Depois de anunciados mais pormenores do Festival da Canção (FC2014), após a revelação da sua continuidade feita pelo ESCPORTUGAL no passado sábado, eis que podemos também anunciar que da lista de 10 compositores/autores a convidar pela estação pública, encontram-se alguns nomes estrangeiros. A lista apenas será tornada pública após a confirmação dos 10 nomes, o que deverá ocorrer ainda este mês.
Apesar dos compositores poderem não ter nacionalidade portuguesa, os artistas a convidar por estes têm de ser portugueses e cantar também em português. A canção vencedora do FC2014 poderá, contudo, sofrer adaptações para ser interpretada noutra língua no festival Eurovisão, algo que será estudado e ponderado após a final do FC2014 de 15 de março.
Esta e outras notícias também no nosso Facebook. Visite já!
Fonte: RTP
Isto sim é uma novidade!!!!!!
ResponderEliminarFinalmente uma abertura ao ESC!
ResponderEliminarYESSS! So tenho pena de nao se poder cantar em ingles
ResponderEliminarOk começo a gostar
ResponderEliminarEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderEliminarExcelente notícia :-D já é notório uma mudança positiva para a realização de um bom festival... Estou esperançoso ;-)
ResponderEliminarFOGO! Estou apassarada com tanta novidade! Adorei! Finalmente a RTP acerta o passo com o ESC, como devia ter feito em 1999.
ResponderEliminarIsabol
RTP até que enfim fazem algo de jeito
ResponderEliminarNão tenho pressa, vou aguardar pelos eventos.
ResponderEliminarCompositores estrangeiros? Andrej Babic!? Que outros querem participar cá, com o trabalho acrescido de arranjarem alguém que lhes traduza a canção? Podem arranjar uns suecos de 2ª/3ª linha, mas o schlager nordico tb nao é o caminho.
ResponderEliminarPara mim era mais importante permitir a lingua inglesa do que permitir a participação de compositores estrangeiros.
Este ano quero uma balada poderosa ou uma canção rock! Nada de coisas étnicas, já farta e é pouco valorizado no ESC.
Se a RTP abrisse o festival à participação de quem se inscrevesse e selecionasse um dado número de canções, compreendia perfeitamente que aceitasse que compositores estrangeiros concorressem. Já a atitude de convidar compositores estrangeiros me parece pouco correta, sobretudo porque inevitavelmente haverá compositores portugueses (eventualmente de valor) que não receberão o convite. Neste momento um dos programas mais populares da principal estação de televisão irlandesa consiste num concurso de escrita de canções, ou seja, em vez de um programa para se encontrarem novos cantores trata-se de um concurso para se descobrirem novos autores. Penso que seria um caminho a tentar pela RTP - não, claro, para já, para escolha dos autores das canções deste festival que se anuncia, mas para que, de futuro, haja maior criativadade na música portuguesa. Não sou contra a participação de autores estrangeiros no FC, mas este sistema de se preterirem compositores portugueses (porque só alguns serão convidados) em prol de alguns autores estrangeiros convidados parece-me pouco correto.
ResponderEliminara rtp sempre convidou compositores estrangeiros não é novidade, mas porque só convidam 10? e se esses 10 fizerem musicas horriveis? acho que a rtp devia era aceitar candidatos a compositores e candidaturas de boas musicas... fc2014 vai ser igual ao fc 2012, ou seja mau! , pena que portugal não vai ganhar esc outra vez.
ResponderEliminarenquanto paises recebem mais de 600 musicas portugal apenas recebe 10, mais uma prova como rtp não quer ganhar o esc.
ResponderEliminarNão paro de rir: li que a simone de oliveira vai participar no fc 2014 em dueto com a Vanessa com música dos feist. Lol
ResponderEliminarSim, uma musica que junta o passado com o presente, Simone de Oliveira e Vanessa Silva :) com musica de Nuno Fiest,
ResponderEliminarCantores como Rui Andradre, Carlos Costa e FF, serão contactados pelos compositores :) parece me bem :) Estou curioso com o FF.
ResponderEliminarVanessa Silva e Simone de Oliveira ;) juntas,,, numa balada poderosa!
ResponderEliminarMas alguém gasta dinheiro a votar na Simone? Tenham juízo e poupem a senhora desta vergonha
ResponderEliminarpor favor menos baladas!!
ResponderEliminarUiii a RTP este ano está toda "modernaça" que se terá passado?
ResponderEliminarMas sim...mais valia terem aberto inscrições para quem quisesse do que andar a convidar este e aquele.Espero que estas 10opções da RTP sejam boas ou venha algo bom por aí é apenas o meu desejo.
Ps:Opá então a Simone agora quer dar uma de Lys Assia??
Simone sim, mas... Carlos Costa nunca! Não é um concurso de maquilhagem!
ResponderEliminarAcreditam em tudo o lêm! Ó gentinha triste!
ResponderEliminarMe gustaría que Portugal se modernizara en el ESC, muchos años pecan de clásicos, y luego eso se traduce en los resultados que han obtenido.
ResponderEliminarPeter Bostrom e Thomas G:son!!!
ResponderEliminarBoa sorte, RTP. :)
ResponderEliminarP.S. - é muito perigoso dar 100% do poder aos televoto. Quanto aos compositores estrangeiros, parece-me algo desnecessário, se se trata de convites e não de um concurso aberto.
"AMOR ELECTRO / MARISA LIZ poderão ser Autores/compositores convidados pela RTP, cabendo a decisão de escolher o cantor aos mesmos . "
ResponderEliminarO Cantor FF uma das vozes apontadas como possível candidato a dar voz a uma das 10 canções!
ResponderEliminarNUNO FIEST irá ser o responsável da música de VANESSA SILVA , podendo esta ter a participação da grande SIMONE DE OLIVEIRA !
ResponderEliminarOh gente sobre isso que se diz que a Simone vai ao Festival: lerem isso no Escportugal? Então não é verdade!!!
ResponderEliminarShevek: em 2012 o Andrej Babic foi convidado, não sei se te lembras
ResponderEliminarLembro-me bem. O Babic trabalha com um português e respondeu ao que lhe foi pedido. No entanto, preferiria ter apenas compositores portugueses num sistemas de convites. Creio, aliás, que o Babic deve ter sido convidado outra vez, afinal foi ele que compôs a música de Senhora do Mar. Enfim, que haja boas canções e bons cantores, isso é o mais importante. O que mais me desagrada é o facto de o televoto ter todo o poder, pois no ESC não vai ser assim.
ResponderEliminarIapá FINALMENTE A RTP FAZ ALGUMA COISA COM JEITO
ResponderEliminarFINALMENTE TEMOS IPOTE-SE DE ESCOLHER ALGO DECENTE
incorreto se a musica ganha o festival da canção em português devia ser obrigatoriamente cantada em português. Se votamos naquela musica e por conseguinte ela vence mudar a língua é quase como mudar a musica.
ResponderEliminarHipótese escrito dessa maneira fica giro, lol. Mas eu se fosse a ti ficava quieto e não escolhia nada. Começo a achar que concordo com o shevek: a rtp parece estar a depositar uma confiança um bocado cega demais no bom senso da população :D
ResponderEliminarO que valeu o jurado nos últimos FC?! Agora o problema é o Televoto ter todo o poder...?! Acho que os telespectadores na sua maioria sabem perfeitamente o que é de qualidade e que pode resultar... Estou otimista!
ResponderEliminarEu sempre apoiei 100% o televoto...até 2011 os Homens da Luta terem ganho o televoto e o festival :(
ResponderEliminarÉ injusto criticar-se antecipadamente, eu sei. No entanto, acho injusto o sistema de convites (e não de concurso aberto) a compositores estrangeiros - e espero que não se caia no provincianismo de aos estrangeiros se pagar mais pelos temas do que aos compositores portugueses... Quanto a haver só televoto, parece-me pouco lógico, dado no ESC haver 50%-50% no peso da apreciação do júri e do público. Reconheço que os júris distritais já não fazem muito sentido, mas lembro com preocupação os resultados do televoto em 2009 e em 2011... Muito sinceramente, e tendo em conta que já se está a meio de janeiro, penso que uma escolha interna bem pensada teria sido preferível, guardando-se para o próximo ano a adoção de um outro sistema atempadamente preparado. É certo que há países que farão a sua escolha em março, mas o processo de selação já começou há bem mais tempo.
ResponderEliminarO emanuel vai ser um compositor agora os possíveis participantes é o rui andrade o ff a vania fernandes , vanessa e a simone de oliveira.
ResponderEliminar