Slider

[Before and After] "Bem Bom"


No fascículo 4 do Before and After regressamos a Portugal, para dar destaque a uma das banda portuguesas de maior sucesso de todos os tempos, a Doce, e a um tema que todas as gerações, incluíndo as nascidas já no século XXI, sabem do princípio ao fim, "Bem Bom"...

Estávamos em 1982 quando o Festival da Canção foi vencido por uma das primeiras girlsband europeias, as Doce. Na realidade, já era a terceira vez que tentavam: em 1980 ficaram em 2.º lugar com o tema "Doce", esmagadas por "Um Grande, Grande Amor" de José Cid; em 1981 ficaram no 4.º posto com "Ali-bábá (Um Homem das Arábias)", classificação que muitos atribuem ao facto de se terem apresentando no Festival da Canção demasiadamente despidas... Que escândalo!

Mas em 1982, Fá (Fátima Padinha), Teresa Miguel, Lena Coelho e Laura Diogo vestiram-se até ao pescoço, de mosqueteiras, chegaram, viram e venceram com "Bem bom", uma canção criada por Tozé Brito em cima do tradicional "Malhão" e que pôs todo um país a cantar uma noite inteira ao bater de cada badalada.

E lá foram as "Doce" meninas portuguesas a  Harrogate, em Inglaterra, sede do Festival Eurovisão da Canção 1982. Nunca uma comitiva portuguesa teve tanto interesse e tanta atenção! As nossas representantes espalharam carinho, simpatia, mostraram roupas ousadas e perucas espampanantes, seduziram fãs e jornalistas e aqueceram os frios ingleses.

Medo, foi o que sentiram as outras comitivas, especialmente a espanhola; poderia muito bem ser o ano de Portugal, a proposta era muito ousada e fora do normal e isso poderia agarrar os júris. Diz-se que a TVE, televisão pública espanhola, fez mais campanha pelo não voto a Portugal perante as outras televisões participantes do que pela sua própria canção... Mas isso nunca saberemos se é verdade.

Quando começaram os ensaios, Portugal voltou a ser falado, desta vez devido a uma reclamação apresentada pela delegação nacional: o palco tinha cera a mais, era muito escorregadio, e isso prejudicava a atuação das Doce, que tinham que ter cuidado adicional para não se estatelarem ao comprido. Mas nada foi feito, afinal era uma reclamação de Portugal...

A grande noite do ESC1982 chegou, as Doce foram as primeiras a subir ao palco. O maestro Luís Duarte aparece, tal como as intérpretes, vestido de Mosqueteiro e houve bocas abertas. Muitos aplausos no final da atuação, chega a votação e... a montanha pariu um rato: 13.º lugar entre 18 países e uma enorme frustração nacional...

Mesmo assim, o sucesso das Doce depois da Eurovisão deixou Portugal e correu a Europa e o mundo, com singles lançados em inglês e espanhol em vários países do velho continente, nos Estados Unidos e até nas longínquas Filipinas. Foram as primeiras representantes de Portugal a ter uma verdadeira internacionalização, com direito a tour e tudo...

Em 1984, muitos discos de platina depois, voltam a tentar o Festival da Canção com o tema  "O barquinho da esperança", mas sem conseguirem chegar à final.

No ano seguinte, Lena Coelho foi substituída temporariamente por Fernanda de Sousa, a recentemente conhecida Ágata, em 1986 Fá decide deixar a banda e poucos meses depois Teresa Miguel, Laura Diogo e Lena Coelho anunciam no programa de Júlio Isidro "Clube Amigos Disney" o fim das Doce, deixando desgostosos os milhares de fãs da banda.

Em 2003 é lançado "Docemania", com os grandes êxitos da girlsband remisturados e com um som moderno, mas a esperada reunião das Doce só aconteceu em 2006 no concerto comemorativo do programa "Febre de Sábado de Manhã", sem Laura Diogo, a exercer Psicologia nos Estados Unidos. A reunião voltou a repetir-se na passagem de ano de 2007 no programa especial da RTP1, novamente sem a "loira" do grupo, aqui substituída por José Diogo Quintela (dos Gato Fedorento).

Assim, Before and After, "Bem Bom" das Doce... 


Esta e outras informações também no nosso Facebook. Visite já!
Fonte: ESCPORTUGAL /  Imagem: ESCPORTUGAL / Vídeos: YOUTUBE-ESCPORTUGAL

7
( Hide )
  1. Anónimo21:17

    Adoro esta rubrica. As doce fizeram historiA. Nunca mais houve uma girlsband assim

    ResponderEliminar
  2. Anónimo23:22

    Como as este site só vêm as nascidas nos anos 90, há pouco comentários!!

    ResponderEliminar
  3. Anónimo00:33

    acho que no JESC devíamos também apostar numa girls band igual às doces, com musicas engraçadas como as musicas das doce, acho que ganhávamos!!!

    ResponderEliminar
  4. Pedro Carvalho07:57

    As Doce foram um pedrada no charco do cinzentismo musical português.

    ResponderEliminar
  5. Anónimo13:40

    Texto muito bem escrito. Obrigada escportugal

    ResponderEliminar
  6. Doces,super profissionais,lindas Doce tanto before como after.Gratificante constatar q Portugal"pariu" ja no fim dos anos 70 uma girlband em nada abaixo das Spice Girls,antes pelo contrario,uns niveis bem acima das SG.Prefiro contudo Doce before,porque no after falta a Laura.

    ResponderEliminar
  7. Anónimo17:01

    O meu conceito de "uma das maiores bandas de todos os tempos" ultrapassa seguramente a meia dúzia de ano em que uma banda existiu .... e num país como o nosso que cresceu com a mentalidade que só é música quem toca um instrumento ... muita santa vozinha iria ficar fula com a atribuição da palavra "banda" a estas senhoras ...

    ResponderEliminar

Ideas

both, mystorymag

A NÃO PERDER...

TOP
© Todos os direitos reservados
Criado por Envato Personalizado por ESC Portugal - PG, 2022.