Depois das discográficas norueguesas ameaçarem boicotar o Melodi Grand Prix, são agora as editoras suecas que põem em causa a participação dos seus artistas no Melodifestivalen.
As novas regras relativas à venda online dos singles eurovisivos, levaram três editoras norueguesas a pôr em cima da mesa a hipótese de boicotarem o Melodi Grand Prix (como pode recordar AQUI). A filial sueca da Sony Music já admitiu seguir o exemplo da sua congénere norueguesa e boicotar a final sueca. Isto levaria a que artistas como Danny Saucedo, Ralf Gyllenhammar, Lisa Miskovsky, Thorsten Flinck, JEM, EMD, Sean Banan e Outtrigger, entre outros, fiquem de fora das próximas edições.
O CEO da Sony Music, em Londres, confirmou que a editora está a discutir um boicote a todas as finais nacionais. Recorde que a razão para este protesto tem a ver com o facto da UER ter assinado um novo contrato com a Universal. Nesse contrato ficou explícito que esta editora pode vender não apenas o álbum da Eurovisão mas também cada single individualmente. Anteriormente, a venda de cada single era feita pelas editoras a quem os artistas pertencem.
As editoras não aceitam este facto já que têm todas as despesas de promoção e participação nas finais nacionais e depois os lucros revertem, na sua maior parte, para outra concorrente. Por exemplo, Undo, de Sanna Nielsen, alcançou o top dos charts em vários países europeus. No entanto, as receitas das vendas foram quase em exclusivo para a Universal Music apesar da cantora ter contrato com a Warner Music.
No entanto, Jon Ola Sand, já se pronunciou novamente sobre o assunto e referiu que não foi recebida nenhuma queixa por parte das editoras em causa.
Esta e outras notícias também no nosso Facebook. Visite já!
Fonte: aftonbladet / Imagem: google
Acho que estas editoras têm toda a razão!
ResponderEliminarMuito bem. Fim às cunhas no ESC
ResponderEliminarem Portugal, vai chegar à altura em que só a editora _ _ _ _ _ _ (adivinhem qual é) vai deixar os seus artistas participarem e assim lá vamos enviar pimba ao ESC dois anos seguidos
ResponderEliminar