Na quinta semana do Before and After regressamos a 1986, que já visitámos na primeira semana, não para falar novamente da representante portuguesa (ler aqui), mas sim da vencedora belga...
"J'aime la vie", ou "Amo a vida" em português, foi a canção escolhida para representar a Bélgica no ESC1986, canção interpretada por Sandra Kim, nascida em Montegnée em 15 de Outubro de 1970... Uma jovem de 15 anos que se apresentou em Bergen, na Noruega, e facilmente arrecadou o primeiro lugar com 176 pontos contra outra canção em francês, a suíça "Pas pour moi" de Daniela Simmons, com 140.
Terminada a Eurovisão, com um peso muito maior a nível europeu que hoje, os jornalistas correram atrás de Sandra, tentaram conhecê-la melhor, afinal era uma jovem de apenas 15 anos... E rebentou a bomba...
Não foi difícil chegar a uma pura realidade, a televisão e governo belgas falsificaram os documentos da cantora, acrescentando-lhe dois anos de idade. Sandra Kim tinha nascido em 1972 e não em 1970.
Mas não achem que esta falsificação foi feita por qualquer questão de impedimento da participação da cantora no ESC, uma vez que o limite de idade mínimo eram os 12 anos, mas sim porque a letra de "J'aime la vie" diz no terceiro verso 'Eu tenho quinze anos...'
Não tardou que a Suíça apresentasse uma reclamação para que a vencedora fosse desclassificada, mas "J'aime la vie" era um sucesso tão grande que a EBU preferiu desculpar a situação e deixar seguir jogo.
A verdade é que o escândalo da idade de Sandra Kim ainda a fez ser mais famosa e depois de várias tours pelo mundo, acabou por ser convidada a representar a Bélgica no Yamaha Music Festival 1987, em Tóquio, conhecido na altura como a Eurovisão do Oriente, onde terminou em 4.º lugar empatada com Eros Ramazzotti da Itália.
Continuou a cantar e a gravar álbuns até 1998, altura em que o seu sucesso se resumia apenas à Bélgica e à Holanda. Resolveu então parar e regressou em meados da primeira década do século XXI, com uma ligeiramente nova versão de "J'aime la vie", que tem cantado um pouco por toda a Europa eurovisiva.
Em 2011, quando se comemoraram os 25 anos do seu triunfo, uma seguradora refez o vídeoclip da canção para que servisse para um anúncio dos seus seguros de vida.
Before and After, "J'aime la vie", de Sandra Kim, na Eurovisão 1986 e em 2013 precisamente em Bergen, onde ganhou o ESC 27 anos antes...
Esta e outras informações também no nosso Facebook. Visite já!
Fonte: ESCPORTUGAL / Imagem: ESCPORTUGAL / Vídeos: YOUTUBE-ESCPORTUGAL
Agradeço a Sandra Kim me ter tornado fã da Eurovisão!!
ResponderEliminarUma das piores vencedoras de sempre, não só pela MENTIRA mas também pela cafonice da letra da canção.
ResponderEliminarA Suiça fez bem em reclamar e a EBU foi parva em manter o resultado: Pas pour moi é uma canção magnifica e a Daniela uma excelente interprete, tanto cantora como instrumentalista ao piano.
Marie-Joane Silva Drumond
e além disso, a Sandra Kim tornou-se convencida, nos comentários que fez em alguns dos concursos ESC dos anos 2000, não foi correta nem imparcial, foi muito ... bit** como se dim em Inglês.
ResponderEliminarMarie-Joane Silva Drumond
A menina convencida que se tornou na adulta insuportável e que pensa que ainda tem a fama que tinha aos 15 anos.... quer dizer, 13!
ResponderEliminarMas há quem goste... da canção....
Agora esta canção ja nao m diz nada, mas na epoca adorei. grande vencedora
ResponderEliminarAdoroooooo. Sou como o anónimo das 23:36, também agradeço à Sandra Kim ter-me tornado fã da Eurovisão. Esta canção mudou a minha vida. falar de Eurovisão é sempre dizer «J'aime la Vie» e Sandra Kim.
ResponderEliminarEsta cançao nem antes,nem durante,nem depois seja do que for(pour moi,bien sur). Uma vencedora"PESADELO" num ano em que Portugal e a Holanda Foram para mim os melhores(acho q Portugal levou a cançao e actuaçao mais progressivas desse ano e merecia ter ganho).
ResponderEliminar