A RTP acaba de confirmar ao ESCPORTUGAL os 10 compositores convidados a participar no Festival da Canção 2014.
Eis os nomes (por ordem alfabética):
Andrej Babic e Carlos Coelho
Emanuel
Jan Van Dijck
João Matos e Vítor Antunes
João Só
Marc Paelinck e Rui Andrade
Nuno Feist
Ricardo Afonso, Luís Fernando e Rui Fingers
Tiago Pais
Tozé Santos
Algumas destas "equipas" já incluem o letrista, noutros casos estes serão anunciados em breve. Também os nomes dos artistas serão revelados dentro de dias, sendo que Rui Andrade e Ricardo Afonso serão simultaneamente autores e intérpretes.
Esta e outras notícias também no nosso Facebook. Visite já!
Fonte:RTP
Meu deus, que suspense...... Tenho o coração aos saltos, lol xD
ResponderEliminarUm excelente leque de nomes. Estamos bem entregues. Um misto de experiencia e novidade
ResponderEliminarSe o rui andrade como cantor já é uma coisa fresca, como compositor (adjunto) então nem é bom pensar!
ResponderEliminarEspero que este seja DEFINITIVAMENTE o ano do Rui Andrade... merece! :)
ResponderEliminarFabulosos nomes...venham as musicas fabulosas, Rui Andrade vai apresentar uma musica que foi produzida o ano passado mas que promete surpreender! Uma Produção de nível internacional!
ResponderEliminarFabulosos nomes...venham as musicas fabulosas, Rui Andrade vai apresentar uma musica que foi produzida o ano passado mas que promete surpreender! Uma Produção de nível internacional!
ResponderEliminarTenho expectativas relativamente a João Só, Tiago Pais Dias, Andrej Babic e talvez João Matos. Nos restantes não acredito. Enfim, podia ser pior e alguém tem que ficar nos últimos lugares. Na realidade, não é preciso que haja 10 boa canções. Basta haver uma fantástica xD
ResponderEliminarOlá eu sou a Isabol. Pronto agora que disse quem sou, afirmo que estou APARVALHADA e pergunto: esses é que são os 10 compositores? tudo homens? E AS GAJAS? PORQUE RAIO NÃO FORAM CONDIVADAS? F§$#&@€!
ResponderEliminarIsabol
O ESC Portugal sempre à frente, a dar notícias em primeira mão!! É por isso que prefiro o ESC Portugal. Aqui temos sempre informação credível e ótimas iniciativas. Parabéns à equipa!
ResponderEliminarJD
Andrej Babic e Carlos Coelho - perderam a imaginação
ResponderEliminarEmanuel - que horror!
Jan Van Dijck - outra desilusão
João Matos - Boa escolha
João Só - vais mas é só para o último lugar
Marc Paelinck e Rui Andrade - ??? Que virá daqui???
Nuno Feist - Kredo! Com a Vanda Stuart a cantar? Já estamos fartos de cabaré!
Ricardo Afonso - FIXE! Um pão!
Tiago Pais - mais ou menos
Tozé Santos - Kredo, por um segundo pensei que era o Tozé Brito!
O Rui Andrade é o mesmo que participou com a Luciana na Ucrânia??
ResponderEliminarQuem é Jan Van Dijck?
ResponderEliminarPor acaso estou bastante esperançoso... Acho que só não estou contente com um, mas não podemos gostar de todos... Né???
ResponderEliminarUma ou outra novidade, mas no global, grande parte é repetente, logo mais do mesmo. A RTP/José Poaires continua a surpreender pela sua falta de originalidade.
ResponderEliminarAh, e deixa-me adivinhar, depois vai ser o Ramon Galarza a fazer os retoques (ou a estragar tudo) para a versão ESC!? Nada de novo, logo o resultado no palco do ESC é totalmente previsível...
Espero honestamente que não seja o ano do Rui Andrade. Por melhor que seja a música na voz dele será sempre algo muito difícil de ouvir...
ResponderEliminarEstou curioso com João Só, Tiago Pais Dias, Andrej Babic e João Matos
O Emanuel vai ganhar o Festival da Canção, pois ele é o povo, e o povo decide (televoto 100%). Mais um ano de fraca qualidade musical, pois os produtores dispoem de 1 mês para escolher uma música e afins...
ResponderEliminarO Rui Andrade tem uma voz muito chata e monótona que soa praticamente a mesma ao longo de qualquer música que ele cante sem quaisquer nuances.
ResponderEliminarFORÇA RUI ANDRADE e que à 3ª seja de vez!
ResponderEliminarHá casos em que, sinceramente, não entendo o critério do convite (terão outros recusado?). Tozé Santos, por exemplo, assinou em 2012 uma canção ("Redescobrir Portugal") que, malgrado o esforço do intérprete, é um exemplo do que NÃO deve ser uma canção para a Eurovisão (não duvidaríamos logo à partida de um tema que se chamasse "Redescobrir a Estónia" ou "Redescobrir a Alemanha"?). E o sistema (único) de televoto é bem capaz de premiar canções turísticas ou pseudo-históricas...
ResponderEliminarObrigado ESCportugal pelo vosso trabalho credivel e serio. Não liguem aos que copiam o vosso trabalho. Os fãs sabem quem sois
ResponderEliminarOs sete nomes q avançaram ontem estão todos aqui
ResponderEliminar😉
Muito curioso com ricardo afonso, Joao matos e rui andrade
ResponderEliminarFalta aqui alguém da área do rock ou heavy metal
ResponderEliminarEsperemos que seja o ano do Rui Andrade !!! Há 3ª é de vez !!!
ResponderEliminarUauuuu Emanuel .... really ?! looool
ResponderEliminarSe for por Televoto lá vai o Emanuel gastar mais umas dezenas de milhares de euros para levar a canção dele lá fora (como fez quando participou com a Sabrina ) ... tenham vergonha !!!
ResponderEliminarQue ganhe a melhor musica! E não quem tem mais dinheiro e influência no ramo !
ResponderEliminarMas é que eu já estava á espera que os "estrangeiros" referidos pela fossem o Babic e o Jan Van Dijck...e quanto ao resto dos nomes nada de novo também(Parabêns EscPortugal por acertarem em quase todos;) ) mas ñ é isso que interessa...são mesmo as musicas por isso venham elas e claro bons cantores.
ResponderEliminarE sim...então não há mulheres neste país que escrevam musicas?só homens?
Mais ou menos os mesmos do costume.
ResponderEliminarFico feliz por ver Ricardo Afonso e João Matos e que tragam algo de novo ao festival.
Espero que a dupla Babic/Coelho optem por algo pop com qualidade já que um genero mais eletropop como "Sobrevivo" não funcionou, nem uma aproximação à "Senhora do Mar" como tivemos em 2012 obteve um bom resultado.
O Emanuel se apresentar um hit de verão como tem feito, terá sucesso (apesar de eu não ser fã).
Quanto ao Rui Andrade, tomara que os portugueses me poupem, oh voz chata, monocórdica e melancólica. Ainda gostava de saber o que viram nele e nas músicas secantes e de ninar que ele apresentou das duas vezes anteriores -.-'
Concordo. A voz do Rui Andrade, por melhor que seja, é muito difícil de se ouvir e não fica bem em nenhuma canção.
ResponderEliminarPor mim, espero também que não ponham a Luciana Abreu nem Kátia Aveiro a cantar.
Bom bom seria... a Sra. D. Simone! Com uma grande balada, a arreganhar aquela voz rouca e sublime, de certeza que ponha abaixo toda a arena e quiça, toda a Copenhaga.
Não percebo as críticas....
ResponderEliminarÉ, à partida, um leque de compositores muito interessante. Toca vários estilos de música e isso é muito bom. Temos os principais compositores da musica portuguesa atual, aqueles que tem as suas músicas nos TOP's de vendas:
Emanuel - o melhor compositor da musica Pop/pimba. Está numa fase criativa mto interessante. Se trouxer uma música ao nivel das suas últimas pode ganhar (e de uma forma justa!)
João só - compositor do estilo musical mais representativo da musica nacional. Tb se encontra numa optima fase criativa. Este ano sem a imposição de alguem que não tem nada a ver com o seu registo, pode surpreender com muita qualidade.
Tiago Pais Dias - o homem do rock. Está por detrás da banda de maior sucesso nos últimos 3 anos, isso diz tudo! Uma escolha de cantor certeira e podemos ter um musicao
João Matos - produtor de aurea. Pode trazer um registo diferente do que já vimos no FC. Uma canção no registo das últimas entradas italianas.
Andrej, Jan Van dick, Feist e Rui Andrade - conhecem mto bem o meio eurovisivo. Melhor ou pior trazem sempre canções muito competitivas, isso é optimo.
Tozé - pode redimir-se de 2012. Ele sabe, só tem que ter aprendido a lição!
Ricardo Afonso - uma surpresa e expectativa grande. Um bom nome ninguem esperaria. Espanha com X Factor britânico, nós com The Voice britânico. Lol
Acho que é talvez o melhor leque de sempre, temos gente verdadeiramente importante a participar. Nomes atuais e modernos. Não era o que se queria? quem seriam os compositores com melhor currículo que estes?
Obrigado escportugal, obrigado Nelson por nos dares sempre esta informação tão correcta.
ResponderEliminarMarc Paelinck é o compositor do solayoh da bielorrusia 2013, VEM AI PIMBALHADA GREGA PARA FESTIVAL DA CANÇÃO! (RESULTA NO ESC).
ResponderEliminarTOZÉ SANTOS vai levar mais um fado ao festival da canção... sabemos que não resulta no esc, mas enfim nada de novo.
mas quem é o Jan Van Dijck? e que experiencia no esc ele tem? alguem pode dizer?
ResponderEliminarkatia aveiro no fc? NUNCA!
ResponderEliminarvanessa silva seria sem duvida uma grande voz para o esc, muito melhor que a katia aveiro...
ResponderEliminarPodem gostar da voz do Rui ou não , cada um tem a sua opinião ... acho um pouco estranho alguém que consideram enfadonho e monótono ter apoio de tantos artistas que estiveram recentemente na Eurovisão e que lhe reconhecem o valor ;) ! Deixo isso à vossa consideração !
ResponderEliminarAnonimo das 18.11 esse compositor não tem só essa canção, tem por exemplo Angel (Malta 2005) que ficou em 2º lugar no ESC.
ResponderEliminarAnonimo 18.18 ele participa muitas vezes na final de Malta, já fez a canção portuguesa de 1990 e participou mais recentemente em 2010 no nosso FC.
Anonimo das 18.19 para que a Vanessa Silva? Mais uma balada datada de um dos Feist, ela merece um compositor bem melhor. Ela encaixava perfeitamente nas baladas dos Thomas G:son
Para um produtor internacional do calibre do Marc se associar ao Rui Andrade é porque vem ai BOMBA ! Espero que seja finalmente algo que nos deixe bem representados lá fora !
ResponderEliminarNão gostar do Rui Andrade é aceitável, agora dizer que a voz dele não fica bem em nenhum canção é completamente ridículo. Curem-se e depois comentem!
ResponderEliminarAgora e esperar a ver as cançoes
ResponderEliminarAnónimo da 18:27, de facto é muito estranho todos esses artistas do ESC de repende realizarem videos de apoio ao Rui Andrade...
ResponderEliminarClaramente é uma manobra do próprio para promover a sua campanha de tentativa de participação no ESC.
Para além disso, o facto de continuar a participar depois de não ter sido seleccionado parece-me uma atitude quase desesperada.
Tive oportunidade de ve-lo em 2012 em Setubal e fiquei chocado com aquela apresentação.
Não tenho opinião formada das suas qualidades de actor.
Acho que tem um óptimo aspecto visual e isso conta bastante, mas a nível vocal deixa muito a desejar porque a sua voz é muito monocordica e chata.
Jan Van Dijck penso que foi o compositor responsável pela presença da Nucha na Eurovisão de 1990, ano em que ganhou a Itália. Mas há uma coisa que me apetece dizer: o último Fc foi tão pobrezinho com alguns destes nomes a colaborarem que não antevejo para este ano uma grande competição. Ao menos fico a aguardar que o Emanuel e o Babic estejam bem inspirados quando fizerem as sua músicas e que escolham bem os intépretes.
ResponderEliminarNão tenho espetativa nenhuma e vou aguardar para ver.
ResponderEliminarO que se pode dizer acerca dos compositores convidados pela RTP:
ResponderEliminarAndrej Babic e Carlos Coelho: já foram duas vezes os compositores da música de Portugal no ESC, a 1ª vez em 2008 funcionou bem para Portugal, a 2ª vez em 2012 com uma música réplica da 1ª de 2008 foi um flop. Pelo que numa 3ª vez pode dar em desastre. Por isso: estão gastos e exige-se inovação!!
Emanuel: Ok, aceitável. Em mais uma tentativa do mestre do pimba. Da outra vez em 2007 a sua proposta ficou a 3 pontos da final. Se apresentar algo melhor pode ser que se consiga algo positivo para Portugal no ESC. E mesmo não se gostando de música pimba, ele nunca ficou obsoleto com o tempo e é um dos melhores no seu género.
Jan Van Dijck: Repetente. Co-autor da música portuguesa de 1990 na interpretação de Nucha. Esteve também no FC 2010 em co-autoria com uma fraca canção. Já tentou também em Malta. Uma fraca escolha, e parece-me para encher espetáculo.
João Matos: Alguém novo e estreante no FC. Faz trabalhos para a conhecida Aurea, pelo que pode trazer algo diferente ao festival. Esta sim, uma boa escolha.
João Só: Mais um repetente. Em 2012 teve uma participação fracassada ao tentar uma aproximação ao pop dance eurovisivo. A ver vamos, pode ser que agora traga algo aceitável. Ok, também aceitável este convite.
Marc Paelinck e Rui Andrade: Até pode vir atrelado com um compositor estrangeiro, mas Rui Andrade não traz nada de novo. E por favor imitações reles, não obrigado! Refiro-me à participação de Rui no FC 2011 face à participação da Noruega no ESC em 2010. Má escolha.
Nuno Feist: Não estamos num musical nem numa gala de prémios!! A última tentativa em 2010 resultou bem em Vanessa, vejamos a seu tempo a canção e quem irá interpretá-la. Na falta de melhor, ok, está bem este convite.
Ricardo Afonso: Alguém novo. Apesar de participante do The Voice britânico, fiquei a conhecer agora nesta notícia. Do que vi na net, pode trazer algo de novo ao festival, e uma boa escolha, nem que seja por ser um estreante.
Tiago Pais: Também estreante. Produz para os Amor Electro, pelo que em género musical pode trazer algo diferente e mais moderno ao festival. Boa escolha.
Tozé Santos: A sua última prestação no FC foi rídicula, e esparava-se mais do conhecido vocalista dos Per7ume. Na altura, coitado do intérprete. Pelo que agora foi uma má escolha da RTP. Espero que se redima e traga algo aceitável.
Espero que não se repita um fraco festival como o último. Contudo a RTP não parece querer inovar e não demonstra querer ganhar o ESC. Assim, parece ser mais do mesmo. Mas esperança, que pode ser neste festival que surja um compositor que traga algo diferente e novo num excelente artista.
anonimo das 00.34: Tiago pais não é estreante. Participou no FC2012 na voz de Joana leite
ResponderEliminar*Correção ao meu comentário e obrigado anónimo das 00:49. Sim de facto Tiago Pais já participou no FC 2012. Mas, não me recordava de tal facto. Ainda assim e relembrando a participação anterior, penso que poderá trazer algo diferente e mais moderno ao festival.
ResponderEliminarAnónimo das 00:34
Num festival 100% televoto está visto quem irá ganhar: Emanuel ou Babic+Coelho. Só se os outros apresentarem um cantor muito famoso, o que se for o normal não aparece ninguém "vip".
ResponderEliminarCriticar os outros comentários dizendo "Curem-se e depois comentem!" é, no mínimo, patético e estúpido. Aprenda a ter respeito e depois comente.
ResponderEliminarNão vai acontecer, mas seria interessante a RTP esclarecer por que convidou estes compositores. Saliento dois, cujo convite me parece estranho (ou talvez não, depende de quem se conhece...): Jan van Dijk e Tozé Santos. O primeiro apresentou em 2008 uma canção que era um nítido plágio de "Love Shine a Light" (ficou em segundo lugar e teria tido graça se tivesse ganho...); o que Tozé Santos apresentou em 2012 deveria ser motivo para não ser convidado. Será que Augusto Madureira foi convidado ou o facto de, como jornalista, integrar os quadros da SIC impossibilitou de imediato o convite? Confesso que em 2010 a sua canção não seria a minha primeira escolha, mas já foram ao ESC outros bem piores...
ResponderEliminaranonimo das 13.08: em 2010 o augusto madureira já era jornalista da SIC e isso não foi impedimento da RTP o aceitar no FC. No final desse ESC2010, esse mesmo augusto madureira disse raios e corriscos da RTP. Achas que a RTP o iria agora convidar?
ResponderEliminarEncontrei esta notícia que confirma que o Carlos Costa irá participar no FC2014:
ResponderEliminarhttp://www.zapping-tv.com/primeira-mao-mais-confirmacoes-festival-da-cancao-2014/
Alguém sabe se é verdade?
Esse mesmo site avança que serão os No Stress a concorrer com música de Jan Van Dijck!!
ResponderEliminarEste aqui confirma a presença da Áurea e Amor Electro... o que duvido que seja verdade: http://quinto-canal.com/2014/01/aurea-e-amor-electro-confirmados-no-festival-da-cancao-conheca-a-lista-completa-dos-compositores/
ResponderEliminarTiago pais devia escolher Ricardo Afonso,seria bombastico.
ResponderEliminarONDE ESTÃO OS GWYDION QUE GANHARAM A VOTAÇÃO DO PUBLICO? vocês sabem muito sabem... voltem a meter compositores chatos e artistas azeiteiros a representar portugal voltem... Está na altura da mudança, da diferença! A FINLANDIA GANHOU COM UMA BANDA DE ROCK/METAL VESTIDA DE MONSTROS! e nós aqui armados em azeiteiros escolhidos pela rtp??
ResponderEliminarNão ou fã da personagem, mas pela voz e pela presença e empenho que tem, gostava de ver Luciana Abreu escolhida por alguns destes compositores.
ResponderEliminarEu só desejo que o Emanuel leve ao concurso um Kuduro cantado pela Ronalda (Cátia Aveiro) e que o CR7 vá no coro com uma bola no pé! Emanuel, assim a Eurovisão está no papo. Depois da passagem de Portugal em Copenhaga os outros participantes podem ir mudar-se aos bastidores... Uau! É esse o caminho! Emanuel ouve o que te digo! Eu estive contigo em Helsínquia, almocei contigo, lembra-te do que me disseste: "estou aqui a aprender; isto é uma grande máquina!". Emanuel, o teu triunfo vai calar muita boquinha que pensa que só o fado, que era de rua, pode ir parar ao Panteão. Põe o Pimba no Panteão! lol Um abraço! E muita inspiração!
ResponderEliminarCaro anónimo das 18:52
ResponderEliminarUma coisa é aceitar (porque houve um concurso), outra é convidar. E convidar implica reconhecer o valor da pessoa enquanto profissional e não por razões relacionadas com afirmações que tenha feito. Babic-Coelho também criticaram a RTP e foram convidados (e bem, na minha opinião). Já convidar quem plagia ou quem mostra estar em perfeita falta de sintonia com o que é o ESC me parece bem mais errado.
anonimo das 23.49: convidar quem mostra estar em falta de sintonia com o ESC... bom, é a sua opinião. Se houvesse uma fórmula perfeita para ganhar o ESC, Portugal já teria ganho.
ResponderEliminarCoelho e Babic fizeram acusações, tal como fez Emanuel em 2007 e todos os anos faz o Nuno Feist, mas não atacaram pessoalmente ninguém, tal como fez Madureira em 2010.
Estava a cuscar o escportugal e cheguei à noticia de 2014 - os 10 compositores apenas foram revelados no fim de janeiro. Ou seja, vamos ter de penar mais algumas semanas
ResponderEliminar