Vanessa Silva deu uma entrevista onde falou das suas passagens pelo Festival da Canção e revelou que não pretende voltar a participar.
Vanessa Silva tentou representar Portugal na Eurovisão por três vezes: em 2007, 2008 e 2010. A cantora deu uma entrevista à TV Camões onde falou das suas experiências no certame e revelou que não pretende voltar à competição.
A cantora começou por dizer que participar no FC é terrível. Há sempre lobbys nas artes, muitos, grandes, são sempre as mesmas pessoas, acaba sempre por ir para as mesmas caras e, regra geral, são sempre os mesmos a ser favorecidos e então, nem sempre o ambiente que se vive é aquele que se devia viver.
Nas duas primeiras vezes em que participei não me senti injustiçada, achei que a minha música era boa e não ganhou porque não tinha que ganhar e as músicas que ganharam se calhar eram mais indicadas naquele ano. Principalmente em 2008, no ano em que ganhou a Vânia Fernandes. A 'Senhora do Mar' é efetivamente uma grande música. Acho que seríamos bem representados com a minha mas também acho que fomos incrivelmente bem representados com a dela, tal como havia mais duas ou três que o fariam, disse.
No entanto, quanto à sua última participação em 2010, Vanessa defendeu que a minha música era claramente a melhor. Gosto muito da música da Filipa e do Augusto, sou muito amiga dos dois e inclusive da Catarina que ficou em 2º, mas acho que a minha música era melhor. Como tenho esta frontalidade (...) digo as coisas assim, acho que a minha música era a melhor, devia ter ganho e teria feito uma melhor prestação lá fora, se calhar por uma questão de maturidade. E como o ambiente que se vive acaba por criar tensões entre as pessoas, e nós somos todos amigos há tantos anos, o Festival da Canção faz com que se criem inimizades e então decidi que daquele ano para a frente não participaria mais muito por causa disso.
Pode ver a entrevista de Vanessa Silva de seguida (a partir do minuto 9:55 fala no FC):
Esta e outras notícias também no nosso Facebook. Visite já!
Fonte: TVCamões / Imagem: google
É a opinião da Vanessa e eu respeito. A minha opinião é contrária, pois considero que se fosse a Vanessa a nos representar em 2010 não passaria da semi final. A interpretação da Vanessa é muito boa, como sempre, mas a canção não me seduz... Francamente, em 2010, ou ia a Filipa ou então a Catarina que foram de longe bem melhores em termos globais.
ResponderEliminarjá eu concordo que fizesse mais sucesso que a filipa sousa, mas que a catarina não.
ResponderEliminarAnónimo das 18:40,
ResponderEliminarA Filipa que ganhou em 2010 foi a Azevedo. A Filipa Sousa ganhou em 2012.
Já eu olho po resultado da Geórgia e digo que a Vanessa em 2010 trazia o top10 para Portugal
ResponderEliminarEm 2010, a Filipa e a Catarina foram de longe as melhores. Mas respeito a opinião dela.
ResponderEliminarPois se me permitem, eu acho todas as canções do Feist muito más mesmo!
ResponderEliminarE é obra... então acho a Alvorada a pior delas todas, mesmo medonha, não a consigo ouvir até ao fim.
É apenas a minha opinião. Sff, respeitem-na como eu respeito a vossa.
E já que a Vanessa fala em lobbies, esquece-se que todos os anos os autores dela (Feist) são levados ao colo pela Simone de Oliveira, pelo La Féria e pelo site Festivais da Canção, independentemente da música que levem. Viu-se este ano com a péssima canção da Raquel Guerra.
Pois a galinha da minha vizinha é sempre pior do que a minha e se a burra do meu tio não tivesse morrido ainda estava viva, lá diz o povo.
ResponderEliminarBah!
e a pedido de muitas famílias, aqui está o comentário sem nexo das 18:51 em Maori:
ResponderEliminar"Kua titiro ahau hua po o Georgia, me mea e Vanessa i roto i te tau 2010 ka kawea te top10 mo Portugal"
Pois eu acho que a canção era aquela "baladona" que nos podia ter levado longe. Mas depende tanto da oferta musical em cada ano... este ano, por exemplo é o primiro ano desde a vitória da Rússia, que ganhou uma balada, se considerarmos a do Azerbeijão em 2011 não uma balada, mas uma canção pop. Parecia, durante muito tempo q uma música para ser bem sucedida tinha de ser ritmada e "festivaleira", mas as tendências estão sempre a mudar...
ResponderEliminar@19:18 - Estou inteiramente de acordo e acrescento mais, tudo o que é feist é lobby no fdc e de muito mau gosto embora os próprios se achem uns génios.
ResponderEliminarSobre a Vanessa: compreendo a decisão dela, embora as canções que lhe sairam na rifa nunca lhe poderiam dar uma vitoria no FC. A Vanessa tem pelo menos duas canções originais dela que, essas sim, são muito boas
ResponderEliminarConcordo 20.16. As canções são boas, mas nunca, mas nunca, para um festival de televisão e popular
ResponderEliminarVanessa é talentosíssima como cantora e como atriz. É decerto uma entrevistada apetecível, em especial pelo bom humor. Não deve, porém, confundir frontalidade com a expressão (livre) de suposições: a frontalidade requer maior objetividade. Que tenha achado a sua canção melhor do que a que venceu em 2010 é perfeitamente admissível, logo à partida porque era "a sua canção". Inferir que teria conseguido uma melhor representação (pressente-se que quererá dizer "classificação") no ESC, até por revelar maior "maturidade" (do que a intérprete portuguesa de então), é algo que não pode provar-se. Em 2011 claro que se poderia dizer que todas as canções que perderam no FC fariam melhor figura, mas em 2010 ou noutros anos "normais"... Filipa Azevedo, sem dúvida muito jovem, revelou sentido profissional, melhorando imenso a sua prestação entre o FC e o ESC, e bastante competência interpretativa. À vontade nas conferências de imprensa, segura em palco, não se mostrou nada imatura. Por outro lado, falar de "lóbis", logo depois de dizer, de modo natural, que no mundo da televisão um convite leva a outro e a outro poderá ser algo contraditório. A canção vencedora em 2010 teve apenas uma votação razoável no televoto (no FC) e os júris distritais, com professores de piano e dança e afins, estarão longe de corporizar o que se entende habitualmente por um "lóbi". Uma palavra (que nada tem a ver com o tópico, reconheço) para o jovem (muito jovem) que conduz a entrevista: deixe os papéis, fale com naturalidade, como fez na maior parte da entrevista, e - quem sabe - pode ir longe. Valeu a pena conhecê-lo!
ResponderEliminarAcho que em 2010 se fosse a tal Alvorada, Portugal não tinha passado à final..estou completamente convencido disso.
ResponderEliminarTens a certeza? Vanessa Silva .
ResponderEliminarPois eu acho que ela até tem razão...embora também tenha ficado contente com a vitória e prestação da Filipa Azevedo...a música dela era bastante boa...e seríamos sem dúvida muito bem representados...Já com a Catarina acho que seria um grande fiasco, porque das duas músicas que levou aos FC e que são uma cópia uma da outra não se aproveita nada...
ResponderEliminar"Alvorada" é das melhores - se não a melhor! - baladas que já tivemos a concurso num Festival da Canção nos últimos anos. Bem superior que "Há Dias Assim". E a interpretação da Vanessa é soberba.
ResponderEliminarTodos sabemos que "Há Dias Assim" é uma música pequena. É bonita? É. Mas não tem a força e a pujança de um ESC. Salvou-se muito graças à Filipa Azevedo, à sua interpretação, à sua empatia com a câmara. Foi ela quem elevou a canção e nos passou à final em 4º lugar (convencemos o júri?).
Se era para levar uma balada, nesse ano deveríamos ter levado "Alvorada". Teríamos sobressaído como em 2008. Mas, quanto a mim, 2010 era o ano da Catarina Pereira.
Pois. Eu não tenho a menor empatia pelas canções que metem o dedo do Feist. São pretensiosas e cheiram a mofo, lamento. Esta não foge à regra, não a consigo ouvir até ao fim. A Vanessa é óptima, mas se há coisa que devemos ter aprendido com o ESC é que este não premeia por aí além masturbações vocais (desculpem a expressão) que não sejam suportadas pela qualidade do tema.
ResponderEliminaracho a Alvorada tão sem graça, não cativa não seduz..eu jamais escolheria essa musica. Mas respeito a opinião da Vanessa claro, mas acho que nunca teve uma canção digna de vencer o festival.
ResponderEliminarA Juliana Pasha nasceu em Burrel?!?! Não posso!
ResponderEliminarOs Feist, Simone, Vanessa, Ricardo e Raquel acham que o país inteiro lhes deve fazer referência, enfim.
ResponderEliminarEstou face a um dilema... Se por um lado opino que todos aqueles que nestes últimos anos concorreram ao FC deveriam ceder o lugar a novos cantores/compositores, por outro lado parece-me lastimável que Vanessa Silva deixe de participar sem nunca ter experimentado um outro compositor, mais moderno, mesmo que estrangeiro.
ResponderEliminarPenso que deveria fazer uma auto-crítica sobre os trabalhos que apresentou no FC e não me levar, de novo, a postar aqui os vídeos com a minutagem de todos os falhanços que levaram às suas eliminações. Não serve de nada dizer que a sua canção era a melhor porque NÃO ERA ! Há gravações do que foram essas apresentações e nós não somos bobos ou estúpidos! Pessoalmente nem em Portugal moro e não faço parte de nenhum lobby musical, interpretativo, cénico, de composição ou outro. Sou apenas um fanático do FC e sobretudo da Eurovisão desde 1969! E apenas desejo ser conquistado pelas canções que se apresentam a concurso, sem "arrière-pensées", para as ouvir na vida, as cantar no duche e as amar na pista de dança ou até de, na cama, amar e ser amado ao som delas. lol
Em 2014 tive a alegria de assistir aos meus 2 ídolos Emanuel-Babic em competição, e ver qual dos 2 me seduziria mais pelo seu trabalho. Preferi a proposta do Emanuel mas o meu coração balançou muito pela canção da Zana... que me apareceu surpreendentemente do lado de fora do pano.
Esta competição entre compositores (e até cantores) é salutar e positiva. O que não foi bom foi a reacção dos perdedores (público incluído, que foi muito ditatorial). Porque os compositores perdem hoje e ganham amanhã e vice-versa. Eu quero é boas músicas. Para mim. E como eu a maioria das pessoas. Os lobbies (jurados incluiídos) não são maioritários mas o povo votante é maioritário na sua decisão!
Se Vanessa Silva tentar uma nova proposta mas com outro compositor, porque não? "Mutatis mutantis", mudando o que tem de ser mudado, se vem com outra sonoridade, outra alma, experimente a novidade da alteridade, mas sempre com a ideia de que pode ser eliminada... Todo o concorrente deve ter isso em mente até ao último segundo da proclamação do vencedor!!! O que nem sempre acontece com os concorrentes! lol
Eu já sou conhecido há anos neste forum pelas "guerras" que travo aqui com cantores e compositores. Aqui sou eu o cliente deles e cabe a eles apresentarem um bom trabalho se querem que eu ocompre! Isso está claro agora?
"Alvorada" foi uma composição mal enjorcada e o caso já deveria estar arrumado; lembro-me de ter afirmado aqui ao compositor que a versão final em estúdio tinha melhorado mas não tinha sido essa a que nos tinham servido no FC. E depois do FC todas melhoraram... Cabe aos artistas analisarem onde as coisas correram mal para se reconstruirem em novos projectos. Perguntar-nos: "o que querem ouvir? Se querem isto ou aquilo vamos tentar fazer o melhor". Ou simplesmente criar o que quiserem ou necessitarem. Nós queremos ouvir e ter prazer. E algo que se venda, porque os artistas também precisam de pão para a boca. Isto deveria estar claro mas não está, vistas as produções nacionais.
Portanto, depois de 3 tentativas falhadas o mal não está nisso; o mal está em considerar-se que essas tentativas falhadas eram as boas... Mau mau Maria. Uai, quando uma canção é muito boa ("Tear Drops") não há nenhum lobby que resista. Isto é para decorar!
Talvez esta entrevista esteja a servir para se sondar o terreno dos eurofãs a respeito do regresso de Vanessa Silva ou não ao FC. A minha opinião está dada. Que se mude o que tem de ser mudado. Mas nunca se deve pisar o palco do FC com tantas certezas de se ter a melhor canção do ano.
Mas há mais cantores que deveriam fazer a mesma reflexão. E espero bem que novos nomes de compositores apareçam na cena nacional, com urgência!
Cumprimentos a todos.
Rui Neiva
Eu esqueci-me de dizer que em 2010 apoiei claramente "Canta Por Mim" e fiquei surpreendido com a passagem à Final de "Há Dias Assim" que tem lá um crescente no início da canção que me é insuportável aos ouvidos. A canção vencedora caiu no esquecimento, mas as actuações foram impecáveis no FC e em Oslo. Nem é uma canção que se peça para ser reouvida no FC (já alguma vez alguém a pediu?), mas o telegenismo da Filipa Azevedo salvou a canção em televisão, penso eu.
ResponderEliminarEm 2014 não apoiei "Mea Culpa", como se leu e se releu por aqui neste forum e algures. Vou pelas canções, não tanto pelos cantores, porque o FC e a Eurovisão são festivais de canções e não de cantores.
Mas em 2010 "Há DiasAssim" era superior a "Alvorada". E já lá vão 4 anos...
Cumprimentos a todos.
Rui Neiva
Faço das suas minhas palavras comentador Quico.
ResponderEliminarA Vanessa tem razão quando diz que são sempre os mesmos a ser favorecidos, pois ela e os irmãos Feist foram sempre as mesmas caras a participar no Festival da Canção. Para mim "Alvorada" nunca será melhor que "Há Dias Assim". "Alvorada" é fraca e ultra demodée. Não precisamos dessas canções no Festival, queremos modernidade, originalidade... chega de mofo!
Vanessa regressa, tu és optima, podes é mudar de compositores.
ResponderEliminarAlvorada seria uma boa canção para estes últimos anos de ESC e não para 2010...veja-se Espanha 2012 e 2014 com canções em tudo iguais a Alvorada.
ResponderEliminarAlvorada é a melhor canção do Feist no FC....teria sido uma justa vencedora do FC, como teriam sido as outras duas canções do Top 3.
Filipa Azevedo foi brilhante em Oslo, a Vanessa não faria melhor.
Dizer que Há dias Assim é uma canção esquecida é a maior estupidez que já foi dita. é talvez a canção mais cantada de todas as vencedores do FC nos últimos anos. Recordo que sistematicamente Há dias assim está no top 10 das canções mais cantadas nos castings de concursos de talentos....isso diz muito sobre o sucesso de uma canção.
Quanto à Vanessa gostava de a ter de volta, com outra equipa de compositores, numa canção mais actual.
Por mim, com uma grande balada, podia ser a cantora de Portugal no ESC 2015.
Os loobys do FC tem estado muito do lado da Vanessa/Feist....muitos musicos reconhecidos a apoiar as suas canções sistematicamente, um site a fazer campanha por eles de forma cega....agora nem sempre o looby chega para vencer....a verdade é que o televoto tem arrasado sistematicamente as canções do Feist (que escolhe sempre artistas mais reconhecidos do público do que outras equipas a concurso)
e a pedido de muitas famílias, aqui REPETIMOS parte do comentário sem nexo das 00:35, adicionando um efeito de eco:
ResponderEliminar"(...) ela e os irmãos Feist foram sempre as mesmas caras a participar no Festival da Canção. Para mim "Alvorada" nunca será melhor que "Há Dias Assim". "Alvorada" é fraca e ultra demodée. Não precisamos dessas canções no Festival, queremos modernidade, originalidade... chega de mofo! mofo! mofo! mofo! mofo! mofo! mofo!"
já passou um bocado mas as noticias ainda anda ...
ResponderEliminarPortugal e polónia foram os paises mais injustiçados nesta edição
(Logo os países que regressaram)
Vejam no like:
http://escreporter.com/portugal-and-poland-the-losers-of-the-jury-voting/
Já não me lembrava sequer dessa Alvorada. Foi uma que até me admirei ter passado da votação online.
ResponderEliminar"Pois se me permitem, eu acho todas as canções do Feist muito más mesmo!
ResponderEliminarE é obra... então acho a Alvorada a pior delas todas, mesmo medonha, não a consigo ouvir até ao fim.
É apenas a minha opinião. Sff, respeitem-na como eu respeito a vossa.
E já que a Vanessa fala em lobbies, esquece-se que todos os anos os autores dela (Feist) são levados ao colo..." [2]
AMEN!
"É a opinião da Vanessa e eu respeito. A minha opinião é contrária, pois considero que se fosse a Vanessa a nos representar em 2010 não passaria da semi final. A interpretação da Vanessa é muito boa, como sempre, mas a canção não me seduz... Francamente, em 2010, ou ia a Filipa ou então a Catarina que foram de longe bem melhores em termos globais." [2]
ResponderEliminarAMEN!
"Sobre a Vanessa: compreendo a decisão dela, embora as canções que lhe sairam na rifa nunca lhe poderiam dar uma vitoria no FC." [2]
ResponderEliminar"Acho que em 2010 se fosse a tal Alvorada, Portugal não tinha passado à final..estou completamente convencido disso." [2]
ResponderEliminarNa minha opinião, acho que ela tem razão numas coisas e noutras não!
ResponderEliminarPor exemplo: Mesmo sendo uma boa cantora, porque é que ela não tentou outro estilo de compositores sem ser o Feist? É que para mim o Feist até pode compor músicas muito boas, mas no festival as músicas dele tem ficado sempre nos últimos lugares (corrijam-me se estiver errada).
No entanto ela disse duas coisas chave na sua entrevista sobre o concurso:
1º - A "Senhora do Mar" era mais forte que a dela. Óbvio isso muita gente sabe.
2º - O Festival RTP da Canção só serve para criar inimizades. Isso é algo que eu já vi há muito tempo e acho que este ano é prova disso. O Emanuel é um cantor de musica popular portuguesa que muita gente apreciava. A partir do momento em que ele se mete neste concurso, passou a ser detestado (não digo 'odiado' porque é uma palavra muito forte) pela maioria dos fãs da Eurovisão.
Por isso é que eu digo, a RTP podia ser mais 'aberta' a outro tipo de compositores/cantores, como por exemplo: Áurea, FF ou Amor Electro. Na minha opinião assim teríamos um festival que iria agradar muita gente... mas isso é impossível e infelizmente eu já vi isso há muito tempo.
Os amor electro fizeram uma musica para o fc2012 mas cantada por uma miuda (imposiçao da rtp) e acabou em desastre...feliz por terem salvado a musica e a cantarem em concertos!
ResponderEliminarDesculpem mas adormeci com a Alvorada e com a entrevista lol
ResponderEliminarA Vanessa Silva é a prova provada que a RTP se está nas tintas para a Eurovisão e que naquela estação não há ninguém com um mínimo de visão do que pode/deve ser feito para se obter bons resultados no concurso. Há sim senhora mais vida em Marte que nos escritórios da RTP.
ResponderEliminarÉ óbvio que a Vanessa Silva podia e DEVIA representar Portugal na Eurovisão. A Vanessa é uma excelente cantora. Tinha era que ser com outro tipo de música e composta por outros compositores. Eu já estou careca de tanto repetir isto. Alguém na RTP já tinha que ter percebido isto e ter encaminhado a Vanessa para alguém que lhe faça uma canção em condições. Condições de ganhar o FdC, de obter um bom resultado lá fora e de nos representar dignamente.
O Rui "Fecha-Conchas" Andrade é outro que está completamente desaproveitado. Já toda a gente percebeu que ele canta bem (e para além disso, é um pedaço de mau caminho ;-)), mas depois também só tem tido musiquetas da treta.
Quando não se sabe e/ou não se quer tirar proveito das suas mais-valias, concorre-se com Vidas Minhas e Quero Ser Tuas.
em termos de ir mais longe tem muito que se lhe diga. nunca o saberemos.
ResponderEliminaro que posso dizer é que a filipa azevedo fez um excelente trabalho, com uma interpretação fortissima muito bem conseguida a que os comentarios europeus na altura não ficaram indiferentes qto ás suas qualidades. quanto a votos isso vale o que vale sendo uma canção portuguesa. se a mesma canção fosse russa ou do azerbeijao se calahr até teria ganho.
Lá vão os fãs da miúda perder as esperanças todas, coitados!
ResponderEliminarJá agora, ela pode levar embora também o Nuno Feist com ela, cujas canções não fazem grande falta ao festival.