O mundo eurovisivo perdeu, em 2013, grandes personalidades. Recorde-as aqui:
John Hatting
Vítima de morte repentina, John Hatting, cantor e músico, faleceu a 23 de março. Hatting tinha 64 anos de idade. Em 1982 e 1986 representou o seu país-Natal, Dinamarca, na Eurovisão como membro das bandas Brixx e Trax, respetivamente. Em 1990 regressou ao ESC, mas desta vez como compositor.
Luís Andrade
Luís Andrade faleceu a 6 de abril. Tinha 77 anos de idade. Na sua longa carreira, foi cantor de ópera, realizador e diretor de programas da RTP. Figura grande da televisão em Portugal, realizou e foi o responsável por diversos festivais da canção. Foi condecorado pelo Presidente da República em 2008.
Emilio Pericoli
Emilio Pericoli, representante de Itália na Eurovisão de 1963, faleceu a 10 de abril aos 85 anos de idade. Com mais de um milhão de discos vendidos aquando do sucesso de "Al di la", Emilio conseguiu, na data, o melhor resultado da Itália no Eurovision - 3º lugar com 37 pontos, ficando a cinco pontos da vitória.
Silvi Vrait
A primeira representante da Estónia faleceu a 28 de junho com apenas 62 anos de idade após um longo percurso no mundo da música, mas não só. A carreira da artista passou também pelo teatro, onde participou em vários musicais ao longo da sua carreira. Durante os anos 1980, Silvi Vrait tornou-se uma reconhecida cantora da revolução liberal do seu país com interpretações como "Rahvas Väikene, väikene maa" (Pequeno País, Pequeno País) e "Ei ole üksi ükski maa" (Não Sozinho, sem terra), canções relembradas como momentos decisivos do movimento liberal. A oportunidade de representar o seu país no Festival Eurovisão da Canção surge em 1994 com a canção Nagu merelaine (Como uma Onda do Mar), que alcançou a 24ª posição com apenas 2 pontos.
Jetty Paerl
Faleceu a 22 de agosto, na cidade de Amstelveen, Jetty Paerl, a primeira representante da Holanda no Festival Eurovisão da Canção. Tinha 92 anos de idade. Nascida em Amesterdão, viveu em Londres durante a ocupação dos Países Baixos pela Alemanha Nazi na II Guerra Mundial. Teve sucesso no seu país-Natal sobretudo nos anos 50 e 60. Em 1956, Paerl representou a Holanda no primeiro Festival Eurovisão da Canção com a canção "De Vogels Van Holland" (Os Pássaros da Holanda). Naquela altura, o festival foi emitido essencialmente via rádio, e apenas o vencedor foi revelado (a Suíça).
Bob Allison
Bob Allison, um dos membros do duo The Allisons que representou o Reino Unido no Festival Eurovisão em 1961, faleceu a 25 de novembro. O cantor tinha 72 anos de idade e foi vítima de doença prolongada. Em 1961, The Allisons atingiram o 2.º lugar do festival com a canção "Are You Sure?". Este foi um grande sucesso, atingindo vendas superiores a 1 milhão de exemplares. Contudo, o duo desfez-se dois anos depois da Eurovisão.
Lynne Kieren
Lynne Kieran, membro do trio Rounder Girls, representante da Áustria no Festival Eurovisão de 2000, faleceu inesperadamente a 8 de dezembro. A cantora tinha 53 anos de idade. As causas da morte não foram reveladas. O grupo Rounder Girls alcançou o 14.º lugar no ESC2000. O grupo ainda existe nos dias de hoje, tendo feito a última atuação poucos dias antes da morte de Lynne.
Esta e outras notícias também no nosso Facebook. Visite já!
Fonte: ESCPORTUGAL
Gosto de recordar. Felizmente nao perdemos nomes muito conhecidos, tirando a 1ª representante da Holanda
ResponderEliminarConhecidos ou não (!?), perdemos nomes que muito contribuíram para a história do ESC. Gosto particularmente de Al di là. Que descansem em paz.
ResponderEliminarP.S. - Pericoli cantou Uno per tutte em 1963. Também interpretou uma versão Al di là, tendo alcançado grande sucesso nos EUA, por exemplo. A versão original de Al di là foi cantada por Betty Curtis no ESC 1961, com uma estupenda prestção ao vivo:
http://songcontest.ch/1961/Italien/video000065