Com um total de 195 milhões de espetadores, a Grande Final do Eurovision Song Contest 2014 tornou-se o evento mais visto da história da competição, superando a edição de Malmö por mais de 25 milhões de pessoas.
"Estes valores estão além das nossas expetativas mais otimistas" afirmou Pernilee Gaardbo, produtora executiva do Eurovision Song Contest 2014, aquando da revelação dos resultados das audiências do certame. Com um total de 190 milhões de espetactores, a gala que premiou Conchita Wurst e o tema "Rise Like a Phoenix" como grande vencedores tornou-se o evento mais visto da história do certame, destronando a edição do ano passado com mais 10% de audiência, isto é, com mais 25 milhões de espetadores. "Nós tinhamos convidado o mundo inteiro para assistir ao certame deste ano e o mundo aderiu em peso! Estamos realmente satisfeitos por todos os que aderiram e, sem sombra de dúvidas, satisfeitos e orgulhosos pelo fantástico trabalho apresentado" rematou a produtora executiva da DR.
Pernilee Gaardbo mostrou-se ainda bastante satisfeita com os resultados registados em alguns países, onde a emissão superou os 37,3% (média dos valores de share auferidos pelos países participantes), sendo que nalguns países a transmissão do certame conseguiu o triplo das audiências das emissoras concorrentes: um destes casos é a Dinamarca, onde a Grande Final atingiu 2,4 milhões de telespectadores, o que significa, uma audiência de 89%, valor nunca antes alcançado no país.
Além disso, existiu um grande aumento do número de jovens telespectadores que acompanharam o certame: os jovens de idades compreendidas entre os 15 e os 24 anos representaram 41,6% da cota de audiência, mais dois valores percentuais que na última edição.
Aceda aos valores de audiência das últimas edições do Eurovision Song Contest:
2014: 195 milhões de espetadores
2013: 170 milhões de espetadores
2012: 102,9 milhões de espetadores
2011: 114,5 milhões de espetadores
2010: 108,2 milhões de espetadores
2009: 124 milhões de espetadores
2008: 106 milhões de espetadores
Esta e outras notícias também no nosso Facebook. Visite já!
Fonte: SVT / Imagem: panoramaaudiovisual
O Eurovision Song Contest está em grande e tem futuro, pois 41,6% da cota de audiência, é composta por jovens. Pelo visto, quem diz que o certame não tem interesse engana-se redondamente.
ResponderEliminarWow comparem a edição deste ano com a de 2012, há dois anos atrás...incrível!
ResponderEliminarE mesmo até estas duas últimas edições que tiveram o menor número de participantes conseguiram superar as outras, pena que Portugal não partilha o mesmo sentimento eurovisivo que o rsto dos europeus,,,
anonimo das 20:45,
ResponderEliminarespero que tenha razão...
por exemplo, eu tenho quinze anos e ninguém da minha idade gosta do ESC como eu, nem percebem a minha loucura...
21:43 eu tb tenho 15 anos e todos os meus amigos são obrigados a ver o ESC!!!! Hihhiiihi
ResponderEliminaranonimo das 21:43, como eu te entendo! Também tenho 15 anos e todos os meus colegar me chamam de louco e nao conseguem perceber esta minha paixão pela eurovisão!!
ResponderEliminaranonimo das 21:43 como eu te entendo tambem. Eu tenho 14 anos, acompanho a eurovisao desde os meus 6 anos idade e digamos que devo ser mesmo paranoico pela Eurovisão espero o ano todo so por aquele momento, alias adorava um dia representar Portugal na Eurovisão seria um sonho mas para qual irei trabalhar.
ResponderEliminaros jovens nao devem ser de portugal, pois se perguntarmos a um rapaz de 15 anos portugues se sabe o que é eurovisão ele vai dizer que não...
ResponderEliminartenho 13 anos e vejo a eurovisão desde 2008 e em 2011 apaixonei-me pela Eurovisão, eu gostava de ser comentador porta voz, compositor(escrever a letra de uma canção), ser o representante de Portugal ou outro país, ser o diretor da eurovisão (ser o Jon Ola Sand) e também quero ser Apresentador.
ResponderEliminarSe Portugal decidir participar no Junior Eurovision eu quero participar e dar tudo o que tenho no palco da Eurovisão.
Menos participantes , mais audiência. É bom saber que os jovens têm interesse na Eurovisão.Tenho 20 e acompanho a Eurovisão desde 2005. A minha familia já disse que não vale a pena ver porque todos os anos é a mesma coisa: Portugal não ganha ou não entra no top 10. É este o problema em Portugal, as pessoas que acompanhavam o Festival já não o fazem porque cansaram de ver sempre nos lugares mais baixos. Se Portugal ganhar ( eu acredito que sim, todos tem hipóteses de ganhar , uns mais que outros) as audiências em Portugal voltam a subir.
ResponderEliminarNão exageremos anónimo das 07:01, a maior parte sabe o que é mas nao vê.
Apesar das más audiências eu nao acho que o ESC seja assim tão indiferente aos portugueses.
ResponderEliminarAinda é um programa que tem salvação e pode voltar à ribalta porque o carinho dos portugueses pelo ESC continua vivo. Menos entusiastas do que noutros tempos, mas ainda assim desperta o interesse do público português. Podem até nao ver...mas todos sabem sempre qual é a nossa canção e já a ouviram....
Acho que a faixa mais jovem é mais ligada ao ESC do que se imagina (o que não significa serem fans acérrimos). Acho-a mais ligada do que foram/são a faixa que hoje em dia anda pela casa dos 30.
Acreditam que no dia em que a EBU decidir presentear Portugal com um TOP3 o festival volta a renascer em Portugal. Infelizmente a EBU não pode dar muito nas vistas e portanto é preciso apresentar uma boa canção.
O ESC em Portugal precisa só de um grande resultado para o pais.
no caso seria Portugal se preparar e trabalhar visando um "top 3" coisa que nao tem vindo a acontecer, e so olharmos os países do norte e do leste europeu e ver o esforço e a seriedade deles de cara ao festival
ResponderEliminarAntes as pessoas paravam para assistir o ESC, o unico concurso de musica do ano... agora alguem liga para ESC? os jovens preferem ver pessoas a cozinhar do que ver uma competiçao de musica e porque? porque a RTP não divulga, não faz nada que motive os jovens portugueses a ver... não aposta forte no ESC..., não tem bons resultados e as pessoas deixam de ter interesse. Minha mãe amava ver o ESC a uns anos atrás, agora já nem liga porque estava cansada de ver sempre musicas más a representar portugal... Enquanto a rtp não entender que tem que fazer esforço para ganhar nunca vai chegar a um top 5. 50 anos e nem um top 5... é uma vergonha!
ResponderEliminarEu vejo gente aqui a falar mal da suécia, mas um melodifestivalen deles consegue ser melhor do que todos os Festivais da Canção portugueses... eles realmente estão anos luz mais avançados que nós, apostam muito forte, e os resultados vêêm-se , 5 vitorias e o pais com mais top5.
Comparar a realidade Portuguesa e sueca é como comparar água com vinho....não tem comparação possível.
ResponderEliminarConseguir um resultado de top3/5 não é preciso um investimento louco...veja-se Holanda este ano.....Portugal já levou canções ao nível daquilo em todos os parametros.
Digam lá, não teria sido um resultado justo a Filipa Azevedo ter ficado no top10? A Vânia no top5?
Portugal não precisa de mudar radicalmente....só acrescentar uns "pozinhos" de empenho