Os apoiantes de um acordo de associação entre a Ucrânia e a União Europeia (UE) manifestaram-se em Kiev, depois do governo ter anunciado que suspendia as negociações e que passaria a privilegiar os negócios com a Rússia. A capital da Ucrânia não via tantas pessoas nas ruas desde a Revolução Laranja, em 2004.
Os protestos mostram a profunda divisão que existe no seio da sociedade do país, dividido entre a herança soviética e a aproximação à União Europeia. Há uma década que se iniciaram as negociações para uma futura integração da Ucrânia à UE. A poucos dias de assinar o acordo com a UE, o Presidente da Ucrânia reuniu, secretamente, com o Presidente da Rússia. Em cima da mesa estiveram potenciais represálias, caso a Ucrânia assinasse o acordo com a UE. Há muito que Putin quer que a Ucrânia faça parte da união aduaneira que mantém com Bielorrússia e o Cazaquistão.
A vencedora do Festival Eurovisão pela Ucrânia em 2004, Ruslana, juntou-se ao coro de protestos e emitiu uma mensagem que pode ser ouvida aqui:
Esta e outras notícias também no nosso Facebook. Visite já!
Fonte e Imagem: EURONEWS
fazem bem em nao ir para a UE, olhem portugal era um grande pais , foi para a UE e ficou na miséria, eles bem tentam colocar a russia e a noruega mas graças a deus que são grandes paises que nao precisam da UE
ResponderEliminarA russia quer continuar a ser o PAI todo poderoso, mas o filho quer se livrar dele
ResponderEliminarEsses russos metem nojo, querem começar mais uma guerra fria. Quando é que se convencem de que já não são uma superpotência?
ResponderEliminarAnónimo das 18:30, desde quando é que Portugal era um grande país antes de entrar para UE?
Era muito bom que a Ucrânia entrasse, era sinal de que os restos do comunismo soviético desapareciam de vez e os russos ficavam isolados e condenados ao fracasso
Zangam-se todos uns com os outros em questões politicas ... mas chega a Eurovisão e andam aos beijinhos e a trocar 12 pontos .. haja paciência.
ResponderEliminar