A vencedora do Festival Eurovisão em 2004, a ucraniana Ruslana, estava anunciada como convidada especial do Festival Eurovisão Júnior, que teve lugar no passado sábado precisamente no seu país natal. Contudo, e mesmo tendo ensaiado na tarde de sábado na arena de Kiev, a cantora acabou por cancelar a sua atuação como protesto pela situação política do seu país.
A cantora afirmou à imprensa e nas redes sociais: "Como é que eu posso atuar e entreter as pessoas quando todos estes protestos, com cargas policiais, acontecem no meu país?", perguntou indignada. Na sexta-feira e sábado passados, diversos manifestantes acabaram gravemente feridos após violentas cargas policiais.
Recorde-se que há várias semanas decorrem diversas manifestações nas ruas de Kiev contra o afastamento da Ucrânia em assinar um acordo de cooperação com a União Europeia em favor de uma reaproximação à Rússia. Ruslana tem sido uma das caras deste movimento. Os protestos mostram a profunda divisão que existe no seio da sociedade do país, dividido entre a herança soviética e a aproximação à União Europeia. Há uma década que se iniciaram as negociações para uma futura integração da Ucrânia à UE. A poucos dias de assinar o acordo com a UE, o Presidente da Ucrânia reuniu, secretamente, com o Presidente da Rússia. Em cima da mesa estiveram potenciais represálias, caso a Ucrânia assinasse o acordo com a UE. Há muito que Putin quer que a Ucrânia faça parte da união aduaneira que mantém com Bielorrússia e o Cazaquistão.
Esta e outras notícias também no nosso Facebook. Visite já!
Fonte e Imagem: ESCREPORTER
Olha.... nem comento! Então se essa era a sua ideologia, porque razão foi ensaiar no sábado de tarde? é sim um pau mandado que se limitou a receber ordens de outros isso sim!
ResponderEliminarEu já era fan da ruslana, agora sou mais
ResponderEliminarCheira-me a hipocrisia por parte da Ruslana
ResponderEliminar