na Eurovisão em 1998.
Então? Em que ficamos?
Penso que uma teoria exclui a outra, não?
Eu sei que a Kaliopi seria a representante da Macedónia caso o país tivesse sido apurado. Mas aquela pré-selecção na corresponde às semi-finais e hoje em dia e oficialmente a Eurovisão 1996 é composta por apenas 23 países (dos quais não faz parte a Macedónia).
Para mim, o que está correcto é o que este artigo diz, 1998. Mas dizer 1998 implica rejeitar que Kaliopi representou a Macedónia em 1996 pelo facto de que, oficialmente. em 1996, a Macedónia não foi representada. :)
Anónimo das 10.06: não é o site que se tem decidir, mas sim TU!! A Macedonia estreou-se em 1998 tal como refere o artigo, e as semifinais do ESC só surgiram em 2004 (nesse ano, este país foi representado pelo depois falecido Toše Proeski).
ResponderEliminarA de 2008 era muito boa, devia ter passado à final
ResponderEliminarPedro Carvalho,
ResponderEliminarQuando disse que este site tinha que se decidir estava a ser irónico!!!
Disse-o porque sempre que este site apresenta uma notícia sobre Kaliopi refere-a como a representante da Macedónia em 1996 e 2012.
Então, se a Macedónia, segundo este site, foi representada em 1996, o mesmo site não pode, noutros artigos, dizer que o país estreou-se em 1998.
Espero ter sido mais claro.
Anónimo das 10:06
Anonimo 14:54- Eu concordo consigo. Mas como ja tenho dito noutros contextos,a propria EBU e a organica do ESC sao como"una donna molto mobile".Nao sei qual e OFICIALMENTE o ano de debute da Macedonia no ESC,1996 ou 1998? Pela MINHA Logica seria 1996.So que nao chegou a final...
ResponderEliminarA TAMARA FOI ROUBADA EM 2008 , NAO SEI COMO AQUELE JURI PREFERIU PASSAR AQUELA MUSICA RIDICULA SUECA EM VEZ DA MUSICA DA TAMARA QUE MERECIA TER PASSADO!! NAO FOI A TOA QUE A MUSICA DA MACEDONIA FICOU EM 10 NAQUELE ANO E A MUSICA RIDICULA DA CHARLOTTE FICOU EM 12.
ResponderEliminarMas a Charlotte ganhou em 1999
EliminarCONCORDO, A RTP ESTÁ A DEIXAR TUDO PARA A ULTIMA HORA COMO OS ULTIMOS ANOS... E SABEM QUAL VAI SER O RESULTADO? FC COM MUSICAS DE PORCARIA, SIM PORQUE NESTE PAIS PREFEREM DAR IMPORTANCIA AOS COMPOSITORES E NAO AS MUSICAS!!!!! CONTINUEM COM ESSE METODO RIDICULO DE CONVIDAR COMPOSITORES E DE NAO ABRIREM CANDIDATURAS DE MUSICAS IGUAIS AOS OUTROS PAISES QUE FICAMOS PELA SEMI FINAL! CONTINUEM A APOSTAR EM PORTUGUES E NAO EM INGLES E NUNCA GANHAREMOS!! E A RTP TODA FELIZ POR NAO GANHAR!
ResponderEliminar