A estátua de Vladimir Lenine, símbolo da revolução russa de 1917, foi hoje destruída por manifestantes no centro de Kiev, num gesto pró-Europa de milhares de manifestantes que rejeitam a aproximação ucraniana, conduzida pelo Presidente Viktor Yanukovich, à Russia de Vladimir Putin. Mais de 200 mil pessoas saíram à rua na capital ucraniana a exigir a demissão do líder do país, depois de Yanukovich ter rejeitado um acordo comercial com a União Europeia, optando por uma maior aproximação à Rússia. Depois de derrubarem a estátua com cordas e serras, os manifestantes - alguns com o rosto coberto, que empunhavam bandeiras do partido ultranacionalista Svoboda (Liberdade) - destruíram-na à martelada, de acordo com o relato da agência de notícias Reuters.
A cantora Ruslana, vencedora da Eurovisão em 2004, tem sido uma forte apoiante da causa pró-Europa, tal como temos vindo a noticiar. Se não for assinado o acordo com a União Europeia, Ruslana ameaçou suicidar-se, de acordo com o noticiado pela imprensa local. No calor da manifestação e perante a multidão na mesma praça que a recebeu aquando da sua vitória eurovisiva (foto), a cantora proferiu um longo discurso, afirmando na passada sexta-feira: "Se não ocorrerem mudanças, eu irei incendiar-me nesta praça", seguindo longos minutos de apelos para que os manifestantes não se calem. Ontem, a cantora voltou ao palco para repetir as "ameaças".
Os media de todo o mundo têm destacado a grave situação política deste país e jornais alemães destacaram estas palavras de Ruslana.
Esta e outras notícias também no nosso Facebook. Visite já!
Fonte: ESCXTRA, REUTERS, EXPRESSO
Já vos disse que gosto da Ruslana?
ResponderEliminarFizeram bem. Destruam todos os símbolos do comunismo soviético e aproximem-se da Europa. Deixem os russos isolados que eles mais tarde ou mais cedo apercebem-se da realidade e, inevitavelmente, deixam de pensar que ainda estamos numa guerra fria.
ResponderEliminarO mais irónico disto tudo é que na Eurovisão a Rússia e a Ucrânia andam de mãos dadas como se nada deste lamentável cenário sociopolítico existisse. E por isso que custa-me por vezes levar a serio a sua participação no certame. Este ano musicalmente ambos mereceram o meu elogio, mas eu desconfio sempre da noção e qualidade musical que estes mesmos países tem mostrado: depois de um comediante dragqueen e de 6 velhotas russas ... eu não meto as minhas mãos nos fogo pelas suas escolhas musicais,
ResponderEliminarRusslana ... eu ate aplaudo o apoio que ela dá enquanto figura publica naquele pais (já que como cantora ela sempre valeu zero na minha agenda) ... agora ameaçar que se suicida e que se queima no meio da praça é ridículo e torna paródico um assunto muito serio para milhares de ucranianos. Não será esta patética que resolvera os problemas deste pais. Ela que se ridicularize menos e que continue a lutar mais pela justiça ucraniana.
Também gosto da ruslana
ResponderEliminarQuem não gosta da Ruslana?
ResponderEliminarDesculpa! a Esíbaliz Uranga Amézaga é de Bilbao??? Não posso!
ResponderEliminareu tb adoro a Ruslana e, ao contrário da Moron e da Margaret, ela tem uma figura esbelta
ResponderEliminarUm artigo sobre um assunto sério e a única coisa que vocês conseguem dizer é que a gaja é gira e que gostam dela, bla bla bla? Isto não é sobre ela ...
ResponderEliminarRuslana, perdeste o juízo???? Apoio que ela apoie o povo e se revolte, mas isso é demais mulher!!! Aliás, ninguém iria querer saber se ela se mata ou não, poupem-me!
ResponderEliminarRuslana, perdeste o juízo???? Apoio que ela apoie o povo e se revolte, mas isso é demais mulher!!! Aliás, ninguém iria querer saber se ela se mata ou não, poupem-me!
ResponderEliminar