No geral registou-se um aumento dos telespetadores, ainda assim países como a Itália e a Espanha viram as audiências diminuir relativamente ao ano passado. Conheça as audiências das três galas do ESC2014.
Alemanha
O número de pessoas que viram o ESC2014 na Alemanha subiu relativamente ao ano passado. A emissora alemã contabilizou cerca de 8.960.000 espetadores. No pico de audências mais de 10 milhões estiveram sintonizados no Festival Eurovisão da Canção. O país estudou também a faixa etária que mais assistiu, encontrando-se a mesma entre os 14 e os 49 anos.
Australia
O ESC2014 atingiu recordes de audiência na Austrália. A final e as semifinais do Festival Eurovisão da Canção foram transmitidas no país com um atraso de 24 horas devido a diferenças de fuso horário, atingindo uma audiência de cerca de 2.971.000 espectadores. Quando à votação, a Austrália também concordou com a Europa. Em primeiro lugar nas preferências dos australianos surge a canção da Áustria com 74.434 votos. A Suécia e Sanna Nielsen ficaram em segundo lugar com 53.562 votos seguida pela Holanda que conquistou 33.990 votos não-oficiais para o concurso.
Espanha
A final do ESC2014 foi o programa mais visto do dia em Espanha. No total cerca de 5.141.000 espetadores estiveram sintonizados na grande gala eurovisiva, atingindo o pico de audiências de 6.343.000 pessoas durante a votação. O número de espetadores reduziu comparando ao ano passado, onde se registou uma média de 5.359.000 espetadores.
França
Cerca de 2,6 milhões de pessoas estiveram atentas à emissora nacional francesa para assistir a final do ESC2014. O valor médio de visualização durante a noite de sábado foi de 13,4% da população, no entanto, a France 3 foi vencida pela emissora TF1 com a final do The Voice of France que conseguiu cerca de 6,2 milhões de telespectadores.
Holanda
A Holanda registou um recorde de audiências com uma média de 5,1 milhões de telespetadores, mais 300 mil relativamente ao ano passado. Durante a performance holandesa cerca de 6,2 milhões milhões de pessoas estavam sintonizadas naquele momento. Nas semifinais os números rondam os 9,453 milhões de telespectadores.
França
Cerca de 2,6 milhões de pessoas estiveram atentas à emissora nacional francesa para assistir a final do ESC2014. O valor médio de visualização durante a noite de sábado foi de 13,4% da população, no entanto, a France 3 foi vencida pela emissora TF1 com a final do The Voice of France que conseguiu cerca de 6,2 milhões de telespectadores.
Holanda
A Holanda registou um recorde de audiências com uma média de 5,1 milhões de telespetadores, mais 300 mil relativamente ao ano passado. Durante a performance holandesa cerca de 6,2 milhões milhões de pessoas estavam sintonizadas naquele momento. Nas semifinais os números rondam os 9,453 milhões de telespectadores.
Itália
Cerca de 1.747.000 de pessoas acompanharam o ESC2014 através da emissora italiana, RAI 2. As duas semifinais contaram com um total de 2.697.000 espetadores. As audiências registaram o seu auge durante a votação, ao ser revelada a canção vencedora. De notar que a Itália registou um decréscimo das audiências relativamente ao ano passado. A perda foi de cerca de 150 mil telespetadores.
Portugal
Em Portugal as audiências registaram cerca de 541.000 espectadores, sendo a RTP vencida pelos programas Masterchef (TVI) e a estreia de Sabadabadão (SIC). Maus resultados numa final onde Portugal não esteve presente. Quanto às semifinais, a primeira alcançou 740.000 espetadores e a segunda 325.000.
Portugal
Em Portugal as audiências registaram cerca de 541.000 espectadores, sendo a RTP vencida pelos programas Masterchef (TVI) e a estreia de Sabadabadão (SIC). Maus resultados numa final onde Portugal não esteve presente. Quanto às semifinais, a primeira alcançou 740.000 espetadores e a segunda 325.000.
Reino Unido
Com o auge de 10,6 milhões sintonizados na Final do Festival Eurovisão da Canção, o Reino Unido conseguiu uma média de 8,79 milhões de telespetadores, o que representa aumento de 1,07 milhões relativamente a 2013, quando o Reino Unido foi representado por Bonnie Tyler.
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Fonte: A TALEVISÃO, OIKOTIMES / Imagem: Google
EM PORTUGAL 1 MILHÃO VIA AS PIMBALHADAS BAIAO JULIA BERREIRO OU PINHEIRO
ResponderEliminarPéssimo pra portugal
ResponderEliminarmalta suecia espanha holanda hiungria boas musicas
ResponderEliminarsem publicidade...sem anunciarem sequer que Portugal ficou em 11º a 1 ponto da final..para a maioria isos é igual a ter ficado em último.
ResponderEliminarEu se vi duas vezes publicidade à primeira semi-final foi muito. Notícias de desdém nos telejornais. Programas que até considero, como o 5 para a Meia-Noite, que nunca foram capaz de promover, mas gozaram logo a seguir quando não passámos. nem nos podemos queixar de que as outras TVs não ligaram à Susy, porque ela esteve em ambos os canais a promover a canção. Agora, a RTP tem de fazer mais, caso contrário, nunca irá recuperar audiências ou interesse pelo festival. Não basta ir lá e fazer uma performance que até surpreende. Tem de se promover, Pôr a canção no programas de horário nobre, conectar o público mais jovem com lo festival, etc.
ResponderEliminarÉ engraçado que em países que estão no pelotão da frente em diversas áreas como a Alemanha e o Reino Unido as audiências do festival são imensas e curiosamente na faixa etária mais jovem da população, como se vê pelo estudo alemão (dos 14 aos 49), já para não falar nas excelentes audiências em Espanha e na Holanda, aposto que nos países nórdicos as audiências rebentaram a escala porque eles adoram o festival, isto leva-me a concluir que só cá em Portugal é que o Festival é considerado um programa menor e no qual não vale a pena investir.
ResponderEliminarCom a importância que o turismo tem no nosso país nunca se lembraram que a realização de um evento destes em Lisboa ia ser mais uma das grandes divulgações que podíamos fazer do nosso país, como aconteceu com a expo 98 e o Euro 2004, por exemplo, em que fizemos um trabalho fantástico, um festival realizado cá era mais um belo cartão de visita, mas a RTP é a primeira a menosprezar o festival e depois claro, é como naquele ditado, "se eu não gostar de mim quem gostará".
Pff... Em S. Marino nem televoto houve tal foi a audiência. Na Albânia idem... Quando o riquíssimo Mónaco voltou ao concurso nem televoto havia por falta de audiência, de chamadas e de interesse, e já não volta tão cedo. O Luxemburgo nem volta mais. As audiências em França foram catastróficas com a população a pedir o abandono do concurso. A Itália baixou a audiência, apesar do esforço da RAI em todas as direcções.
ResponderEliminarJá começa tudo a ficar muito relativo.
Anónimo das 18.18: em São Marino não houve televoto porque não há companhias de telefone proprias, mas sim italianas. O mesmo acontecia no Monaco e Andorra. São paises micro
ResponderEliminar18:25 - Isso não tem nem ares de verdade porque encontrei na net a Monaco telecom (que investe até no Kososvo): "Monaco Telecom fournit des services de téléphonie mobile, de téléphonie fixe, Internet et de télévision en Principauté."
ResponderEliminar"Opérateur d’infrastructures Cloud, Monaco Telecom propose un accompagnement sur mesure aux entreprises et acteurs de l’IT grâce à un réseau international performant et sécurisé et un point d'atterrage du câble sous marin Europe-India-Gateway, reliant l’Europe à l’Asie."
http://www.monaco.mc/Pages/cache/offonce/Accueil/monaco_telecom/notre_entreprise/presentation;jsessionid=01AB9ABB68FC3851690F5C1CEB31B312.node1
E presumo que para os outros será idêntico, mas não fui controlar. Aliás, em 2004 ninguém soube oficialmente e claramente o que se passou com o televoto no Mónaco; até se dizia que tecnicamente tinham fechado o sinal de recepção de chamadas em vez de o abrir aquando da votação. Mas a explicação parece ser mais simples: ninguém ligou pívea ao festival. E nos anos seguintes idem, o que determinou o abandono do concurso que era só para sucessivas humilhações dos seus concorrentes.